Letônia

 Sobre a Letônia

Os países Bálticos são formados por três nações:   Letônia, (objeto deste post), Lituânia e Estônia.

Durante muitos anos a Letônia era uma das repúblicas parte da ex-União Soviética. A política de Stalin de transferir populações fez com que quase um terço dos habitantes de cidade como Riga, a capital da Letônia, sejam de origem russa e falem russo. A Letônia se separou da URSS após o fim do regime soviético e conquistou sua independência em 1990. Em 2004 a Letônia passou a fazer parte da União Européia.

Aproximadamente metade da Letônia é coberta por florestas onde o pinho reina soberano. É o famoso pinho de Riga, exportado para dezenas de países, entre eles o Brasil. Quando você viaja pela Letônia, atravessa intermináveis florestas de pinho de Riga que ocupam boa parte de seu litoral arenoso e cheio de dunas, pequenas fazendas e umas poucas graciosas cidadezinhas. Uma época, fria para a maioria dos brasileiros, mas linda, é o outono, quando as florestas na Letônia assumem tons vermelhos e dourados.

Sua capital, Riga, importante posto pesqueiro no Báltico, na foz do rio Daugava, com uma população de 800 000 habitantes, é maior e mais animada que as outras capitais bálticas e já é suficientemente grande pra mostrar um pouco ares de “metrópole”. Riga é famosa por conservar muitas edificações medievais no centro histórico, seu maior atrativo é o fabuloso patrimônio Art-Nouveau, de cair o queixo.

Mapa da Letônia

Como ir

Avião

Não há vôos diretos do Brasil para a Letônia. As ligações mais fáceis são via Frankfurt pela Lufthansa ou via Londres pela British Airways, companhias que também tem vôos diretos para o Brasil. Se você estvier viajando pela Europa Oriental e resolver ir a Letônia, há vôos de Praga e Tallin para Riga. Há vôos também de Kopenhage e Helsinki. A empresa Air Baltic  liga Riga a outras cidades da Eurolpa. A Estonian Air tem vôo para Tallin na Estônia.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se  hospedar

A região mais agradável e interessante de Riga, é o centro histórico com seus edifícios de fachada Art-Deco.

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos. Frequentemente paga menos do que tratando diretamente com o hotel.

Escolha e reserve seu hotel em Riga

Melhor época

A Letônia, fica no Norte da Europa e seu clima é frio na maior parte do ano. A melhor época para visitar o país é de maio (final da primavera) a começo de outubro (outono). O outono é meio frio, mas as paisagns são lindas.

temperaturas médias
Primavera (abril): mínima 4 ºC / máxima 12º
Verão (julho): mínima 15ºC / máxima 23C
Outono (outubro): mínima 8 ºC / máxima 13ºC
Inverno (janeiro): mínima -1ºC /máxima 3 ºC

Vídeo sobre a Letônia

Atrações turísticas na Letônia

Castelo Bauska

Em Pilskalns, a uns 120 km de Riga. Esse castelo do século XV parcialmente restaurado abriga um museu.

Palais de Bīriņi

Esse palácio em estilo neo-gótico da segunda metade do século XIX, a uns 90 km de Riga, em Birini, com um lindo jardim e um interior suntuosamente decorado, mostra como a Letônia possui atrações turísticas de primeira linha.

Castelo de Cesis

As ruínas dessa antiga fortaleza a aproximadamente uma hora de carro de Riga, data do começo do século XII e servem de cenário para a reconstituição de eventos medievais. As visitas são feitas por guias vestidos com roupas da Idade Média. Em Cesis funciona um museu de arte.

Castelo de Cesvaine

(1890 – 1897) – Situado a uns 60 km de Riga, este castelo com um estilo eclético, que mistura diferentes tendências arquiteturais, data do final do século XIX. Destruído por um incêndio em 2002, foi restaurado.

Jaunmoku Manor

(1901) – Este palacete do começo do século XX foi residência de caça do prefeito de Riga (devia ser um ótimo negócio ser prefeito de Riga!). Seu interior é ricamente decorado. No local funciona um hotel e um café. O castelo fica a uns 60 km de Riga.

Castelo Igate  (1880)

O castelo renascentista construído por volta de 1880, fica no meio de um lindo parque. No local funciona um restaurante de pratos típicos da Letônia. Vidrižu, a aproximadamente uma hora de carro de Riga, na direção de Sigulda.

Os Países Bálticos são lindos, uma Europa diferente, que muitos nem imaginam que exista. Recomendamos a viagem! A melhor época é de meados de junho a meados de setembro: o verão do hemisfério norte.

Além de Riga, a capital, outro destino turístico da Letônia é a cidade de Sigulda, a 50 km da capital, com belas paisagens naturais formada por rios, rochedos e grutas às margens do rio que viraram atrações turística. Nas ruínas do castelo de Sigulda rola no mês de maio um fetival de Ópera. A região atrai também apreciadores de esportes de inverno. Espalhados pela Letônia há inúmeros castelos medievais e sítios de interesse.

Há linhas entre as cidades da Letônia e também para as duas outras rpúblicas bálticas, Lituânia e Estônia.

Maquina fotografica

Paises Balticos em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.