Cruzeiros marítimos

Cruzeiro marítimo: como é

A experiência de participar de um cruzeiro marítimo é, para a imensa maioria das pessoas, a melhor possível. Em primeiro lugar, você não tem que ficar arrumando e desarrumando malas, procurando hotel ou se deslocando para estações e aeroportos com sua bagagem. É tranquilidade, mordomia, boa comida, boa bebida, piscina, paisagens, novas amizades, um tempo para ler, descansar e curtir.

Um cruzeiro marítimo pode ser uma boa opção tanto para famílias, como para casais ou mesmo grupos de amigos. Existem cruzeiros direcionados particularmente a solteiros, onde a paquera rola solta e inclusive cruzeiros marítimos especiais para o público GLS. Um cruzeiro marítimo constitui uma experiência inesquecível e, considerando-se que estão incluídas no preço despesas de transporte, hospedagem e alimentação (você só paga as bebidas), acaba saindo menos caro do que em geral se imagina. Nos cruzeiros marítimos que saem de portos brasileiros você economiza até o preço do avião.

Como escolher um cruzeiro marítimo?

Há cruzeiros marítimos no mundo todo. Para escolher um cruzeiro você tem que cruzar algumas variáveis. Uma delas é: o que você espera de seu cruzeiro marítimo? Que tipo de paisagem você aprecia? Quer praias tropicais, cidades históricas ou montanhas nevadas? Outra variável é: quanto você está disposto a gastar para participar de um cruzeiro marítimo? O preço cobrados variam, naturalmente, segundo o tipo de cabine que você escolhe, mas também de acordo com a categoria do navio (mais ou menos luxuoso) e o tempo de duração do cruzeiro.

Cruzeiros que saem de portos fora do Brasil têm o custo adicional das passagens aéreas até o porto de embarque. Coloque tudo na balança antes de se decidir. Lembre-se que os cruzeiros marítimos de ou para portos norte-americanos exigem visto dos Estados Unidos, que podem ser demorados.

Também é bom dar uma olhada nos sites das companhias que efetuam cruzeiros marítimos e ver como são os navios e as acomodações que elas propõe. Navios maiores e mais modernos jogam menos. As grandes embarcações de construção mais recente possuem estabilizadores que atenuam sensivelmente aquele balanço que acabava por deixar mareadas as pessoas que efetuavam viagens marítimas há algumas décadas. Hoje em dia poucas as pessoas enjoam em cruzeiros marítimos.

Escolha seu cruzeiro marítimo

Principais cruzeiros marítimos

Cruzeiros marítimos pela costa Atlântica da América do Sul

Partem do Rio de Janeiro ou de Santos e em direção ao nordeste do Brasil. Outros cruzeiros marítimos vão até Buenos Aires ou contornam a costa sul-americana pelo Cabo Horn, subindo a costa do Pacífico.

Cruzeiros marítimos pelo Caribe

O Caribe é um dos tradicionais roteiros dos cruzeiros marítimos. Golfo do México, Bahamas, Jamaica, Saint Martin e Aruba estão entre os destinos mais procurados.

Cruzeiros marítimos pela Polinésia Francesa

Bora-Bora, no Tahiti, Polinésia Francesa, em especial, é um sonho. Cruzeiros marítimos saem de Papeete, capital do Tahiti e fazem escala em Bora-Bora e em outras ilhas paradisíacas do Pacífico.

Cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo

(Ilhas gregas, Turquia, Egito, Marrocos, Tunísia, Malta, Itália, Croácia)

Cruzeiros marítimos pela Ásia

Navegam pela costa da Tailândia, com escala obrigatória em lugares como Bangkok, Phi-Phi Island, Koh Samui (verdadeiros paraísos tropicais!), na Tailândia, Bali, na Indonésia e outros destinos turísticos de primeira grandeza.

Cruzeiros marítimos transoceânicos São travessias do Brasil para a Europa e vice-versa em final de estação por lá ou por aqui. Há longos dias de navegação mas esses cruzeiros costumam parar nos portos do Mediterrâneo e no Nordeste Brasileiro.

Como escolher sua cabine ?

Quanto mais cedo você fazer sua reserva mais chances tem de escolher a cabine que mais lhe interessa. Independentemente do tipo de cabine que você escolher para seu cruzeiro marítimo, saiba que as melhores, onde se sente menos o balanço do mar, ficam no centro do navio. Elas têm ainda a vantagem de ficarem próximas aos elevadores e têm acesso mais fácil ao restaurante.

Que tipos de cabines que existem em um cruzeiro marítimo?

A escolha de uma cabine em um cruzeiro marítimo tem a ver em primeiro lugar com seu bolso… Há diferente tipos de cabines nos navios que fazem cruzeiros marítimos. As principais opções são:

1- Suites São mega-cabines sofisticadas com sala e quarto, varanda etc. Muito bem equipadas.

2- Cabines internas (sem janela)

3- Cabines externas Possuem uma janelinha. São mais caras do que as internas, mas a tal janelinha geralmente não pode ser aberta, você não vê nada porque a janela em questão vive embaçada. No nosso entender, o custo/benefício não compensa.

4 – Cabines externas com varanda Uma ótima opção. A cabine tem um tamanho razoável, é bem equipadinha e possui uma delícia varanda com cadeira de armar do lado de fora. Para quem quer fotografar é ótimo! Ela é, obviamente mais cara do que a cabines externas e internas.

Reserve seu cruzeiro

Restaurantes, cafés e bares nos cruzeiros marítimos

Todas as refeições estão incluídas nos cruzeiros marítimos, mas não as bebidas. Alguns cruzeiros marítimos oferecem a compra com desconto de um certo número de garrafas de vinho, prosseco ou champagne a serem escolhidas em uma carta de vinho da companhia. Os vinhos escolhidos podem ser servidos durante as refeições ou nos bares a bordo.

Os restaurantes de bordo nos cruzeiros marítimos funcionam por turnos. O primeiro turno é geralmente muito cedo. Se puder opte pelo segundo turno.

Cruzeiro marítimo pode significar comilança? Sim, é verdade. Além dos restaurantes, os navios têm grandes lanchonetes e cafés abertos durante longos períodos – ou o tempo todo. Tem sempre algo para se comer a qualquer hora do dia!

Que roupa levar em um cruzeiro marítimo ?

Uma das vantagens de um cruzeiro marítimo é não ter que ficar transportando sua bagagem de um lugar para outro. Você a entrega no porto de embarque e ela aparece magicamente dentro de sua cabine. Isso faz com que você não tenha que se preocupar tanto com o volume e o peso de sua mala (embora, sejamos sensatos, não faz sentido exager e levar um monte de tranqueira pra bordo). Como em um cruzeiro você convive diariamente com as pessoas e pode não se sentir bem em aparecer à mesa do jantar sempre com a mesma jaqueta, procure levar peças de roupa variadas.

Alguns cruzeiros são mais chiques e existe também a noite do comandante em que alguns passageiros são convidados à mesa. O uso de traje social pode ser obrigatório. Se o cruzeiro marítimo for em águas tropicais leve protetor solar, boné, bermuda, sandália e roupas leves, sem esquecer que no interior do navio existe ar condicionado. Por isso mesmo um blusão ou blazer pode ser necessário. Há também cruzeiros marítimos em regiões frias. Embora o inteiro do navio seja aquecido, você precisará de gorro e roupas quentes para sair para o deck ou participar de alguma excursão em algum dos pontos de parada. O protetor solar pode ser necessário mesmo em regiões frias.

Dicas

Via de regra, comprar uma excursão a bordo de um cruzeiro marítimo não é uma boa. Você pode visitar o que quiser por sua conta gastando menos e sem ter que aguentar um bando de gente em uma van lotada. Simplesmente saia do navio e tome um táxi até onde você quer ir ou alugue um carro.

Um dos mais belos cruzeiros marítimos que se pode fazer tomando-se o navio em Santos é o que desce a costa Atlântica da América do Sul e vai até Valparaiso, ao norte de Santiago do Chile.

Há cruzeiros marítimos que abrangem feriados de carnaval ou de final de ano. O problema é que a procura é grande, levando a preços mais altos. Se você se decidir, procure reservar com o máximo de antecedência.

Principais companhias de cruzeiros marítimos

Costa Cruzeiros  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo (Ilhas gregas, costa da Turquia), norte da Europa, Mar Negro, costa brasileira, Caribe.

Carnival Cruise Lines  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Alaska, Caribe, Canal do Panamá, Canadá, Nova Inglaterra, Havaí.

Cunard  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Escandinávia, Mediterrâneo e Caribe.

Hollanda America  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Austrália, Nova Zelândia, ilhas do Pacífico, Alaska, Havaí, Ásia e América do Sul.

The Yachts of Sea Bourn  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Costa norte-americana, Europa, Austrália e Oriente Médio.

Princess Cruises  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Caribe, África, Ásia, Alaska, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

Royal Caribbean – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Caribe, Europa, Havaí, Alaska, Canadá, Nova Inglaterra e América do Sul.

Norwegian  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo Caribe, Havaí, Alaska, Canadá e América do Sul.

Star Cruises  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, China, Índia, Tailândia e Malásia.

Orient Lines  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, Chile, Terra do Fogo e Antártida.

Crystal Cruises  – Organiza cruzeiros marítimos pelo Mediterrâneo, África, Caribe, Austrália, América do Sul e cruzeiros transatlânticos Nova York/Lisboa.

Veja promoções de cruzeiros marítimos e pacotes