Garden Route e outras regiões
Vinícola na África do Sul
Vinícola na África do Sul

Garden Route e outras atrações

O mais interessante mesmo é pegar a Garden Route em Capetown e ir visitando o litoral sul-africano.

Como ir

Carro

Já tocamos nesse assunto antes: carro significa muita liberdade, mas na África do Sul roda-se à esquerda, como na Inglaterra, e os carros têm o volante  à direita. Cabe a você avaliar se isso é um problema.

Ônibus

Há ônibus de Capetown que percorrem a Garden Route.

Onde se hospedar na Garden Route

Garden Route

A Garden Route, na Província de Eastern Cape, é uma estrada pitoresca que corre entre encostas montanhosas de florestas perfumadas de um lado e praias selvagens de outro. De alguns mirantes, pode-se ver baleias durante a época do acasalamento. Essa estrada atravessa o Tsitsikamma National Park (o primeiro para quem vai de Port Elizabeth) e diversas cidadezinhas super animadas durante a temporada, além de lugares como Plettenberg Bay e a laguna de Knysna. Seguindo na direção oeste pela costa, passa-se por outro parque nacional: o Wilderness, no meio de lagos, rios, florestas e lagunas. É impossível percorrer a África do Sul sem passar por vários parques!

Johannesburgo

Johannesburgo, porta de entrada de quem vem do Brasil, é uma das maiores cidades do continente africano e o principal centro econômico e político do país. Não é, entretanto, uma cidade de interesse turístico, e lá não é prudente aventurar-se a esmo, pois o índice de criminalidade, inclusive de crimes violentos, é muito elevado. Soweto, ao lado de Johannesburgo, centro da resistência ao apartheid, é um gueto negro, da mesma forma que há verdadeiros guetos brancos superprotegidos. Os brancos que vão lá são quase sempre turistas em excursões.

Dicas de viagem

Cuidado especial com a segurança, principalmente para mulheres em Johannesburgo

Pretória

Pretória, a capital do país, a 55 quilômetros ao norte de Johannesburgo, é uma cidade mais bonita e tranqüila, famosa por seus parques e ruas arborizadas e apesar de bem mais simpática, também não é uma cidade turística. Uma curiosidade: os famosos jacarandás que enfeitam Pretória são brasileiros.

A aproximadamente 160 quilômetros de Pretória ficam duas famosas atrações da África do Sul: o Pilanesberg National Park, reserva de vida selvagem, e um dos mais luxuosos, extravagantes (e caros!) complexos turísticos do mundo: o Sun City, em plena jungle, o único seis estrelas do mundo.

Guias de viagem: para que servem?

Guias de viagem são livros com informações específicas sobre determinado país, região ou cidade. Existem guias de diversos tipos: os que dão maior ênfase aos aspectos históricos e culturais, os que ressaltam a indicação de hotéis e restaurantes, os que privilegiam as opções econômicas (querendo ensinar você a viajar durante 15 dias com US$ 10 ou coisa parecida), os que são mais indicados para quem quer viajar de automóvel num determinado país…

Conheça os títulos

Nossos guias on-line oferecem gratuitamente o conteúdo total dos títulos impressos, vendidos durante os últimos dez anos nas melhores livrarias. Esse conteúdo é, inclusive, superior ao dos guias impressos, pois foi atualizado, enriquecido com mais informações e um grande número de imagens. Bastar acessar este site em qualquer lugar onde haja wi-fi disponível. Você pode fazer isso utilizando seu tablet, lap-top ou mesmo do celular. 

Argentina • Bahia • Chile • Itália • New York •  Nova York • PeruPortugal •    

O que falam sobre os guias de viagem GTB

Opiniões  sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

Links afins