Maceió
Jangadas em Maceió AL - Foto giorgiagold CCBY
Jangadas em Maceió AL – Foto giorgiagold CCBY

Maceió, Alagoas

Considerada a orla mais bonita do Brasil, Maceió se destaca pelas águas cristalinas, que variam de verde-claro ao azul-piscina. Possui um pouco de tudo que uma cidade praiana pode oferecer, com características de centro histórico e cidade grande, praias badaladas e praias mais reservadas.

A cidade também conta com piscinas naturais e lagos, com direito a passeios de barco e jangada. Vale a pena procurar os mirantes de Maceió para conferir a vista, ainda mais deslumbrante de cima, e as igrejas do século XIX.

Mapa de Maceió

Durante a noite, Maceió também é bastante agitada, com restaurantes de comida típica, bares e baladas de vários estilos e para todos os bolsos. Um dos bairros mais badalados é o Stella Maris, onde se encontra a grande maioria dos points da moçada da cidade.

Maragogi

Maragogi, na Costa dos Corais, fica a um uns 120 quilômetros de Maceió, mas não tem como não mencionar, porque é um lugar especial, uma das mais lindas praias do Brasil. As águas em Maragogi são cristalinas, transparentes como água de piscina nos lugares mais rasos, verde esmeralda em outros.  Possui praias de areias finas rodeadas de coqueirais. Mas o que mais atrai em Maragogi são as suas famosas Galés, grandes piscinas naturais, afastada, a uns 6 km da costa, tão incríveis, que nos fazem pensar em Bora-Bora na Polinésia Francesa. Nas Galés você nada  tendo ao seu lado diversos tipos de peixes. Lanchas e catamarãs o levarão da costa de Maragogi até as piscinas naturais.  Maragogi possui uma infraestrutura de hospedagem bastante satisfatória.

Como ir

De avião

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares fica a 25 km da orla urbana.

Passagens aéreas e pacotes para Maceió

De carro

A BR-101 está sendo objeto de muitas obras de duplicação dentro do Estado de Alagoas. Para quem vem do sul, uma dica: em São Miguel dos Campos, entre na Al-220 para Barra de São Miguel, seguindo pela duplicada Al-101.

Distâncias de outras cidades: Recife, 266 km; Aracaju, 283 km; Salvador, 604 km; Rio de Janeiro, 2.135 km; São Paulo, 2.444 km.

De ônibus

O Terminal Rodoviário João Paulo II fica próximo do Centro e da orla. Há ônibus diretos de São Paulo, Rio de Janeiro e outras grandes cidades brasileiras. A viagem pode ser longa e um tanto cansativa, mas os preços são tentadores se você tem um orçamento apertado.

Onde se hospedar

Os principais hotéis ficam no trecho de maior estrutura: Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Somente os resorts são de fato “pé na areia”.

Escolha e reserve seu hotel em Maceió

Melhor época

A alta temporada é no verão, quando a cidade fica movimentada e mais cara. Mesmo no inverno as temperaturas continuam altas, mas chove muito.

Atrações

Mirante da Sereia

Um dos mirantes com a paisagem mais bela. De lá dá para ver o mar de Pratagy, com sua piscina natural, os recifes e a estátua de uma sereia.

Avenida da Praia Pajuçara

Aos domingos, essa avenida é reservada apenas para o trânsito de pedestres e ciclistas. Uma ótima oportunidade para aproveitar a praia e um passeio com a família. À noite, a diversão é garantida: sanfoneiros, cantadores de forró e barracas de comida estão sempre na areia agitando os visitantes.

Praias

Todas as praias da zona urbana de Maceió são lindas, mas infelizmente nos últimos tempos nem todas as mais centrais estão sempre próprias para banho. É recomendável se informar sobre a situação no momento de planejar sua viagem. Para quem quer surfar, as ideais são Cruz das Almas, Jatiúca, Jacarecica e Riacho Doce. Já para quem prefere águas tranquilas, as melhores escolhas são Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Guaxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia, Pratagy e Ipioca.

As melhores praias de Maceió não ficam na zona urbana e sim nos arredores da cidade. Para chegar a elas, alugue um carro ou contrate um passeio, o que geralmente pode ser feito na recepção do seu hotel.

Praia do Gunga

Água cristalina, areia branca e coqueiros. Parece um sonho. Piscinas naturais e um mirante também fazem parte da paisagem. Além de aluguel de equipamentos náuticos, tem bar e restaurante.

Praia de Paripueira

Com corais cheios de vida, Paripueira conta com piscinas naturais e bancos de areia na maré baixa. Você chega às piscinas em um pequeno catamarã.

Praia do Francês

A parte norte da praia (à esquerda de quem olha para o mar) tem águas tranquilas e piscinas naturais, enquanto ao sul as ondas atraem surfistas. Praia belíssima, com areia branca,  coqueiros, pousadas e restaurantes.

Piscinas naturais de Pajuçara

Partindo da praia de Pajuçara em uma jangada, você chega a piscinas naturais belíssimas em meio a recifes de corais. Ali você pode mergulhar de snorkel ou apenas curtir as águas mornas e transparentes. É um passeio acessível para pessoas com mobilidade física reduzida e adequado para crianças. Prefira ir cedo para evitar o sol forte do meio do dia, pois não há onde se abrigar dele.