Melhor época para ir à Espanha
Espanha, Granada, Alhambra
Melhor época para ir à Espanha. Na foto, Granada, Alhambra

A melhor época para ir à Espanha

Quando ir: temperaturas, chuvas, clima

Por Lúcio Martins Rodrigues

A melhor época para ir à Espanha varia segundo a região. A Espanha não tem o mesmo clima em todas as regiões. O país possui três climas distintos. O oceânico, na costa norte, banhada pelo oceano Atlântico, e sujeita aos ventos frios do mar. No centro do país, na região de Madri, vigora o clima continental e, no inverno, pode nevar. Na parte sul do Mediterrâneo, onde fica a região de Andaluzia, os invernos são suaves e os verões muito quentes e secos, chove muito pouco. A região chega a enfrentar problema de abastecimento de água. Por outro lado, no inverno, junto de Granada, ainda na Andaluzia, na Serra Nevada, a neve é abundante a ponto de atrair esquiadores. Finalmente, na região montanhosa ocupada pelos Pirineus, ao norte de Barcelona, fronteira com a França, neva direto durante todo o inverno. Existe até estação de esqui por lá.

Mapa da Espanha

Como sabemos, frio e calor são valores muito pessoais. Algumas pessoas curtem climas temperados, ou meio frios e odeiam calor. Outros gostam de climas quentes e detestam frio. O que um considera “frio”, ou “quente”, outra pessoa pode considerar uma temperatura agradável.

Importante

 O tempo no planeta anda muito incerto. Há anos frios e anos quentes. O melhor é sempre  consultar em sites de meteorologia como está o clima no mês em que você pensa em viajar. O World Weather é um dos sites de meteorologia mais confiáveis.

A Espanha é invadida anualmente, principalmente em agosto, auge do verão, por levas de europeus de países frios em busca de praia e calor. Não é bem esse o perfil do turista brasileiro que visita a Espanha e pensa em conhecer cidades medievais, castelos e museus. Afinal, temos no Brasil algumas das melhores praias do mundo. As praias espanholas podem agradar a ingleses ou suecos, mas não impressiona nossos turistas.

As épocas mais agradáveis: primavera e verão

Embora a primavera e outono continuem a ser minhas estações preferidas para viajar, no caso da Espanha, os meses mais agradáveis podem ser diferentes em cada região.

Madri

Maio e junho (primavera) e setembro e outubro (outono). Os friorentos de carteirinha podem optar pela segunda quinzena de maio ou pela primeira quinzena de julho, ou por viajar em setembro.

Barcelona e Andaluzia

O clima é mais ameno. Na primavera, o mês de abril já é agradável; no outono, novembro é apenas “friozinho”. Quem gosta de clima mais quente pode ir em maio e setembro. Mas, evitem o verão, principalmente o mês de agosto, auge da temporada. Na Catalunha, a região que tem Barcelona por capital, a temperatura pode alcançar os trinta graus. Em Sevilha, na Andaluzia, chega aos 35. Além disso, nessa época do ano há turistas em excesso, pois é a época de férias escolares  na Europa, nos Estados Unidos, e em todo o hemisfério norte. Você é mal atendido, tudo é caro e o calor é excessivo.

Costa atlântica

Maio e junho, na primavera e setembro e outubro, no outono.

Pirineus

Quem deseja esquiar tem que ir no inverno. Mas, para quem quer apenas curtir paisagens de montanha, entre a segunda quinzena de maio e a primeira de outubro, o clima é agradável. Mesmo no auge do verão, em razão da altitude, o calor não é excessivo.

Temperaturas médias na quatro estações do ano

Madri – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 7ºC / máxima 18º
Verão (julho): mínima 30ºC / máxima 17ºC
Outono (outubro): mínima 10ºC / máxima 19ºC
Inverno (janeiro): mínima 2ºC / máxima 9ºC

Barcelona – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 11ºC / máxima 18º
Verão (julho): mínima 21ºC / máxima 28ºC
Outono (outubro): mínima 10ºC / máxima 19ºC
Inverno (janeiro): mínima 6Cº / máxima13ºC

Sevilha – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 11ºC / máxima 24º
Verão (julho): mínima 20ºC / máxima 36ºC
Outono (outubro): mínima 14ºC / máxima 26ºC
Inverno (janeiro): mínima 7Cº / máxima14ºC

Dicas
  • Agora que você sabe a época do ano em que vai a Veneza, veja a bagagem que deve levar.

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis na Espanha

Onde se hospedar na Espanha

Escolha e reserve seu hotel em Barcelona

Escolha e reserve seu hotel em Córdoba

Escolha e reserve seu hotel em Granada

Escolha e reserve seu hotel em Madri

Escolha e reserve seu hotel em Sevilha

Escolha e reserve seu hotel em Salamanca