Creta

Creta, uma das mais avançadas civilizações da antiguidade

Creta, a maior das ilhas gregas, é conhecida por ter sido berço da civilização minóica que, segundo se acredita hoje, foi devastada por maremotos causados pela explosão do vulcão de Santorini, dando origem à lenda de Atlântida, a cidade submersa.

Mapa de Creta

Como ir a Creta

Avião

Há voos do aeroporto de Atenas e de outras ilhas gregas diretos para Creta.

Veja passagens aéreas e pacotes

Barco

Hotéis em Creta

Duas cidades são particularmente práticas para se hospedar em Creta: Chaniá e Heraklion

Escolha e reserva seu hotel em Chaniá

Escolha e reserva seu hotel em Heraklion

Há barcos que partem do porto de Pireus para Creta. O tempo de viagem depende do tipo de barco ue você escolher. Os mais lentos tomam  9hs, uma noite toda, alguns ferries tem cabine com banheiro. Os mais rápidos tomam umas seis horas.

Melhor época

Veja dicas sobre a melhor época para ir à Grécia

Vídeo dobre Creta

Principais atrações em Creta

A ilha de Creta, estrategicamente colocada no Mediterrâneo era rota de comércio marítimo desde a antiguidade e foi, por isso mesmo, ocupada por romanos, bizantinos, Venezianos e turcos. Mesmo na Segunda Guerra em razão de sua localização, Creta foi ocupada pelos alemães.

Chaniá (ou Hania) , é a mais graciosa das cidades da ilha de Creta foi ocupada pelos venezianos do começo do século XIII até o ano de 1669. Por isso mesmo, a cidade de Chaniá conserva em sua arquitetura, na região em volta do porto construções e fortificações em estilo veneziano. Perto de Chaniá fica a bela praia de Agioi Apóstolloi.

A capital, Heraklion, tem um excelente museu arqueológico e, perto dela, em Cnossos, pode-se visitar as ruínas do antigo palácio de Minos, parcialmente restaurado (note-se que os arqueólogos até agora não acharam o labirinto do mitológico Minotauro…).

Assim como em Heraklion, pode-se ver, em Xênia, a mais interessante cidade da ilha de Creta, e em Rethymnon, muitos exemplares da arquitetura veneziana, herança de um dos povos que dominaram Creta ao longo da história.

O azul-turquesa das águas que circundam a ilha contrasta com a aridez do interior montanhoso; porém a paisagem cretense mais intrigante é o desfiladeiro de Samaria, no sul de Creta, que os mais bem-dispostos podem percorrer a pé. Agios Nikolaos, é um um povoado encantador, com lindas praias.

Creta também também muitas boas praias espalhadas por toda a ilha. Alguns não são de acesso fácil.

Veja álbum de fotos da Grécia

A Grécia em Imagens