Miami
Miami, Flórida
Miami, Flórida

Sobre Miami

Boa parte dos moradores de Miami é de origem latina e fala espanhol. Seu nome no entanto, tem origem indígena e significa Água Doce. A região é, de fato, rodeada de água, mar, rios, pântanos.

Cerca de 350 mil cubanos, a colônia hispânica mais numerosa, habitam a cidades, que hoje é bilíngue. Até placas de rua e avisos são escritos também em espanhol. Por isso mesmo, com um “portunhol” razoável qualquer pessoa se vira por lá; por isso mesmo, pelo fato de as passagens serem relativamente baratas e por ser um paraíso do consumo, muitos brasileiros vão a Miami para fazer compras ou dar uma esticada até Orlando e levar a criançada à Disney. O ideal para isso, se você não for pegar uma excursão, é alugar um carro: sai bem barato.

Também é muito fácil se localizar na cidade, que tem um plano urbano bem bolado, com as ruas dispostas no sentido leste-oeste e as avenidas no sentido norte-sul. Como Nova York. O problema é o trânsito, que na hora do rush assusta. Por isso mesmo, alugar um carro para percorrer a Flórida pode ser uma boa ideia, mas para circular no centro de Miami, não é nada prático. O melhor é optar pelos transportes públicos. O sistema metrobus funciona muito bem.

A Grande Miami inclui vários bairros: o centro (Downtown), nada interessante, chega a ser perigoso. As praias ficam em Miami Beach, a uns 20 minutos de ônibus do centro. O balneário é frequentado principalmente por americanos, ou seja, um “Guarujazão”, exceto pela South Beach, rica em edifícios Art Decô. Coral Gables é bastante comercial e Coconut Grove, mais chique, acolhe residências de celebridades, boas lojas, restaurantes, galerias de arte e até a réplica de uma villa italiana, a Villa Viscaya. Na região de Miami praias é o que não falta: são aproximadamente 20 km de costa paradisíaca, com areia branca, coqueiros e mar transparente.

Mapa de Miami, Florida

Como ir a Miami

A maioria dos passageiros que chegam à Florida de avião desembarcam no aeroporto de Miami. Há voos diretos do Brasil para Miami, na Flórida pelas empresas TAM e American Airlines.

A cidade possui um dos maiores aeroportos do mundo, onde chegam voos de todas grandes cidades dos Estados Unidos e do mundo inteiro. Há transportes fácil do aeroporto até o centro de Miami.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Miami

A cidade oferece opções de hospedagem em vários bairros. Se for ficar em Miami Beach é bom estar de carro, mas nesse caso procure hotel com estacionamento pois nem sempre é fácil achar onde estacionar. Sawgrass, por outro lado é um local indicado para quem quer fazer compras. Kendall e South Miami são outras boas localizações.

Escolha e reserve seu hotel em Miami

Melhor época

Miami pode ser visitada em qualquer época do ano, mas costumam ocorrer  furacões entre junho e novembro, sendo que
eles são mais comuns no verão, entre final de agosto e meados do mês de setembro.

Atrações turísticas

Museu de Arte de Miami

Também conhecido como MAM, reúne obras modernistas de artistas americanos e europeus, gravuras etc. 101 West Flagler Street

Miami Science Museum

Este museu, que museu permite experiências interativas, e agrada em cheio as crianças,tem um planetário e atrações com o o megalodonte, um tubarão gigantesco que viveu há 2 milhões de anos atrás na região. 3280 South Miami Avenue

Museu Histórico do Sul da Flórida

O museu conta toda a história do Estado da Flórida desde o tempo dos espanhóis. Florida 101 West Flagler Street

Seaquarium de Miami

Encanta adultos e crianças, com seus golfinhos e orcas que dão verdadeiros shows. É possível também uma interação com os animais, como nadar com golfinhos, ver de perto enormes tartarugas marinhas e outros animais. 4400 Rickenbacker Causeway, Key Biscayne

The Keys

O arquipélago conhecido como The Keys, uma cadeia de ilhas de corais ligadas por uma estrada espetacular, parece flutuar sobre um mar de tons turquesa ou esmeralda e semeada de pontes – aproximadamente 4 dezenas delas, até Key West. Algumas dessas pequenas ilhas são hoje reputadas atrações turísticas. Key West, com casinhas coloniais, é reduto de artistas e de comunidades alternativas ou gays. Em Key Largo existe um parque submarino com espetaculares formações de coral, que pode ser visto num bote de fundo de borracha. Para quem gosta de mergulhar, toda a região é um prato cheio.

Everglades National Park

O Everglades National Park, a 56 km do centro, foi criado para proteger o que restou dos enormes mangues de água salobra que cobriam originalmente quase um terço da Flórida. Sua fauna é extremamente variada e rica: existem até felinos, como o lince e o puma americano, além de crocodilos, flamingos, pelicanos e diversas aves marinhas. Você pode contratar uma excursão ou ir por conta própria alugando um carro. Nesse caso peça um mapa no Visitors Center, na entrada dos Everglades. Há passeios entre os canais do Everglades em airboats, barcos que funcionam com motor de avião que permitem conhecer melhor o lugar e apreciar seu rico eco-sistema. Outras opções são alugar uma canoa ou pegar o trenzinho aberto em Shark Valley ,que percorre parte do pantanal.

(Dica: Use repelente contra insetos. No verão, os mosquitos pegam pesado!)