Cusco, Peru

Cusco, o umbigo do mundo

O ponto alto de toda viagem ao Peru, a cereja do bolo: Cusco foi capital de um dos maiores impérios que o mundo conheceu.  Os incas a chamavam de “umbigo do Mundo”.

Mapa de Cusco

Como ir

Veja pacotes e passagens aéreas para o Peru

Avião

Para Cusco – Não há voos diretos a partir do Brasil. É preciso fazer conexão em Lima. Se quiser voar pela mesma companhia, a TACA tem voos São Paulo-Lima-Cusco. Se você tem milhas da TAM que deseja aproveitar, voe São Paulo-Lima por essa companhia, mas o trecho até Cusco terá que ser feito pela peruana LAN ou pela colombiana TACA.

Há voos de Lima (1h15); de Arequipa (45min); e de Juliaca (0h45).

Trem

Há trens a partir de Puno, três vezes por semana. A classe econômica (Backpacker) foi suprimida (queremos registrar: achamos um desaforo!). Os trens de Puno para Cusco são agora reservados apenas ao turismo de luxo. As passagens são caras, mas incluem refeições e bebidas. Procure sentar-se do lado direito, se possível na janela. Horários e preços sofrem frequentes alterações: confirme-os no site www.perurail.com.

Ônibus

Pode ser uma surpresa para alguns, mas agora existe ônibus direto de São Paulo a Lima. São cinco dias para percorrer quase 6 mil km. Veja mais informações: Via Trolebus. De Lima e de Puno há ônibus para Cusco. Há ônibus a partir de Lima (uma viagem bastante cansativa: 1.643 km; 18 a 20h); de Arequipa (520 km, 10h); e de Puno (390 km, 8 a 9h).

Calcule na ponta do lápis o que é mais vantajoso para você.

Atenção

Os períodos de alta e de baixa estação variam de ano para ano e de uma companhia para outra. Informe-se junto a seu agente de viagens.

Veja passagens aéreas e pacotes

História: uma região habitada há mais de 3.000 anos.

A cidade está situada numa região habitada há mais de 3.000 anos. Sua história se confunde com antigas lendas. Quando os espanhóis ali chegaram no ano de 1533, ficaram de queixo caído. Cusco rivalizava em tamanho com as maiores cidades europeias da época, com a diferença de que tinha ruas e belas praças com calçamento de pedra e era muito mais limpa e organizada. Num primeiro momento os espanhóis trocaram o nome da cidade para Nova Toledo, mas a escolha não pegou. Ficou Cusco mesmo. Pedro de Cieza de León observa que Cusco era uma cidade “cosmopolita”, habitada por povos de todas as partes do império, separados por bairros e reconhecíveis por sua vestimenta, que os incas quiseram que conservassem. Se você prestar atenção notará que até hoje cada grupo de índias utiliza um tipo de chapéu diferente.

Hospedagem

A Plaza de Armas e arredores é, sem dúvida a região mais agradável e prática para você se hospedar em Cusco. O bairro de San Blás, no alto de uma ladeira, é descontraído e agradável, mas a subir várias quadras de ladeira íngrime para chegar lá, incomoda.

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Melhor época em Cusco

Se puder evitar a estação chuvosa de dezembro a fevereiro, melhor. As temperaturas dependem mais da altitude do que das estações e costumam ser frias o dia todo.
Saiba mais sobre a melhor época para ir a Cusco

O que é essencial conhecer

Embora o Peru tenha muito mais a oferecer, se o seu tempo ou seu dinheiro lhe impuserem uma escolha (uma dura escolha, diríamos!), concentre-se em Cusco, em Machu Picchu e no Vale Sagrado. Se você não conhecer essa região, nem comente com os amigos que esteve no Peru, pois ninguém o levará a sério… Em Cusco e em suas vizinhanças está o melhor do patrimônio colonial espanhol e do que restou da civilização inca. Machu Picchu, por exemplo, é classificado pela UNESCO como o mais importante sítio arqueológico da América do Sul. Está bom ou quer mais?

Uma cidade inca de arquitetura colonial espanhola

Cusco conserva vestígios de construções incas aproveitadas pelos espanhóis para construir suas igrejas e palácios. Além de, na sua sede por ouro, saquearem a cidade, em nome da Igreja, destruíram o mais fabuloso patrimônio arquitetônico sul-americano. Mesmo assim, no Vale Sagrado e nas proximidades de Cusco subsistem gigantescas edificações.

Um triste consolo é que, apesar de ter perdido seus templos incaicos, Cusco herdou um importante patrimônio arquitetônico barroco, o que faz dela a mais famosa cidade colonial do Peru; o equivalente às nossas cidades históricas mineiras.

Noite animadas – Cusco é bastante animada e possui boa infraestrutura hoteleira, restaurantes, bares, casas noturnas, agências de viagens, casas de câmbio e escritórios de companhias aéreas. Por outro lado, a presença maciça de estrangeiros atraiu também marginais, fazendo com que você tenha que andar de olhos bem abertos, evitando perambular sozinho em horários tardios e em ruas desertas e tomando especial cuidado nos mercados e estações. Ao desembarcar com sua bagagem, tome um táxi até o hotel.

Importante

 Cusco está situada a 3.400m de altitude. Quem começa a viagem ao Altiplano por lá, sem ter passando antes pela Bolívia, deve ter cuidados com a aclimatação.

A atrações em Cusco

Cusco possui um grande número de atrações, como muros incas, bairros pitorescos, igrejas coloniais, museus. Conheça as atrações em Cusco.

Atrações nos arredores

Há talvez mais atrações fascinantes nos arredores de Cusco, em particular, no Valle Sagrado. Algumas são imperdíveis. Para visitar as atrações nos arredores pode-se contratar uma excursão ou tomar um táxi. Conheça as atrações nos arredores de Cusco

Onde ir à noite

Macondo – Misto de bar e café em ambiente transado. <end./>  Cuesta San Blás, 571
Los Perros Lounge, uns dos lugares preferidos dos viajantes para drinques, papos e paqueras. Calle Tecseqocha, 436

Kamikase – Música ao vivo e agito que, no auge da temporada, avança noite adentro. Portal Cabildo (Plaza Rigocijo)

Blas – Café Bar Lounge Apesar de fora do centro é bem animado. Fecha aos domingos. Tandapata, San Blás

Hibrido – Um dos melhores lounges bar de Cusco. Calle Suecia, 385

Cross Keys  – Estilo pub irlandês, fundado por um inglês casado com uma peruana. Boa opção de cervejas. Calle Triunfu, 350, 2º andar

Endereços e telefones úteis

Servicio de Protección al Turista

Portal Carrizos, 250 (Plaza de Armas). Atende das 8h às 20h. Tel.    25-2974

Urgências médicas

Hospital Regional   Av. de la Cultura, s/n° Tel.   22-3691
Hospital Antonio Lorena   Plaza Belén <Tel   22-6511
Centro Médico Pardo   Calle Ayacucho, 222 Tel   24-0387

Companhias aéreas

TACA  Av. El Sol, 602
Lan Peru Av. El Sol, 627

Agências de viagens

Existem em Cusco, em profusão, agências de viagens que oferecem todo tipo de excursão. A qualidade dos serviços é variável. Compare preços. Solicite as informações por escrito. Se realizar algum pagamento como sinal, peça recibo. Lo que es combinado no es caro…

Peruvian Andes  – Treks Trilha Inca e outros passeios. Av. Pardo, 705 Tel.  22-5701 | 23-8911

Kantu  – Organiza passeios a cavalo e aluga motos, veículos 4×4 com e sem motorista e mountain bikes.   Portal Carrizos, 258 (Plaza de Armas)

Top Vacations  – Especializada em trekking. Portal de Panes, 109 (Plaza de Armas) www.hikingperu.com

United Mice Trilha Inca, rafting e outros passeios.  Av. Pachacuteq, 424 A5www.unitedmice.com

Cusco Travel Organiza excursões de 2 a 7 dias de duração, com opções de esportes radicais. Av. de la Cultura – Pasaje Constancia, 102 – Edif. Santa Fé Oficina 308

Aeroporto

Velasco Astete, s/nº Tel.   22-2611 | 22-2601

Dicas

Você pode adquirir no escritório de turismo o boleto turístico único que permite o ingresso às seguintes atrações: Catedral, Museo del Palacio Municipal, Museo de Sitio del Coricancha, Santa Catalina, San Blas, Museo Histórico Regional, Museo de Arte Religioso, Sacsahuamán, Quenqo, Tambomachay, Pisac, Ollantaytambo, Chinchero, Tipón e Pikillaqta

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.