Havaí

Havaí, o paraíso tropical norte-americano

Mapa do Havaí

Como ir

Avião

Não há voos diretos do Brasil para o Havaí. As agências de viagens tem voos com diferentes escalas em cidades norte-americanas. Compare os preços.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Havaí

Escolha e reserve seu hotel no Havaí

Melhor época

O Havaí pode ser visitado em qualquer época do ano.

O que é o Havaí?

O arquipélago chamado Hawaí, que é o mais isolado do mundo, só foi estabelecido como estado americano em 1959. Antes disso, era um reino independente e pela colonização européia. O rei Kamehameha é homenageado na cidade de Kona, na Big Island, a primeira ilha a ser povoada e cujo nome original é Hawai´i ( mesmo. Em Oahu, é notável a presença de citações à Kalakaua, governante responsável pelo estabelecimento de uma constituição, e à sua irmã Lili´uokalani, cujo palácio onde viveu aprisionada virou museu e é visitado até hoje. Há ainda outras ilhas menores, além das 8 conhecidas (das quais uma é particular – Ni´hau, e outra é inabitada – Kaho´olawe).

Vídeo sobre o Havaí

 A história do Havaí

O arquipélago chamado Hawaí, que é o mais isolado do mundo, só foi estabelecido como estado americano em 1959. Antes disso, era um reino nativo independente, depois, em 1894 tornou-se uma república, até ser invadido e ocupado pelos Estados Unidos em 1898, e anexado ao país. Muitos havaianos não engoliram bem o episódio e até hoje o antigo rei Kamehameha é homenageado na cidade de Kona, na Big Island, a primeira ilha a ser povoada e cujo nome original é Hawai (Hawai´i ) mesmo.
Os nativos do Havaí têm a pele morena, olhos puxados, usam linguagem ou expressões locais, e deixam no ar a mensagem: aqui não é exatamente Estados Unidos.

As atrações turísticas no Havaí

Big Island

Big Island (ou Havaí), de formação geológica mais recente, tem ainda uma intensa atividade vulcânica. Rios de lava continuam escorrendo do Kilauea para o mar, levantando verdadeiras nuvens de fumaça, o que se tornou a principal atração turística da ilha.

Também na Big Island ficam os mais altos picos do Havaí, com mais de 4 mil metros de altitude: Mauna Loa (que com o Kilaeua, faz parte do Parque Nacional Hawaian

Volcanoes) e Mauna Kea, ambos vulcões extintos com picos nevados no meio dos trópicos.
O Parque Histórico Nacional Puuhonua O Honaunau é importante por reunir construções e vestígios da história havaiana antes da ocupação americana.

Na Big Island é igualmente notável a presença de citações à Kalakaua, rei responsável pelo estabelecimento de uma constituição no Havaí, e à sua irmã Lili´uokalani. Seu palácio, onde viveu aprisionada, virou museu e é visitado até hoje.

De todas as ilhas do arquipélago, ela além de ser a maior, é também a que mais apresenta variações climáticas. De neve a vulcão, de floresta a praia, merece sem dúvida ser visitada. O ideal é alugar um carro, pois as agências de viagem são escassíssimas, bem como o transporte local. Não há mais que dois ônibus por dia ligando Hilo a Kona, as duas cidades da ilha. Kona, no oeste, é conhecida por seu café e por ter atividade comercial. Hilo, leste, pela chuva e por ter sido um dia a capital das ilhas.

Oahu

Não é a maior das ilhas do Havaí, mas é a mais mais ativa “turisticamente” falando e, por isso mesmo, chamada The Gathering Place. Em Oahu fica a capital do arquipélago do Havaí, Honolulu, onde fica o principal aeroporto do Estado do Havaí.

Como ir do aeroporto de Honolulu, até o centro?

O aeroporto de Honolulu, único de Oahu, tem balcões a céu aberto e é de fácil acesso. Há vários shuttles (ônibus locais) por U$ 9 para Waikiki, o bairro mais turístico e onde concentram-se as opções de hospedagem.

Hapuna Beach

Uma das praias mais bonitas da Big Island é Hapuna Beach, procurada pelos surfistas no inverno, boa também para mergulho e banho de mar no verão, quando o mar está menos agitado.

Waikiki

Na famosa Waikiki, que já se tornou um ícone do Havaí, praia de areias brancas freqüentada por surfistas e turistas e cheia de restaurantes e agitos, há, além da beleza natural, tudo o que você espera do Havaí: hula-hula, luaus, músicas típicas… e muita gente!
Até para quem conhece Venice Beach, na Califórnia, Waikiki surpreende pela diversão. Seja na praia de dia ou na avenida principal, Kalakaua, à noite, qualquer hora é sensação de bem estar garantida.

Eleita pelo Travel Channel a 3ª praia mais sexy do planeta, basta sentar em frente ao Duke´s, restaurante mais badalado do bairro, para entender o porquê: de um lado, a cratera Diamond Head, marco principal da ilha; do outro, Royal Hawaiian, o hotel que foi recentemente reaberto, com todo seu exterior e interior em cor de rosa.

Sendo o primeiro do circuito turístico de Waikiki, ele completa a paisagem de pôr do sol tão lindo que as pessoas na praia param para admirar tirando fotos. E Duke, tão idolatrado que ganhou até estátua no ponto mais central da praia (sempre coroado por flores e bajulado por turistas), foi o pioneiro do surf no Hawai’i; sua memória é preservada e contada junto com toda história dos campeonatos locais no Museu do Surf em Waialua, North Shore.

Em Waikiki ficam a – melhor “há várias” ABC´s (loja de conveniência presente em toda esquina) a uma grande Macy´s. Nessa região, além dos carros japoneses quadrados, é bastante comum ver limousines de todas as cores e tamanhos, que muitas vezes fazem o trajeto de casais japoneses prestes a se casar na ilha. Nessa região, além dos carros japoneses quadrados, é bastante comum ver limousines de todas as cores e tamanhos.

A praia é algo à parte: com a areia mais macia que você pode esperar, é impossível resistir, ainda mais ouvindo alguém com seu ukulele (o violãozinho) tocando música local. A água é transparente e a profundidade engana. É também o lugar ideal para aprender a surfar: as ondas são bem atrás, há salva-vidas, aluguel de pranchas e aulas pela orla toda.

As praias do norte O norte da ilha tem praias que, em razão de suas imensas ondas, recebem surfistas do mundo inteiro: Waimea, Ekuhai (onde fica Pipeline) e Sunset. Oahu é cheia de atrações.

ilha de Maui

Na ilha de Maui, cheia de resorts, fica o vulcão Haleakala, que tem a maior cratera do mundo. A estrada que vai ao aeroporto de Hana é uma grande atração por ter lindas vistas de florestas, pequenos rios e quedas d água. Molokini, perto de Maui, com a forma de uma cratera de vulcão, é perfeita para os amantes do mergulho.

ilha de Kauai

Tem uma natureza riquíssima, vegetação abundante e um dos seus pontos altos é o vulcão extinto Waialeale. O canyon de Waimea não é tão grande nem profundo quanto o Grand Canyon, mas é quase tão deslumbrante quanto ele. Na costa Na Pali, o litoral é cortado por penhascos rochosos.

Eventos

O Ano Novo Chinês e vários festivais culturais são eventos que atraem turistas e reúnem a população. Há inclusive um festival de música em Waikiki, em que Jack Johnson e outros cantores locais se apresentam anualmente.

As dicas de viagem de Lívia Nascimento para o Havai

Transportes no Havaí

Ônibus

Funciona bem em Oahu o meio de transporte unificado: há ônibus (com o curioso nome de TheBus) para todos os cantos, sempre por 2 dólares (com direito a transfer), e um passe mensal por 40 dólares, com número ilimitado de viagens.

Carro

O carro é uma opção que lhe dá uma grande liberdade de movimentos, de parar onde quiser apra fotografar e organizar seu próprio programa mais facilmente.

Bicicleta

Também é possível percorrer as ilhas do Havaí de bicicleta, caso você deseje acampar pelas praias quase desertas.

Para ir às outras ilhas

Para alcançar as The Neighbor Islands, como eles gostam de chamar), a opção mais comum é voar. O Superferry leva de Oahu para Maui pelo mar, e de Maui para Lana´i, por exemplo, o melhor é fazer um passeio de barco, mas pequenos aviões ainda predominam nas viagens entre as ilhas. Como o turismo maior no Havaí é algo recente, a estrutura ainda está em formação.

Hotéis nos Estados Unidos

Reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel em New York (Nova York)

Escolha e reserve seu hotel em San Francisco

Onde se hospedar em Washington

Onde se hospedar em New Orleans

Onde se hospedar em Chicago

Onde se hospedar em Miami 

Onde se hospedar em Orlando

Onde se hospedar em Los Angeles

Onde se hospedar em las Vegas