A Organização das Nações Unidas – ONU
Sede da ONU em New York- Foto Tyler Merbler CCBY
Sede da ONU em New York- Foto Tyler Merbler CCBY

United Nations Headquarters

O projeto da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), aprovado em 1947, é resultado do trabalho conjunto de diversos arquitetos coordenados pelo americano Wallace K. Harrison, que contou com a colaboração do brasileiro Oscar Niemeyer e do francês Le Corbusier. O milionário Rockefeller doou o terreno e o governo dos EUA fez um empréstimo à ONU, financiando as obras, concluídas em 1952.

Localização da sede das Nações Unidas

A sede e seu jardim decorado com estátuas doadas pelos países membros

A Organização das Nações Unidas – ONU tem sua sede às margens do East River, é rodeada por um jardim decorado com estátuas oferecidas pelos países-membros. O edifício principal, do Secretariado, revestido de mármore de Vermont e todo envidraçado, tem 168m de altura e 39 andares. Edifícios menores abrigam a Assembléia Geral (General Assembly Building), os Conselhos de Segurança, Econômico e Social e de Tutela (Conference Building) e a Biblioteca (Hammarskjöld Library).

Vídeo sobre as Nações Unidas

Bandeiras dos países membros

O conjunto é ladeado por uma extensa fila de bandeiras de todos os países-membros, dispostas em ordem alfabética, e a da ONU, azul e branca. As visitas têm por pontos principais o General Assembly Building e o Conference Building, e terminam em uma área com lanchonete e loja de suvenires. Muitos salões e corredores são decorados com obras de arte doadas por diferentes países, que têm a paz como tema.

Duas obras imperdíveis se você visitar a ONU

Não deixe de ver a obra Guerra e Paz, do brasileiro Cândido Portinari, e o mosaico do genial Norman Rockwell intitulado The Golden Rule (“A Regra de Ouro”) : “Do unto others as you would have them do unto you”).

A Organização das Nações Unidas – ONU:  sala da Assembléia Geral 

É maior de todas, com 116m de comprimento por quase 50m de largura, acolhe os representantes dos 192 países-membros. Com acomodação para quase 1900 pessoas, possui equipamentos de comunicação com tradução simultânea para a seis línguas que adota: inglês, árabe, chinês, espanhol, russo e francês. Os guias sabem o que dizem; são jovens recrutados no mundo inteiro, bem informados sobre temas atuais como aquecimento global, a guerra do Iraque, missões de paz etc. As visitas incluem exposições sobre operações conduzidas pela organização para a manutenção da paz, a descolonização e o desarmamento.
End.  1st Ave., na altura da 46th St. M Grand Central – Visitas (obrigatoriamente guiadas) em inglês de segunda a sexta-feira das 9h30 às 16h45. informações. Fecha durante os períodos de sessões da Assembléia Geral. Menores de 5 anos não entram. Leve passaporte. Evite levar sacola, bolsa volumosa ou embrulho. Revista rigorosa na entrada. Nações Unidas 

Por dentro da ONU

Uma evolução da mal-sucedida Liga das Nações

A Organização das Nações Unidas – ONU, é uma evolução da fracassada Liga das Nações que, constituída após a Primeira Guerra Mundial, não conseguiu evitar o conflito de 1939-1945. Após o final da Segunda Guerra, em 1945, representantes de 50 países reuniram-se em San Francisco, nos Estados Unidos, para preparar a Carta das Nações Unidas, um tratado internacional multilateral que visa promover a paz, a segurança, os direitos humanos e o desenvolvimento econômico e social, e confere legitimidade às relações entre países e mesmo à legislação nacional vigente nos países-membros em aspectos como aqueles concernentes aos direitos humanos.

As línguas oficias da ONU: inglês e francês

Para evitar que a organização virasse uma Torre de Babel, as línguas de trabalho foram definidas como sendo somente o inglês e o francês.

Todas as nações são iguais na ONU, ms algumas são mais iguais do que as outras…

– Embora a ONU não seja um “governo mundial”, as resoluções de sua Assembléia Geral têm um peso moral que influencia fortemente a opinião pública. Obviamente, embora na teoria, todos os membros sejam iguais, as nações mais ricas, de maior importância política e econômica (e melhor armadas…) têm mais influência na decisões tomadas pela organização.

O Secretário Geral O secretário geral das Nações Unidas geralmente é escolhido pelos representantes dos estados-membros dentre personalidades não comprometidas com as grandes potências, de grande habilidade diplomática e frequentemente oriundos de países de low profile no cenário internacional, como Peru (Javier Pérez de Cuéllar); Egito (Boutros Boutros-Ghali); Gana (Kofi Annan); ou Coréia do Sul (Ban Ki-Moon, eleito em 2007).

O Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança da ONU é formado por cinco membros permanentes –Estados Unidos, França, Rússia, China e Inglaterra – e 10 membros não permanentes, eleitos pela Assembléia Geral por um período de dois anos. Fala-se em aumentar o número de membros permanentes, mas não se chegou ainda a um consenso. O Brasil é um dos candidatos.

O tribunal de Haia

A ONU possui um Tribunal Internacional de Justiça, que funciona em Haia, na Holanda, e diversas agências especiais como a OMS (Organização Mundial da Saúde), a UNICEF e a UNESCO (Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas) que, dentre diversas outras atividades, classifica lugares no mundo todo como Patrimônios da Humanidade.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotel em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro