Documentação para viagem ao Chile

passaport_novo

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário Chile • Índice remissivo alfabético do Chile

Documentação para viagem ao Chile

Passaporte ou carteira de identidade?

Para visitar o Chile, os brasileiros não precisam nem mesmo de passaporte; se preferir, basta levar sua carteira de identidade (RG) original e em perfeito estado. A foto do RG deve permitir sua identificação: se a carteira tiver mais de dez anos ou se estiver em mau estado ela poderá não ser aceita. É melhor tirar segunda via. Só o novo modelo de carteira de identidade é aceito.  Atenção: não serve cópia do RG, mesmo autenticada e não valem para esse fim as cédulas de identidade profissionais (OAB, CREA etc.).

O passaporte pode ser obtido ou renovado (com alguma antecedência)

Isso deve ser feito em um dos postos de atendimento do Departamento de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras (DPMAF) da Polícia Federal no estado em que mora. Há uma burocracia a ser seguida: veja detalhes no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br). Em alguns momentos no Brasil o agendamento para tirar passaporte só é possível para datas dali a meses. Por isso mesmo, se pretende viajar com passaporte, cuide disso o quanto antes.

Formulário de entrada no país

Antes de entrar em território chileno, ainda no avião, lhe será dado um formulário que você deve preencher e, ao desembarcar, apresentar ao serviço de imigração. Eles ficarão com uma via e deixarão outra com você, depois de carimbá-la. Guarde-a em lugar seguro, pois deverá devolvê-la quando sair do país.

Carteira Internacional de Habilitação

Caso pretenda alugar automóvel, não se esqueça de levar Carteira Internacional de Habilitação, teoricamente exigida no Chile, mas uma exigência nem sempre observada. Raramente você será parado. Mesmo quando isso acontece, a polícia chilena fecha os olhos ao fato de você ter consigo apenas com a carteira nacional. Mas se ocorrer um acidente, a falta de uma carteira internacional pode lhe causar problemas.  Como hoje as carteira internacionais têm a mesma validade de sua carta nacional e não apenas de alguns meses, como era antigamente, vale a pena tirar a habilitação internacional. Isso pode ser feito no próprio Detran.

Importante

Tire cópia das páginas de seu passaporte com sua foto, a data de emissão e o número do documento. Em caso de perda ou roubo (passaportes são sempre cobiçados e revendidos a traficantes), avise o consulado brasileiro e faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar