Dicas sobre o Deserto do Atacama
Altiplano, Atacama, Chile
Altiplano, Atacama, Chile

Sumário do guia GTB Chile • Índice do guia GTB Chile

Dicas sobre o Deserto do Atacama

Mapa do Atacama

Temperaturas

Alguns podem passar mal no Atacama. Nos passeios a lugares mais elevados é indispensável levar roupas adequadas ao frio intenso, meias de lã, blusão e gorros forrados, pulôver, luvas, minhocão ou roupa polar sob o jeans. Quem sobe para o Altiplano (a mais de 4.000 metros!) para visitar os famosos gêiseres, pode ter que encarar, mesmo  no verão, temperaturas baixíssimas, abaixo de zero graus. No inverno é quase insuportável!

Mal de atitude

Outro problema é o mal de altitude (soroche ou apunamiento), que se torna mais sério à medida que você atinge os 3.500 m ou 4.000 m. Os principais sintomas são uma forte (e inesquecível!) dor de cabeça, falta de ar, inquietude, atordoamento, náuseas, diarreia, vômitos, taquicardia, cansaço extremo.  O mais importante é evitar esforços e caminhar devagar, sobretudo ao subir ladeiras ou escadas. Existe um comprimido à base de acetozalamida (nome genérico), utilizado para prevenir a hipofixia (vendido em todo canto nos países andinos). Às vezes, o próprio hotel o tem em estoque para seus clientes. Fale com seu médico antes de ir para lugares muito altos, principalmente se você tiver problemas de pressão arterial.

Insolação

Outros perigos do Atacama são a insolação do deserto e a secura extrema do ar. Em todos os passeios leve chapéu de abas largas para se proteger do sol, protetor solar, manteiga de cacau para os lábios e óculos escuros. Cuidado com a desidratação; tenha sempre consigo água mineral e beba, mesmo se não estiver com sede.

Água

Não beba outra água que não seja mineral. Evite pedrinhas de gelo em refrigerantes e sucos que levem água de torneira. Não exagere na alimentação, no álcool ou no cigarro.

Medicamentos

Leve do Brasil todos os medicamentos que você costuma utilizar e um kit básico para emergências. Tenha consigo antitérmico, analgésico, remédios para cólicas, diarreia, fígado… Uma virose por lá pode deixá-lo por dias trancado no quarto do hotel.

Você está em condições físicas de encarar certos programas?

Embora existam programas de diferentes níveis de dificuldade, desde escalada aos vulcões até outros bem mais fáceis, quem está muito fora de forma pode se ressentir. Se o máximo que você faz diariamente como exercício físico diário no Brasil é tomar o elevador até a garagem de seu prédio, onde pega o carro e vai trabalhar, pode não achar muito fácil encarar certas caminhadas em altitude ou em pleno deserto sob temperaturas elevadas.

Comece devagar 

No primeiro dia em San Pedro comece por programas leves em lugares de menor altitude antes de visitar os gêiseres e o Altiplano. Há passeios que podem ser feitos a pé, de bicicleta, de van ou a cavalo.

Vídeo sobre o Deserto do Atacama

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Importante

Não importa se você fará um passeio a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro nas proximidades de San Pedro ou para lugares mais distantes. Tenha sempre com você água (mineral!!!), protetor solar, chapéu e um mapa.