Eventos em New York

Acessar Sumário  •   Índice Remissivo de atrações

Eventos em New York: os principais eventos

Saber com antecedência que eventos, feiras e exposições irão rolar em Nova York é um cuidado inteligente na preparação de sua viagem. Consulte o calendário de eventos no site oficial de turismo de Nova York.

Nova York, com uma população formada por pessoas de todas as partes do mundo, é rica em eventos. São muitas as festas das diferentes comunidades que se reúnem para celebrar sua cultura, seus hábitos, suas crenças, sua história.

Mapa de New York

A magia dos eventos em New York

A magia dos eventos é você poder se transformar de observador em protagonista; não apenas assistir, mas participar da festa. Você come, bebe, discute, conhece pessoas, dança, aprende. Existem eventos gratuitos, pagos, particulares ou públicos; em espaços fechados ou abertos; que duram poucas horas ou se prolongam por muitos dias. Participar de alguns eventos exige reserva.

Na época de Natal, Nova York está sempre cheia. Mas não é para menos; a cidade fica especialmente bonita nessa época do ano, com as elaboradas decorações das vitrines, a famosa árvore de Natal do Rockfeller Center, os rinques de patinação no gelo… Com um pouco de sorte, pode até nevar. É um show! E se você esticar até o Ano Novo, aproveita as super liquidações que começam logo após o Natal e comemora o Ano Novo no Times Square. Se decidir visitar a cidade nessa época ou por ocasião de eventos, faça reservas antecipadas.

No período entre Thanksgiving (Ação de Graças), na 4ª quinta-feira de novembro, e o primeiro fim de semana de dezembro, quando a árvore de Natal é acesa, todas as grandes lojas de departamento orgulhosamente apresentam suas vitrines.

Eventos mê a mês

Janeiro

Winter Restaurant – Week Durante uma semana no fim de janeiro você tem a oportunidade de experimentar alguns dos restaurantes caros e famosos de Nova York por um preço bem acessível: um menu especial com entrada, prato principal e sobremesa no almoço sai por US$ 20 e, no jantar, por US$ 30. Para verificar a lista dos restaurantes participantes, consulte www.nycvisit.com.

Fevereiro

Black History Month – Durante todo o mês há eventos celebrando a cultura afro-americana.

Fashion Week – Semana da Moda, na 2ª semana do mês.

Valentine’s Day – Dia 14. Corresponde ao Dia dos Namorados no Brasil. Os restaurantes ficam lotados para o jantar, com menus especiais a um preço também especial. Se você não reservou, é melhor levar sua namorada para comer um cachorro-quente na rua…

Março

St. Patrick Dia 17 – Festa tradicional irlandesa que homenageia São Patrício, padroeiro dos nova-iorquinos católicos. Nesse dia acontece a Parada de St. Patrick na 5th Avenue, entre a 44th e a 86th Streets, regada a muita cerveja, ao som de gaitas de foles.

New York International Auto Show – Exposição de automóveis que ocorre no fim de março e começo de abril no Jacob K. Javits Convention Center.

Abril

Easter Parad – Desfile realizado na 5th Avenue, entre a 49th e a 57th Streets no Domingo de Páscoa. No gramado do Central Park, a criançada busca ovos de Páscoa; a participação é livre, leve seus filhos.

Maio

9th Avenue Food Festival – Festival de pratos do mundo todo que ocorre anualmente desde a década de 1970 na 9th Avenue, fechada à circulação de veículos entre a 37th e a 57th Streets.

Lower East Side Festival Of Arts – No último final de semana de maio. Apresentações de teatro, poesia, filmes. A maior parte delas acontece no Theater for the City of New York, outras são realizadas ao ar livre. Consulte a programação no site Lower East Side Festival Of Arts

Junho

New York Lesbian and Gay Festival – Festival de cinema GLS. Filmes são apresentados em diversos lugares na cidade. Site: New York Lesbian and Gay Festival

Gay Pride Day – No final do mês. Paradas divertidas, com muita fantasia e festa em Greenwich Village. Imperdível para quem curte festas de rua animadas, independentemente da orientação sexual.

JVC Jazz Festival – Nas duas primeiras semanas de junho. Grandes nomes do jazz apresentam-se em Nova York. Preços bem mais salgados do que os do Bell Atlantic Festival. Site: JVC Jazz Festival

Museum Mile Festival – No início de junho. A 5th Avenue é fechada entre a 82nd e a 104th Streets e fica lotada de artistas de ruas e uma multidão de espectadores. Os nove museus situados na avenida não cobram entrada.

Human Rights Film Festival – Em meados de junho. São duas semanas de filmes sobre os direitos humanos, com diretores de vários países. Site: Human Rights Film Festival

Summer Stage – (Rumsey Playfield, Central Park) Estilos e influências que não se encontram em nenhum outro festival. Há 20 anos o Summer Stage recebe artistas já consagrados, assim como outros emergentes, cuja performance os projeta internacionalmente. Além de música, a programação conta com exibição de filmes e espetáculos musicais. Os concertos em sua maioria são gratuitos, mas há também shows beneficentes com artistas conhecidos, que geralmente são anunciados no mês de abril e cujos ingressos podem se esgotar rapidamente. Confira a programação no site oficial Summer Stage

Julho

Independence Day – Dia 4 de julho, data nacional americana. Fogos de artifício no Hudson River.

International Theater Festival – No Lincoln Center. Estende-se por três semanas. As apresentações são disputadas, vai gente do mundo todo. Informe-se e reserve com antecedência pelo site International Theater Festival

Bastille Day – Dia 14 de julho, comemoração da Revolução Francesa, na 60th Street entre a 5th e a Lexington Avenues. Comidas, bebidas e festa.

Lincoln Center Midsummer Night Swing – Música ao vivo à noite. As pessoas se reúnem para dançar de tango a salsas. A programação muda todos os dias.

New York Philharmonic -(Great Lawn, Central Park) Todos os anos, a Filarmônica de Nova York realiza concertos gratuitos ao ar livre em parques de Nova York e Nova Jersey. Site: New York Philharmonic

Metropolitan Opera – Duas noites com espetáculos distintos. Já se imaginou assistindo a uma famosa ópera sentado no gramado do Central Park, ao final de um longo dia de verão? Não perca, a entrada é franca.

Agosto

Férias escolares. – Os nova-iorquinos que não puderam viajar vão para o Central Park tomar sol, andar de bicicleta ou ouvir música; há sempre grupos tocando aqui e ali.

Harlem Day – Último sábado de agosto. Músicas, danças e soul food. As pessoas se concentram perto da 120th Street e do Adam Clayton Boulevard. | Fiesta Folklorica Festival Porto-riquenho. No último domingo de agosto no Central Park.

Setembro

Labor Day – Na 5th Avenue entre a 42nd e a 72nd Streets. O Dia do Trabalho nos Estados Unidos cai na primeira segunda-feira de setembro, diferentemente da maioria dos países industrializados, que a comemoram no dia 1º de maio, data mal-vista na história dos EUA, pois oito líderes sindicais americanos morreram enforcados em Chicago em 1886 por organizarem manifestações no dia primeiro de maio daquele ano. Como a data foi adotada pelos bolcheviques quando estes tomaram o poder na URSS, os Estados Unidos escolheram outro dia como Labor Day.

African-American Day Parade – Festa afro-americana no Harlem, com desfiles que partem do Adam Clayton Boulevard

San Gennaro – Em meados de setembro em Little Italy. A famosa festa italiana dura cerca de dez dias. Animação, comilança e muita música. San Gennaro é o patrono de Nápoles, de onde vieram muitos imigrantes. Essa festa também existe em outras cidades de imigração italiana, como São Paulo.

Outubro

Hispanic Day – Parade Festa latino-americana na 5th Avenue entre a 44th e a 72nd Streets.

Columbus Day – Comemoração da chegada de Cristovão Colombo à América. Na 2ª segunda-feira de outubro. Desfile na 5th Avenue entre a 44th e a 86th Streets. Quando líderes índios foram convidados a participar dessa festa, responderam: “Vocês estão brincando?”

Halloween Dia 31 – Parada à noite com todo mundo fantasiado na 6th Avenue e na Spring Street. De origem pagã, é a festa “das almas”, uma das mais importantes festas americanas. Fora do centro da cidade, ainda existe o costume de a criançada sair fantasiada nas ruas, batendo nas portas das casas e pedindo doces: Tricks or treats! (“Dê-nos guloseimas ou faremos travessuras”).

Novembro

New York Marathon – Corrida de rua de Staten Island ao Central Park, com participantes do mundo todo.

Veteran Day Parade -(Dia do Veterano) Dia 11, na 5th Avenue, da 42nd à 26th Streets. Você verá pelas idades aparentes dos que desfilam em que guerras lutaram. Muitos combatentes do Vietnã recusam-se a participar.

Thanksgiving Day- (Dia de Ação de Graças) Na 4ª quinta-feira de novembro. Desfile de carros alegóricos, fantasias, um verdadeiro carnaval americano, que começa no Central Park West e atravessa a Broadway.

Dezembro

Início do período natalino-  Iluminação da gigantesca árvore de Natal do Rockefeller Center. Suas luzes coloridas são acesas exatamente às 18h da primeira terça-feira de dezembro, a cada ano. A região fica abarrotada de gente.

New Year’s Eve – (Ano Novo) Mesmo que a temperatura esteja de congelar pingüim, uma barulhenta multidão se reúne na Times Square para a passagem do ano.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

New York - Capa pequena para guiaonline

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Line Nova York, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

Links afins