Lituânia

 Sobre a Lituânia

Os países Bálticos são formados por três nações:  Lutuânia (objeto deste post),  Letônia e Estônia.

A Lituânia (em lituano Lietuva) fica ao sul da Letônia e faz fronteira com a Polônia, com a Bielorússia e com um pequeno território russo remanescente à beira do Mar Báltico: Kaliningrado. O país, comparado as nações da Europa Ocidental é ainda pobre e rural, com parte de seu território com sua natureza bem preservada. A Lituânia tem se desenvolvido rapidamente depois que passou a fazer parte da União Européia e tornou-se um destino turístico importante na Europa, ainda com gosto de novidade.

Apesar de ser o maior dos países bálticos, a Lituânia é um país pequeno. Por isso mesmo é incrível que tenha tantos rios (centenas) e lagos (milhares!). Alguns rios, como o rio Nemunas, são navegáveis. Boa parte do território da Lituânia, cerca de 30%, é ainda ocupado por florestas de clima frio onde predominam os pinheiros.

A Lituânia Idade Média

Lituânia tornou-se nação importante na Idade Média, quando dois duques rivais que controlavam a nação uniram-se, permitindo a formação da união nacional na segunda metade do século XIII. Em 1569 a Lituânia formou uma nação única com a Polônia, até ser anexada pela Rússia Tsarista no final do século XVIII. Sua independência foi obtida somente no final da Segunda Guerra, em 1918.
O país, perdeu sua independência na Segunda Guerra Mundial, quando a Lituânia tornou uma das repúblicas da União Soviética em 1940 e permanencendo nessa situação 1991.

Em 2003 a Lituânia passou a integrar a União Européia. Vilnius, sua capital, no leste da Lituânia é uma cidade de 600 mil habitantes, tranqüila e agradável com um centro histórico barroco. Outros destinos turísticos da Lituânia são Kaunas, Klaipėda e Trakai.

Mapa da Lituânia

Como ir

Avião

Não há voos diretos do Brasil para a Lituânia. As ligações mais fáceis são via Frankfurt pela Lufthansa ou via Londres pela British Airways, companhias que voam para Vilnius e também têm voos diretos para o Brasil.
Se você estiver viajando pela Europa Oriental e resolver ir a Lituânia, há voos de Praga para Vilnius.
Há uma nova linha de trem do aeroporto para o centro de Vilnius.

Veja passagens aéreas e pacotes

 Ônibus

De outros países da Europa há ônibus para a Lituânia.  Consulte:Eurolines Baltic International Jogailos 4, Vilnius <tel/>. + 370 5 269 00 00, Jogailos 4, Vilnius

Onde dormir

A região mais agradável e interessante de Vilnius, com belas igrejas e outras contruções barrocas é o centro histórico.

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos. Frequentemente paga menos do que tratando diretamente com o hotel.

Escolha e reserve seu hotel em Vilnius

A melhor época para se visitar a Lituânia

A Lituânia, apear de ser o mais meridional dos países Bálticos tem clima é frio na maior parte do ano. A melhor época para visitar o país é de maio (final da primavera) a começo de outubro (outono).

Temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 6 ºC / máxima 4 ºC
Verão (julho): mínima 17 ºC / máxima 25 ºC
Outono (outubro): mínima 10 ºC / máxima 15 ºC
Inverno (janeiro): mínima 1 ºC /máxima 4 ºC

Atrações turísticas na Lituânia

Vilnius

Embora conserve parte de um castelo medieval, que foi restaurado, e esteja sendo literalmente reconstruído, segundo sua a planta original, o centro histórico de Vilnius é de construção mais recente que os das demais capitais bálticas e se destaca pela arquitetura barroca, sobretudo das igrejas, que existem por toda a parte.

Vilnius em estilo barroco surpreende o brasileiro que viaja a turismo para a capital da Lituânia. É impossível não comparar as igrejas barrocas de Vilnius com as que existem nas cidades históricas mineiras! Explica-se, nos dois casos a influência da arquitetura religiosa católica foi forte.

Kaunas

Kaunas, a segunda cidade da Lituânia, a 100 km a oeste de Vilnius, conserva um belo centro histórico, inúmeras igrejas barrocas, uma catedral do século XV, que foi reformada, adotando o estilo barroco, um interessante museu de instrumentos musicais, um museu de belas artes e edifícios históricos de diferentes épocas.

A principal atração turística da cidade, entretanto, é o castelo de Kaunas, do século XIV que teve grande importância militar no passado. Hoje aproximadamente um terço do castelo de Kaunas foi restaurado e reconstruído. Na torre principal funciona uma galeria de arte e um escritório de turismo governamental.

Klaipėda

Klaipėda, a aproximadamente 300 km de Vilnius, é a terceira cidade da Lituânia e único porto importante do país. A cidade, com belos parques e praias de areias brancas possui um gracioso centro histórico com casinhas coloridas e antigas construções, muitas delas em estilo alemão enxamel. É bom lembrar que a cidade pertenceu a Alemanha e parte de sua população tem origem gerânica. Klaipėdaé famosa por seu âmbar, muita gente visita a cidade expressamente com o objetivo de comprar objetos produzidos com essa resina. Na cidade existe até um Museu do âmbar, vem interessante, uma das atrações turísticas de Klaipéda.

Trakai

A menos de 30 km de Vilnius e super fácil de ser visitada, está Trakai, pequena cidade situada em uma península que se projeta sobre um lago cercado por pinheirais. Lá existe um enorme castelo medieval, inteiramente restaurado.

Circulando pela Lituânia, transportes internos

Carro O automóvel lhe oferece muita liberdade de movimento e é prático para percorrer o país (mas não para guiar em Vilnius)

Trens – Há trens de Vilnius para Trakai, Klaipéda e Kaunas, os três principais destinos turísiticos na Lituânia.

Ônibus – Há linhas de ônibus para praticamente todo lugar na Lituânia. Os ônibus têm mais opção de horários que os trens e são geralmente mais rápidos.

Dica

 – A viagem à Lituânia, o mais populoso e o maior dos países bálticos, pode (e deve..) ser conjugada com uma visita aos dois outros países bálticos, a Letônia e a Estônia. A viagem pode ser facilmente ser feita de ônibus, sem mistério e toma de 3 a 4 horas.

Maquina fotografica

Os Países Bálticos em Imagens  Verdadeira viagem fotográfica pelas Repúblicas Bálticas – Lituânia, Letônia e Estônia.

 

Guias de viagem: para que servem?

Guias de viagem são livros com informações específicas sobre determinado país, região ou cidade. Existem guias de diversos tipos: os que dão maior ênfase aos aspectos históricos e culturais, os que ressaltam a indicação de hotéis e restaurantes, os que privilegiam as opções econômicas (querendo ensinar você a viajar durante 15 dias com US$ 10 ou coisa parecida), os que são mais indicados para quem quer viajar de automóvel num determinado país…

Conheça os títulos

Nossos guias on-line oferecem gratuitamente o conteúdo total dos títulos impressos, vendidos durante os últimos dez anos nas melhores livrarias. Esse conteúdo é, inclusive, superior ao dos guias impressos, pois foi atualizado, enriquecido com mais informações e um grande número de imagens. Bastar acessar este site em qualquer lugar onde haja wi-fi disponível. Você pode fazer isso utilizando seu tablet, lap-top ou mesmo do celular. 

Argentina • Bahia • Chile • Itália • New York •  Nova York • PeruPortugal •    

O que falam sobre os guias de viagem GTB

Opiniões  sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro) quando de seu lançamento.

As opiniões são referentes à primeira edição, as redações de turismo não costumam comentar as edições seguintes

Links afins