La Sereña
La_Serena, Chile
La Serena, Chile

La Sereña: o norte do Chile

La Sereña pAra os chilenos é um balneários reputado. Mas suas águas, para nós brasileiros são frias.

Mapa de La Sereña

Como ir

Avião

Quatro voos diários de Santiago (Tempo de viagem: 1h). O aeroporto fica a 6 km da cidade, há traslados regulares.

Veja passagens aéreas e pacotes

Carro

De Santiago são 480 quilômetros pela Ruta 5, a Panamericana. Todo trajeto é asfaltado. Há pedágios. De Calama (para quem visitou San Pedro de Atacama e está indo do norte), são 1.100 km. Há trechos em que nem sempre é fácil abastecer ou achar onde comer. Mantenha cheio o tanque de combustível, tenha consigo água e algo para comer.

Ônibus – Há ônibus direto de Santiago (Tempo de viagem: 8h).

Hospedagem

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña

Melhor época

La Sereña pode ser visitada em qualquer época do ano. No verão as águas são menos frias. Mas você não saiu do Brasil para ir à praia no Chile, não?  Veja mais detalhes sobre a melhor época para visitar o Chile.

Atrações turísticas em La Sereña

La Sereña, nos últimos anos tornou-se um dos principais balneários chilenos, apesar de ficar bem mais afastada de Santiago do que Viña del Mar. A cidade é agradável para passear, nem pequena, nem grande demais. Tem praias de areia branca e mar azul, mas suas águas são frias.

Fundada em 1544, conserva ainda muitas igrejas e construções coloniais. Porém, um bom observador irá reparar que diversos imóveis não são de fato tão antigos e sim em estilo neocolonial, resultado de uma política urbana implantada na década de 1940, pelo presidente Gabriel Videla, que nasceu em La Sereña.

Pode ser um ponto de parada simpático para quem está subindo a costa rumo ao Atacama. Mas, se você está em busca daquelas paisagens que buscamos no Chile, como desertos, vulcões, lagos, esqueça.

Plaza de Armas

É uma bela praça, bem arborizada, com jardins e uma fonte. Nela ficam a catedral e construções neocoloniais, como a Municipalidad (Prefeitura) e o edifício dos Tribunales de Justicia, além da mansão do ex-presidente Videla, construída no final do século XIX. A Plaza de Armas é um dos principais pontos de referência da cidade.

Avenida del Mar

Essa longa avenida começa no Faro Monumental e se estende por sete quilômetros ao longo da costa. É o centro do agito durante o dia, ou a noite, sobretudo durante o verão, que corresponde à alta estação. Nela estão os principais restaurantes, barzinhos animados na alta estação e danceterias.

Mercado La Recova

Cienfuegos esq. c/ Cantournet. É um bom lugar para aqueles que buscam artesanatos. Suas tiendas expõem esculturas de madeira e de pedra, ponchos de lã de alpaca, camisas bordadas e cerâmicas. No primeiro andar há restaurantes onde se come bem e que são muito mais baratos que os da Avenida del Mar.

Museo Arqueologico  Cienfuegos

Esq. c/ Cordovez. Exibe artefatos pré-colombianos do norte do Chile e da Ilha de Páscoa, entre elas um moai rapanui trazido da ilha. Outra peça meio impressionante é uma múmia encontrada no Atacama e que teria cerca de 1.500 anos.

Museo Mineralogico Ignacio Domeyko  – Benavente, 980 As coleções reúnem uma fabulosa quantidade de minerais de todos os tipos oriundos de vários países do mundo, como cobre, prata, ouro, cristais de rocha, lápis-lazúli e até fragmentos de meteoritos.

Atrações nos arredores de La Sereña

Valle del Elqui

A 60 km de La Sereña. É um vale fértil ocupado por videiras e outras árvores frutíferas, famoso pela qualidade de seu pisco, marca disputada com os peruanos. A principal cidade do vale, (24 mil habitantes) é Vicuña, com suas casas de adobe. O lugarejo, onde nasceu Gabriela Mistral, prêmio Nobel de Literatura, possui um museu dedicado à poetisa. A 9 km a nordeste de Vicuña, nos contrafortes dos Andes, fica o Observatório Astronômico Cerro Mamalluca. Há visitas guiadas de aproximadamente 2 horas. Reservar no centro turístico de Vicuña ( Gabriela Mistral, 260

Pisco Elqui

Outra atração do vale é o povoado de Pisco Elqui, a 1.280 m acima do nível do mar, principal centro de fabricação do famoso destilado de uva. Visitas guiadas à Destileria Pisco Mistral mostram o processo de produção e engarrafamento da bebida, seguida de uma seção de degustação. Há ônibus do Terminal de La Sereña para Vicuña e Pisco Elqui, mas o mais prático é alugar um automóvel.

Reserva Nacional Pinguino de Humboldt

A 120 km ao norte de La Sereña. A reserva, criada em 1990 para a proteção da fauna local, é composta por tres ilhas: Chañaral, Choros e Damas. Além dos pinguins de Humboldt, ela é habitada também pelos de Magalhães, e outros animais marinhos, como focas e golfinhos. Há excursões oferecidas pelas agências de La Sereña para a visitar a reserva. O passeio é feito em barcos pesqueiros e tem duração de apenas 20 minutos, para não estressar os animais que nadam junto às embarcações.

Maquina fotografica

 Álbum fotográfico com dezenas de fotos do Chile separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.
Ver imagens do Chile