Escolha sua viagem por línguas que você fala

FRANÇA EXTRA

Escolha sua viagem por línguas que você fala

Você não precisa falar nepalês para conhecer Katmandu ; mas se não domina o idioma do país para onde quer ir, ter pelo menos alguma noção de inglês é fundamental. Se não existisse a língua inglesa o turismo talvez não existisse…

Em alguns casos, se você não fala inglês nem o idioma local, mas domina outras línguas, também é possível se comunicar.

Muitos países apresentam grandes dificuldades de comunicação pois, salvo raras exceções, a maioria da população não fala nenhum idioma senão o próprio! Infelizmente, quem só fala português não tem outro jeito, salvo se tiver espírito realmente aventureiro: ou pega uma excursão ou se limita aos países onde um “portunhol” arranhado pode resolver.

Onde se fala…

Inglês – Língua internacional por excelência, gostemos ou não… É língua oficial de países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, Escócia, Irlanda, Canadá, Guiana Inglesa, África do Sul, diversas ilhas do Caribe. É uma das línguas oficiais da Índia e é compreendida em quase todo o mundo.

Francês Língua oficial da França (ah, oui!), uma das línguas oficiais da Bélgica, Canadá, Suíça, Luxemburgo, Mônaco, Guiana Francesa, Haiti e diversas ilhas do Caribe, Egito,  MarrocosTunísia, Líbano… e parte da África Negra. Os mais idosos a falam no Laos e no Vietnã. É compreendida por muita gente em outros países, como Síria, Egito, Israel, Grécia e Itália.

Alemão Língua oficial da Alemanha, Áustria; uma das línguas oficiais da Suíça e de Luxemburgo. É compreendida por muita gente na Holanda, nos países escandinavos e nos países turísticos mediterrâneos (Grécia e Itália). É quase uma segunda língua, mais falada do que o inglês, na Europa Oriental (Polônia, República Tcheca, Eslováquia, Hungria ).

Italiano Língua oficial da Itália , uma das línguas oficiais da Suíça.Muita gente a compreende nos países europeus vizinhos, principalmente na Grécia, em ilhas importantes como Rodes, ocupada pelos italianos durante anos.

Espanhol  Língua oficial da Espanha e de quase toda a América Latina: Argentina,  Chile,  Bolívia, PeruMéxicoCaribe. Tornou-se quase uma segunda língua em boa parte dos Estados Unidos, no sul principalmente, na Flórida, na Califórnia e na região fronteiriça com o México. Muita gente fala espanhol, ou pelo menos compreende, na Europa Ocidental e no norte do Marrocos.O castelhano falado na Argentina é, para os brasileiros, fácil de entender. O “lunfardo” é a gíria típica portenha. Expressões em lunfardo aparecem em letras de tango que, aliás, nasceu em Buenos Aires.

Holandês  Língua oficial da Holanda, de parte da Bélgica e de algumas ilhas do Caribe. Na África do Sul, fala-se um dialeto derivado do holandês.

Português  Língua oficial de Portugal, Brasil, Moçambique, Cabo Verde e Angola; compreendida pelos mais velhos em Goa (Índia ) e no Timor Leste. Em cidades como Lisboa, Porto e Coimbra comprende-se tudo (ou quase tudo…) o que falam, mas no interior do país, em regiões como Trás-dos-Montes a coisa complica. Que língua esses gajos estão a falar, ô pá?

Vai viajar? Que tal começar a aprender uma língua estrangeira?

Você fala um inglês básico, mas seu sotaque não é lá essas coisas? Que tal chegar a Nova York falando inglês como um novaiorquino? Matthew, americano de Nova York, nosso colaborador, (Matthew Thomas participou da elaboração do GTB Nova York)
que está morando em São Paulo, dá aulas de conversação: nativeNYenglishteacher@gmail.com

Guias de viagem: para que servem?

Guias de viagem são livros com informações específicas sobre determinado país, região ou cidade. Existem guias de diversos tipos: os que dão maior ênfase aos aspectos históricos e culturais, os que ressaltam a indicação de hotéis e restaurantes, os que privilegiam as opções econômicas (querendo ensinar você a viajar durante 15 dias com US$ 10 ou coisa parecida), os que são mais indicados para quem quer viajar de automóvel num determinado país…

Conheça os títulos

Nossos guias on-line oferecem gratuitamente o conteúdo total dos títulos impressos, vendidos durante os últimos dez anos nas melhores livrarias. Esse conteúdo é, inclusive, superior ao dos guias impressos, pois foi atualizado, enriquecido com mais informações e um grande número de imagens. Bastar acessar este site em qualquer lugar onde haja wi-fi disponível. Você pode fazer isso utilizando seu tablet, lap-top ou mesmo do celular. 

Argentina • Bahia • Chile • Itália • New York •  Nova York • PeruPortugal •    

O que falam sobre os guias de viagem GTB

Opiniões  sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro) quando de seu lançamento.

As opiniões são referentes à primeira edição, as redações de turismo não costumam comentar as edições seguintes

Links afins