Eventos em New York

Eventos em New York: os principais eventos

Saber com antecedência que eventos, feiras e exposições irão rolar em Nova York é um cuidado inteligente na preparação de sua viagem. Consulte o calendário de eventos no site oficial de turismo de Nova York.

Nova York, com uma população formada por pessoas de todas as partes do mundo, é rica em eventos. São muitas as festas das diferentes comunidades que se reúnem para celebrar sua cultura, seus hábitos, suas crenças, sua história.

Mapa de New York

A magia dos eventos em New York

A magia dos eventos é você poder se transformar de observador em protagonista; não apenas assistir, mas participar da festa. Você come, bebe, discute, conhece pessoas, dança, aprende. Existem eventos gratuitos, pagos, particulares ou públicos; em espaços fechados ou abertos; que duram poucas horas ou se prolongam por muitos dias. Participar de alguns eventos exige reserva.

Na época de Natal, Nova York está sempre cheia. Mas não é para menos; a cidade fica especialmente bonita nessa época do ano, com as elaboradas decorações das vitrines, a famosa árvore de Natal do Rockfeller Center, os rinques de patinação no gelo… Com um pouco de sorte, pode até nevar. É um show! E se você esticar até o Ano Novo, aproveita as super liquidações que começam logo após o Natal e comemora o Ano Novo no Times Square. Se decidir visitar a cidade nessa época ou por ocasião de eventos, faça reservas antecipadas.

No período entre Thanksgiving (Ação de Graças), na 4ª quinta-feira de novembro, e o primeiro fim de semana de dezembro, quando a árvore de Natal é acesa, todas as grandes lojas de departamento orgulhosamente apresentam suas vitrines.

Eventos mês a mês

Janeiro

Winter Restaurant

Week Durante uma semana no fim de janeiro você tem a oportunidade de experimentar alguns dos restaurantes caros e famosos de Nova York por um preço bem acessível: um menu especial com entrada, prato principal e sobremesa no almoço sai por US$ 20 e, no jantar, por US$ 30. Para verificar a lista dos restaurantes participantes, consulte www.nycvisit.com.

Fevereiro

Black History Month

Durante todo o mês há eventos celebrando a cultura afro-americana.

Fashion Week

Semana da Moda, na 2ª semana do mês.

Valentine’s Day

Dia 14. Corresponde ao Dia dos Namorados no Brasil. Os restaurantes ficam lotados para o jantar, com menus especiais a um preço também especial. Se você não reservou, é melhor levar sua namorada para comer um cachorro-quente na rua…

Março

St. Patrick Dia 17

Festa tradicional irlandesa que homenageia São Patrício, padroeiro dos nova-iorquinos católicos. Nesse dia acontece a Parada de St. Patrick na 5th Avenue, entre a 44th e a 86th Streets, regada a muita cerveja, ao som de gaitas de foles.

New York International Auto Show

Exposição de automóveis que ocorre no fim de março e começo de abril no Jacob K. Javits Convention Center.

Abril

Easter Parad

Desfile realizado na 5th Avenue, entre a 49th e a 57th Streets no Domingo de Páscoa. No gramado do Central Park, a criançada busca ovos de Páscoa; a participação é livre, leve seus filhos.

Maio

9th Avenue Food Festival

Festival de pratos do mundo todo que ocorre anualmente desde a década de 1970 na 9th Avenue, fechada à circulação de veículos entre a 37th e a 57th Streets.

Lower East Side Festival Of Arts

No último final de semana de maio. Apresentações de teatro, poesia, filmes. A maior parte delas acontece no Theater for the City of New York, outras são realizadas ao ar livre. Consulte a programação no site Lower East Side Festival Of Arts

Junho

New York Lesbian and Gay Festival

Festival de cinema GLS. Filmes são apresentados em diversos lugares na cidade. Site: New York Lesbian and Gay Festival

Gay Pride Day

No final do mês. Paradas divertidas, com muita fantasia e festa em Greenwich Village. Imperdível para quem curte festas de rua animadas, independentemente da orientação sexual.

JVC Jazz Festival

Nas duas primeiras semanas de junho. Grandes nomes do jazz apresentam-se em Nova York. Preços bem mais salgados do que os do Bell Atlantic Festival. Site: JVC Jazz Festival

Museum Mile Festival

No início de junho. A 5th Avenue é fechada entre a 82nd e a 104th Streets e fica lotada de artistas de ruas e uma multidão de espectadores. Os nove museus situados na avenida não cobram entrada.

Human Rights Film Festival

Em meados de junho. São duas semanas de filmes sobre os direitos humanos, com diretores de vários países. Site: Human Rights Film Festival

Summer Stage

(Rumsey Playfield, Central Park) Estilos e influências que não se encontram em nenhum outro festival. Há 20 anos o Summer Stage recebe artistas já consagrados, assim como outros emergentes, cuja performance os projeta internacionalmente. Além de música, a programação conta com exibição de filmes e espetáculos musicais. Os concertos em sua maioria são gratuitos, mas há também shows beneficentes com artistas conhecidos, que geralmente são anunciados no mês de abril e cujos ingressos podem se esgotar rapidamente. Confira a programação no site oficial Summer Stage

Julho

Independence Day

Dia 4 de julho, data nacional americana. Fogos de artifício no Hudson River.

International Theater Festival

No Lincoln Center. Estende-se por três semanas. As apresentações são disputadas, vai gente do mundo todo. Informe-se e reserve com antecedência pelo site International Theater Festival

Bastille Day

Dia 14 de julho, comemoração da Revolução Francesa, na 60th Street entre a 5th e a Lexington Avenues. Comidas, bebidas e festa.

Lincoln Center Midsummer Night Swing

Música ao vivo à noite. As pessoas se reúnem para dançar de tango a salsas. A programação muda todos os dias.

New York Philharmonic

(Great Lawn, Central Park) Todos os anos, a Filarmônica de Nova York realiza concertos gratuitos ao ar livre em parques de Nova York e Nova Jersey. Site: New York Philharmonic

Metropolitan Opera

Duas noites com espetáculos distintos. Já se imaginou assistindo a uma famosa ópera sentado no gramado do Central Park, ao final de um longo dia de verão? Não perca, a entrada é franca.

Agosto

Férias escolares

Os nova-iorquinos que não puderam viajar vão para o Central Park tomar sol, andar de bicicleta ou ouvir música; há sempre grupos tocando aqui e ali.

Harlem Day

Último sábado de agosto. Músicas, danças e soul food. As pessoas se concentram perto da 120th Street e do Adam Clayton Boulevard. | Fiesta Folklorica Festival Porto-riquenho. No último domingo de agosto no Central Park.

Setembro

Labor Day

Na 5th Avenue entre a 42nd e a 72nd Streets. O Dia do Trabalho nos Estados Unidos cai na primeira segunda-feira de setembro, diferentemente da maioria dos países industrializados, que a comemoram no dia 1º de maio, data mal-vista na história dos EUA, pois oito líderes sindicais americanos morreram enforcados em Chicago em 1886 por organizarem manifestações no dia primeiro de maio daquele ano. Como a data foi adotada pelos bolcheviques quando estes tomaram o poder na URSS, os Estados Unidos escolheram outro dia como Labor Day.

African-American Day Parade

Festa afro-americana no Harlem, com desfiles que partem do Adam Clayton Boulevard

San Gennaro

Em meados de setembro em Little Italy. A famosa festa italiana dura cerca de dez dias. Animação, comilança e muita música. San Gennaro é o patrono de Nápoles, de onde vieram muitos imigrantes. Essa festa também existe em outras cidades de imigração italiana, como São Paulo.

Outubro

Hispanic Day

Parade Festa latino-americana na 5th Avenue entre a 44th e a 72nd Streets.

Columbus Day

Comemoração da chegada de Cristovão Colombo à América. Na 2ª segunda-feira de outubro. Desfile na 5th Avenue entre a 44th e a 86th Streets. Quando líderes índios foram convidados a participar dessa festa, responderam: “Vocês estão brincando?”

Halloween Dia 31

Parada à noite com todo mundo fantasiado na 6th Avenue e na Spring Street. De origem pagã, é a festa “das almas”, uma das mais importantes festas americanas. Fora do centro da cidade, ainda existe o costume de a criançada sair fantasiada nas ruas, batendo nas portas das casas e pedindo doces: Tricks or treats! (“Dê-nos guloseimas ou faremos travessuras”).

Novembro

New York Marathon

Corrida de rua de Staten Island ao Central Park, com participantes do mundo todo.

Veteran Day Parade

(Dia do Veterano) Dia 11, na 5th Avenue, da 42nd à 26th Streets. Você verá pelas idades aparentes dos que desfilam em que guerras lutaram. Muitos combatentes do Vietnã recusam-se a participar.

Thanksgiving Day

(Dia de Ação de Graças) Na 4ª quinta-feira de novembro. Desfile de carros alegóricos, fantasias, um verdadeiro carnaval americano, que começa no Central Park West e atravessa a Broadway.

Dezembro

Início do período natalino

Iluminação da gigantesca árvore de Natal do Rockefeller Center. Suas luzes coloridas são acesas exatamente às 18h da primeira terça-feira de dezembro, a cada ano. A região fica abarrotada de gente.

New Year’s Eve

(Ano Novo) Mesmo que a temperatura esteja de congelar pingüim, uma barulhenta multidão se reúne na Times Square para a passagem do ano.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro