Florida

Sobre a Flórida

O Estado da Flórida, localizado no sudeste dos Estados Unidos, corresponde à porção mais meridional do país, com uma ponta avançando pelo mar do Caribe. O estado é também bi-lingue pois, além do inglês, uma parcela significativa da população da Flórida se expressa em espanhol.

Embora a Flórida, como o nome já sugere, tenha sido colonizada por espanhóis e anexada aos Estados Unidos somente em 1819, a principal razão da importância do espanhol como segunda língua do Estado é a intensa imigração de hispânicos, sobretudo cubanos, já que a distância entre a ilha de Fidel e a costa da Flórida ficarem relativamente perto. Por isso, com um “portunhol” razoável qualquer brasileiro, mesmo que não fale inglês, se vira por lá; por isso mesmo, pelo fato de as passagens serem relativamente baratas e por ser um paraíso do consumo, muitos brasileiros vão a Miami para fazer compras ou dar uma esticada à Disney.

Durante a Guerra Civil americana o Estado juntou-se aos Confederados. Somente 3 anos após a vitória das forças da União, em 1868 (a Guerra Civil terminou em 1865), o Estado da Flórida voltou a fazer parte dos Estados Unidos.

A Flórida, embora seja um dos grandes exportadores norte-americanos de larajanja e sucos, vive principalmente do turismo, tanto interno como internacional, já que o estado é rico em atrações turísticas e tem regiões de grande beleza natural como The Keys e Fort Lauderdale, com lindas praias, e canais que lhe renderam o apelido (meio exagerado a nosso ver…) de Veneza americana. A Flórida possui também áreas de preservação ambiental, com eco-sistemas com grande biodiversisidade, caso dos Everglades.

A costa da Flórida

Dica importante: O estado da Flórida vive em constante neura com o risco de pragas agrícolas atingirem suas plantações de cítricos. É portanto expressamente proibido ter qualquer frutas, sobretudo laranja em sua bagagem. As penalidades são severas.

Mapa da Flórida

Como ir

Avião

Há voos diretos do Brasil para Miami, na Flórida pelas empresas TAM e American Airlines. A TAM voa também para Orlando.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis na Flórida

Miami é uma ótima referência de cidade onde se hospedar na Flórida. Sawgrass, na cidade de Miami, é um local indicado para quem quer fazer compras. Kendall e South Miami são outras boas localizações. Se escolher Miami Beach é bom estar de carro, mas procure hotel com estacionamento pois não é fácil achar onde estacionar.

Escolha e reserve seu hotel em Miami

Escolha e reserve seu hotel em Miami Beach

Escolha e reserve seu hotel em Orlando

Escolha e reserve seu hotel em Key West

Melhor época

Qualquer época, o inverno é suave. Infelizmente, porém, de junho a novembro é época de tufões.

Vídeo sobre a Flórida

Os destinos turísticos favoritos dos brasileiros

Na Flórida ficam também grandes destinos turísticos favoritos dos brasileiros: Miami, Miami Beach, Orlando, base para se visitar a Disney World, o mega parque de diversões e o Everglades National Park, a 56 km de Miami, um gigantesco pantanal que pode ser percorrido de barco.

Boca Raton no Condado de Palm Beach tem uma arquitetura inspirada em modelos hispânicos e mediterrâneos e um rígido código urbano que proibe prédios altos e out-doors, o que confere um visual parituclarmente agradável à cidade.

Orlando e Disney

Orlando

Orlando, também na Flórida, é uma grande cidade moderna que cresceu muito nos últimos anos. É conhecida por ser um ponto “estratégico” para quem vai à Disneyworld, a aproximadamente 35 quilômetros dali. É possível se hospedar na Disney Word, mas os hotéis são mais caros. Há mais opções e preços melhores em Orlando e transporte fácil até o parque.

Orlando é uma cidade que soube aproveitar seu quadro natural com lagos, belas palmeiras e plantas tropicais. Um dos mais bonitos é o lago Eola, com um chafariz no centro. Um dos lugares interessantes de Orlando é a Church Street Station, uma região recuperada e que hoje é uma das atrações turísticas da cidade, com seus bares e restaurantes animados. O destaque fica para o Rosie O Gradys Goodtime Emporium, aberto em 1974, decoração Velho Oeste, com vários ambientes, uma das atrações turísticas da cidade de Orlando.Trata-se de um lugar ótimo para se comer, tomar uns drinks e escutar um jazz ou rock. Uma das grandes atrações do Rosie O Gladys é o Dixieland Jazz Revue, com suas Can-Can Girls.

A impressão que se tem é que toda a região de Orlando está se tornado uma espécie de mega planeta da diversão com seus super criativos parques temáticos. É o caso do Aquatica – SeaWorlds Waterpark (5800 Water Play Way Orlando, FL 32821) e os parques da Universal – Universal Studios, Universal s Islands of Adventure e Universal CityWalk.

Walt Disney World

Walt Disney World, o maior parque de diversões do planeta, fica a 35 km de Orlando. A maioria das pessoas vai a Orlando especialmente para visitar a Disney World, considerada uma das grandes atrações turísticas dos Estados Unidos. Aliás, a Flórida é o terceiro Estado americano mais visitado nos Estados Unidos. O engraçado é que seus múltiplos brinquedos e cenários, às vezes acabam divertindo muito mais aos pais do que às crianças!

Perto da Disney World existem dezenas de outras atrações. Ao lado, ligado à Disney World por um monorail (trenzinho), está o Epcot Center, um parque temático onde se aprende muito sobre a evolução da humanidade e do próprio planeta, num cenário futurista com grandes efeitos especiais que proporciona uma viagem pelo mundo do conhecimento. Muitos pacotes incluem já Miami, Orlando, a Disney World etc). Disney

Pacotes e excursões

Há uma grande variedade de pacotes turisticos para a Flórida. O mercado de turismo oferece desde pacotes econômicos de apenas duas noites com traslado, passagem aérea e hotel, até pacotes com maior duração, que incluem Miami, Orlando, a Disney, The Keys e até o Everglades. Normalmente os pacotes incluem passagem aérea, traslado e hospedagem.

A Flórida é um destino onde os pacotes fly and drive (que incluem o aluguel do carro) podem ser interessantes, principalmente pra quem vai rodar pelo Estado ou pelo país. Se seu interesse é apenas visitar a Disney com crianças, esqueça o carro.

Diferentemente dos pacotes, as excursões costumam incluir visitas e passeios. Isso geralmente é feito em um grupo, acompanhado de um guia.

As excursões para Orlando e Disney incluem os brinquedos do parque, o parque aquático, O Epcotcenter, o aquário, a visita aos estúdios da Universal, shows, jardim zoológico e muito mais. A quantidade de brinquedos e oportunidades de diversão na Disney é inesgotável.

Há excursões e pacotes turísticos com 5, 7 ou 12 noites. Os preços, naturalmente, não dependem apenas da duração dos pacotes, mas também do padrão de hospedagem escolhido.

No final do ano costuma haver pacotes para réveillon na Flórida (em Miami ou Orlando), bem como pacotes com hospedagem em resorts ou direcionados a compras.

As opções são tantas que você deve examinar com atenção o que as agências de viagem e operadoras oferecem em seus sites.

Dicas

 Site de turismo da Flórida

– Se puder viaje para a Flórida na baixa estação. Seu pacote pode custar até 40% mais barato.

– Solicite por escrito (pode ser por e-mail) o que está incluído em seu pacote, o que deve ser pago à parte, a forma de pagamento etc.