Dinheiro, Peru, Bolívia
Peru, nota de vinte soles
Dinheiro, Peru, Bolívia: Peru, nota de vinte soles

Dinheiro, Peru e Bolívia

Reais podem ser trocados na Bolívia e no Peru, mas a taxa de câmbio não é boa e não é em todo lugar que a moeda brasileira é aceita.

Levar dólares ou reais

O ideal é levar dólares, mais fáceis de serem trocados em qualquer lugar desde que as cédulas estejam em ótimo estado. Tanto no Peru quanto na Bolívia, é comum serem recusadas cédulas de dólares que contenham riscos, carimbos ou rasgos, ainda que minúsculos. Dólares que você está acostumado a trocar em qualquer parte do mundo são recusados sob pretextos que beiram o absurdo.

Diversifique seu fundo de viagem

O ideal é diversificar: ter consigo dinheiro vivo, mas levar também cartão de crédito internacional ou cartão pré-pago que você “carrega” com uma determinada soma em dólars em seu banco. Funciona com uma senha, mas é bom verificar com seu gerente se ela está funcionando. Sabemos de caso em que ela não funcionou porque não foi desbloqueada.

Cartões de crédito e cartões pré-pagos

Os cartões de crédito internacional são aceitos na maioria dos hotéis de duas ou mais estrelas, nos bons restaurantes e em lojas mais turísticas. Verifique a validade do seu cartão e renove-o, se for o caso, antes de viajar. Prefira cartões com chip e senha.

Cash

O dinheiro vivo, ou cash, pode ser bem útil. Não imagine que seu cartão, que foi tão útil em Paris ou New York, será bem recebido numa aldeia perdida dos Andes. Tenha na carteira uma pequena soma para despesas do dia a dia e o resto conserve numa bolsinha canguru na cintura, debaixo da roupa.

Câmbio

Não troque dinheiro em qualquer lugar: peça uma indicação no hotel ou no escritório oficial de turismo. Apesar de as moedas peruanas e bolivianas não serem valiosas como dólares e euros, há muitas cédulas falsificadas em circulação. Na fronteira ou no aeroporto, troque apenas o suficiente para as despesas mais imediatas, pois a taxa de câmbio não é boa. Depois, na cidade, você terá oportunidade de pesquisar com mais tranquilidade as melhores taxas. Procure pegar algumas notas de menor valor e moedas. Serão sempre úteis.
Embora seja possível “destrocar”, no aeroporto, o dinheiro bolivia-no ou peruano que sobrar, você perde um pouco no câmbio. Por isso mesmo, evite trocar somas elevadas nos últimos dias de viagem.

As moedas peruanas e boliviana

A moeda do Peru é o nuevo sol, dividido em 100 centavos. Há notas de 100, 50, 20, 10 e 5 nuevos soles e moedas de 1, 2 e 5 nuevos soles e de 50, 20, 10 e 5 centavos. Apesar da denominação, costuma-se falar soles e não nuevos soles. A moeda da Bolívia é o boliviano, dividido em 100 centavos. Há notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200 bolivianos, e moedas de 1 e 2 bolivianos e de 10, 20 e 50 centavos.

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Cultura e informação tornam sua viagem ao Peru muito mais fascinante:

Leia sobre a História do Peru e da sociedade inca.

O Peru antes dos incas • As origens dos incas •  A civilização inca
Os espanhóis chegam ao Peru • A lei e a moral inca  • Curiosidades sobre os Incas
A estrutura social incaica  • A expansão do Império • Huáscar e Atahualpa
A captura de Atahualpa pelos espanhóis • O fim do Império Inca
As consequência da conquista

Relatos de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.