Música portuguesa
Fado - Foto Pedro Ribeiro Simões CCBY SA
Pintura em azulejo sobre o fado em Portugal

Sumário Portugal Online •  Índice Remissivo Portugal Online

Portugal e a música portuguesa: o que você sabe sobre ela?

Nem seria necessário falar: a música mais típica de Portugal é o fado, tão característico de sua cultura musical como o samba no Brasil. Estudiosos acreditam que a palavra fado significa “destino”, oriunda do latim fatum.

Muito se discute sobre a origem do fado. Não há consenso. O que se sabe é que ele teria surgido em Lisboa e foi se tornando mais conhecido a partir da segunda metade do século XIX. Era o fado do marinheiro, com letras simples, pouco elaborado e cantado em cantinas vagabundas dos portos e em bordéis dos bairros populares. Esse tipo de fado, com letras, às vezes picantes, foi combatido pela Igreja, que procurou desestimular esse tipo de música ou mesmo tentar proibi-la. Pouco a pouco, o gênero musical foi alcançando salões aristocráticos, levado, talvez, pelos fidalgos frequentadores de bordéis. Com isso, começaram a aparecer fadistas profissionais, com vestimentas típicas, negras, facilmente reconhecíveis.

Foi principalmente a partir das primeiras décadas do século XX que o fado, ao mesmo tempo que se popularizava, foi se tornando mais artístico e rico, com letras mais sofisticadas e versos mais elaborados. A partir de 1930, com sua difusão pelo rádio, ele atingiu um público mais amplo. Logo alcançou o palco de teatros, depois, o cinema. Seus principais intérpretes mereceram ter suas músicas gravadas em discos. Apareceram, então, as chamadas Casas de Fado, onde as canções eram interpretadas por profissionais.

Portugal: a temática do fado

A temática tradicional do fado é, de modo geral, nostálgica. Canta o sofrimento de uma paixão não correspondida, a saudade de tempos passados, a lembrança de um amor perdido, o destino, a saga de alguns. Durante a ditadura salazarista, as letras das canções eram cuidadosamente esmiuçadas por censores. A crítica social só apareceu quando o país se redemocratizou. Em Lisboa, os novos cantores Carlos do Carmo e José Afonso puderam dar uma contribuição mais polêmica e politizada às suas letras.

O fado é cantado por uma só pessoa, mas acompanhado por músicos que utilizam nas apresentações a guitarra portuguesa.

Quem mais popularizou o fado, tornando-o internacionalmente conhecido, foi Amália Rodrigues, que introduziu nas canções letras de poetas de renome. O fado também se diversificou nacionalmente. O de Lisboa é o mais conhecido. Mas outras formas se desenvolveram em Coimbra, sempre cantadas por homens.

Fadistas de gerações mais recentes aportaram elementos novos, mais modernos. É o caso de Madredeus, Rodrigo Leão, Camané, Teresa Salgueiro, Cristina Branco, Mísia e outros.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Como ir à cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir na cidade do Porto

Hotel na cidade do Porto

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

Capa do Guia Online GTB Portugal

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Line Portugal, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Links afins