Melhor época para ir à Alemanha
Castelo Hohenschwangau en Fussen, Aleamanha, Foto Cesar I. Martins CCBY
Castelo Hohenschwangau en Fussen, Aleamanha, Foto Cesar I. Martins CCBY

Melhor época para visitar a Alemanha

Por Lúcio Martins Rodrigues

A época mais indicada  para se visitar a Alemanha é do começo de maio ao fim de outubro. Claro, tudo depende da região da Alemanha que você pretende visitar. A área de montanhas do maciço central é mais fria, o Vale do Danúbio tem clima mais suave. O clima no mundo anda incerto. Há anos muito mais frios, outros mais quentes. O fator sorte também influi. O ideal é conferir as temperaturas médias (ver abaixo) em cada estação, em diferentes cidades do país.

A Alemanha é dividida em espaços geográficos com características e climas diferentes, como a grande planície do Norte, as montanhas de média altitude do centro (Mittelgebirge), o planalto bávaro, e o Vale do rio Danúbio. Seu clima é frio, moderadamente continental. Os invernos são frios, muito mais do que na Europa Mediterrânea. A temperatura média em janeiro gira em torno de 0 grau. Por outro lado, os verões são relativamente tépidos, com temperaturas que podem chegar a 24 graus, uma característica da continentalidade. Aliás, o clima alemão se carateriza por sua instabilidade assustadora. Faz sol, chove, depois faz sol de nosso, esquenta, esfria. Por isso mesmo, é bom ter à mão um pequeno guarda-chuva dobrável, porque a qualquer momento você pode ser surpreendido por uma pancada de chuva.

Mapa da Alemanha

Inverno

O  inverno não é uma boa época para percorrer o país, mesmo por aqueles que curtem frio. No norte do país o clima é muito úmido e ventoso. Só não é mais frio em razão da presença próxima, em seu litoral, da Corrente do Golfo, que sobe até a Noruega. No sul predomina a neblina e o frio. Além disso neva muito, sobretudo no leste do país. Qualquer deslocamento fica prejudicado, muitas atrações estão fechadas, ninguém aguenta ficar muitas horas ao ar livre.

Verão

É certo que 24 graus não é uma temperatura excessivamente elevada. Mas, mesmo assim, para caminhar, transpirando o dia todo debaixo do sol, não é tão agradável. E, no auge do verão as atrações turísticas estão lotadas de visitantes e frequentemente você tem que aturar filas. É também o pico da alta temporada, em alguns lugares é preciso reservar hotel com antecedência. Sem falar que as diárias estão mais caras. Os transportes também estão cheios. É bom também reservar. Julho já é cheio de turistas, mas agosto é o auge. Esses meses correspondem às férias escolares no hemisfério norte, quando muita gente sai de férias – europeus, americanos, orientais. Setembro é mais agradável. Ao mesmo tempo, é também uma oportunidade de participar da Oktoberfest, o famoso festival da cerveja, que começa no dia 15 de setembro, no final do verão.

Primavera

De maio a junho as temperaturas são agradáveis, sendo que os mais friorentos devem optar pela segunda quinzena de maio ou a primeira de junho. É uma época também bonita, florida, com florestas e campos muito verdes e viçosos. A neve pode ser vista no alto das montanhas apenas. Frequentemente com o fundo azul intenso de um dia ensolarado. Não é todo mundo que pode sair de férias nessa época (que corresponde ao outono no Brasil), mas quem pode fazê-lo, deve aproveitar.

Outono

Nos primeiros dez ou quinze dias do outono, que começa dia 22 de setembro, as temperaturas são ainda suaves. No final de outubro já está bem mais frio, mas é um frio que dá para encarar. Talvez os mais friorentos reclamem um pouco… O outono é uma estação tão linda quanto a primavera. Apenas diferente. O que chama a atenção nas paisagens são os tons amarelados ou vermelhos das florestas, particularmente no mês de outubro e novembro. Depois, em dezembro, as folhas já começam a cair e o arvoredo se torna desfolhado. Em 22 de dezembro, começa oficialmente o inverno.

Temperaturas médias em cada estação

Berlim – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 4ºC / máxima 13º
Verão (julho): mínima 14ºC / máxima 24ºC
Outono (outubro): mínima 6ºC / máxima 13ºC
Inverno (janeiro): mínima 3ºC negativos / máxima 2ºC

Frankfurt  – temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 4ºC / máxima 13º
Verão (julho): mínima 14ºC / máxima 24ºC
Outono (outubro): mínima 7ºC / máxima 14ºC
Inverno (janeiro): mínima 3ºC negativos / máxima 2ºC

Munique– temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 3ºC / máxima 14º
Verão (julho): mínima 13ºC / máxima 23ºC
Outono (outubro): mínima 7ºC / máxima 13ºC
Inverno (janeiro): mínima 5ºC negativos / máxima 1ºC

Dicas
  • Agora que você sabe a época do ano em que vai a Veneza, veja a bagagem que deve levar.

Veja mais informações e dicas sobre a Alemanha