Fortaleza, Ceará
Fortaleza, Ceará - Foto Sheila Tostes CCBY
Fortaleza, Ceará

Fortaleza

Fortaleza, capital do Ceará, que hoje atrai visitantes de todo o mundo,  surgiu como um povoado ao redor do Forte Nossa Senhora da Assunção. Em meados do século VXII, esse forte, antes nomeado Forte de São Sebastião, foi invadido pelos holandeses, retomado pelos índios da região, novamente invadido e definitivamente retomado com a expulsão dos invasores.

A fundação

Em 1726, teve início a criação de Fortaleza, quando o povoado foi elevado à condição de vila. Em 1823, Dom Pedro I deu à vila o status de cidade.

Uma importante capital nordestina

Fortaleza passou a desenvolver-se nas primeiras décadas do século XX e, ao longo desse período, experimentou grandes mudanças estruturais e políticas.

Mapa de Fortaleza

Como ir

Veja preços de pacotes e passagens aéreas

Quem vai ao Ceará, principalmente aqueles que chegam de avião, vindos de estados mais distantes, desembarcam no aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. A capital cearense é também o principal destino dos ônibus que chegam ao estado. Saiba mais.

Onde se hospedar em Fortaleza

Fortaleza possui boa infraestrutura hoteleira, com opções de hotéis e pousadas para todos os bolsos.

Escolha e reserve seu hotel em Fortaleza

Melhor época

Em Fortaleza faz  calor o ano todo, mas o segundo semestre é mais ensolarado. De janeiro a junho, principalmente entre março e maio, o clima é chuvoso.

Atrações turísticas em Fortaleza

São diversas as atrações que Fortaleza oferece ao visitante, a começar pelas belas praias, onde se pode praticar mergulho ou, simplesmente, sentar-se em um dos dezenas de quiosques espalhados pela orla e saborear os variados petiscos locais, como patinhas de caranguejo,  tapiocas com enorme variedade de recheios, entre outras delícias.

Se o seu interesse for além das praias, vale dar uma volta de bugue e explorar as belezas locais, como as falésias coloridas, Porto das Dunas e a Lagoa de Cumbuco, conferir as feiras de artesanato, onde é possível encontrar as belas e famosas rendas cearenses, garrafas preenchidas com areia colorida, redes de dormir e peças feitas com argila e madeira.

Para quem prefere a noite ao dia, Fortaleza tem agito todas as noites. Programas culturais, como apresentações de teatro, shows, cinema, e bares e baladas, tornam a cidade conhecida como uma das mais animadas do planeta.

Natureza e praias

Praia de Iracema

Iracema é a praia ideal para quem gosta de um agito. Movimentada durante o dia e à noite, a praia de Iracema é perfeita para uma corrida ou caminhada pela orla ou, simplesmente, contemplar o mar de águas claras e se refrescar com drinques geladinhos em um dos muitos bares e restaurantes. Uma dica é ir até a Ponte Metálica, ou Ponte dos Ingleses, assistir ao hipnotizante pôr do sol.

Beach Park

Situado no município de Aquiraz, a 20 km de Fortaleza, é um dos maiores parques aquáticos do mundo e é o lugar perfeito para adultos e crianças que não abrem mão da diversão. Seu espaço de mais de 200 mil m² reúne o parque aquático, com aproximadamente 20 atrações entre piscinas e toboáguas, resorts e praia, além de bares e restaurantes. Ou seja, você curte tudo isso no mesmo lugar, e a diversão para adultos e para a garotada está garantida. Rua Porto das Dunas, 2734 – Porto das Dunas – Aquiraz.

Praia do Futuro

Uma das preferidas em Fortaleza, está entre as melhores praias do Ceará em infraestrutura. Fica a 11 km da cidade e é procurada não só pelos banhistas mas pela opções de vida noturna.

Praia Meireles

 Fica no calçadão de Fortaleza e costuma lotar no final do dia e ao anoitecer. À noite possui uma feira de artesanato muito procurada.

Praia de Mucuripe

Bastante agitada, é o point da Avenida Beira Mar.

Lagoa de Cumbuco

Parte da região metropolitana de Fortaleza, a praia de Cumbuco faz a festa dos turistas. Além das dunas, que proporcionam vistas maravilhosas de suas praias e lagoas e também emocionantes passeios de buggy, apresenta excelente infraestrutura de hotéis, bares e restaurantes.

Porto das Dunas

Praticamente um bairro de Fortaleza, abriga o Beach Park – um dos maiores complexos aquáticos do mundo –, passeio praticamente obrigatório para quem vai ao Ceará. O Porto das Dunas também é procurado por praticantes de surfe e esportes radicais, como off road.

Roteiro cultural

Theatro José de Alencar

Construído na fase próspera resultante do cultivo do algodão, mesma época em que foram criados o Instituto do Ceará e a Academia Cearense de Letras. Rua Líbero Barroso – Centro.

Catedral de Fortaleza

Projetada pelo arquiteto francês George Maunier, sua construção teve início no começo da década de 1930. Foi inaugurada no final da década de 1970. Rua São José, – Centro.

Fortaleza Nossa Senhora de Assunção

 Considerado o marco zero da cidade, o forte, antes nomeado Forte de São Sebastião, foi construído em meados do século XVII pelos holandeses, que invadiram a região. Depois de muitos anos de combates entre holandeses e portugueses, estes o recuperaram definitivamente e o renomearam.  Av. Alberto Nepomuceno – Centro.

Centro Dragão do Mar

Localizado na praia de Iracema, o espaço possui aproximadamente 30 mil metros quadrados e abriga museu, teatro, memorial e salas de cinema, além de auditório e planetário. Programa imperdível para quem aprecia arte e cultura.

Estoril

Para quem não resiste aos encantos da boemia, o Estoril, também na Praia de Iracema, é um bairro bucólico e charmoso com grande concentração de bares e restaurantes. Ali, passado e presente encontram-se em meio a suas vias estreitas e construções antigas. Rua Tabajaras, 359 – Centro.

Dicas
O Fortal – Carnaval fora de época – acontece no mês de julho. O evento é muito concorrido e os hotéis ficam lotados, portanto, o ideal é fazer a reserva com antecedência.
Em outubro é a vez do Ceará Music, festival de rock com apresentações de bandas locais, nacionais e internacionais. 

Conheça outros pontos de interesse no Ceará

Veja hotel:

Escolha e server seu hotel em:

Canoa Quebrada | Jiricoacora