Rio de Janeiro (cidade)

Sobre o Rio de Janeiro

Copacabana • Botafogo • Pão de Açúcar • Cristo Redentor • Leblon • Jardim Botânico • Flamengo • Arpoador • Ipanema • Barra • Ilha de Paquetá • Santa Tereza • Tijuca

Uma das melhores vistas do Rio de Janeiro você tem do mar. Quem já chegou de navio no Rio de Janeiro de manhã bem cedo com a cidade ainda envolta numa névoa, ou no final de tarde, entende a emoção que sentimos ao penetrar na Baía de Guanabara. Aí é que se descobre o quanto o Rio de Janeiro, apertado entre montanhas e o mar, é lindo. Imagine o que sentiram os primeiros navegadores que ali chegaram em 1 de janeiro de 1502, na expedição de Gaspar Lemos e que, confusos, acreditaram estar diante da foz de um grande rio. Foi daí, aliás, que nasceu o nome da futura cidade: Rio de Janeiro.

Como ir ao Rio de Janeiro

Veja passagens aéreas e pacotes

Mapa da cidade do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro hoje não é, geograficamente o mesmo da época colonial. Com um relevo acidentado, mangues e lagos, a cidade viu alguns de seus morros virarem aterros utilizados para o aproveitamento de áreas pantanosas e lagoas, aumentando assim a área da cidade. A última grande obra dessa natureza foi o Aterro do Flamengo, na década de 1960.

Como ir

O Rio de Janeiro é ligado por estradas e por linhas aéreas a todas as capitais brasileiras. Também recebe voos do exterior provenientes dos principais países.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Rio de Janeiro

O ideal é não ficar muito distante da praia. Prefira bairros da zona sul, como Copacabana, Leblon, Ipanema e outros.

Escolha e reserve seu hotel no Rio de Janeiro

 Melhor Época

O verão o calor pode ser excessivo. Em janeiro, por exemplo, época de férias escolares, as praias estão lotadas. Março e abri são meses quentes, mas agradáveis. No inverno o clima é seco, mas as águas podem ser frias.

Vídeo sobre o Rio de Janeiro

Atrações turísticas

As praias e bairros famosos do Rio de Janeiro

Arpoador

O Arpoador é uma formação de pedras que divide as praias de Ipanema e do Leblon de um lado e as praias do Diabo e Copacabana de outro. Dali se tem uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro. No Arpoador fica o parque Garota de Ipanema, nome que homenageia a famosa música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. No parque ocorrem exposições de artistas brasileiros e de outros países e apresentações populares.

Ipanema

A mais badalada praia do Rio de Janeiro, um dos bairros preferidos dos cariocas e turistas foi imortalizado pela canção Garota de Ipanema, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Cheio de bares, lojas e restaurante, Ipanema é um dos points da vida noturna da cidade. Nas manhãs de sol sua praia é um lugar cheio de gente bonita, para ver e ser visto.

Praia de Copacabana

O bairro super conhecido no mundo todo, tem duas praias: Leme e Copacabana, com uma extensão de mais de 4 km. Iluminada, ela é também frequentada à noite. Sua orla abriga restaurantes, bares e uma ciclovia.

Aterro do Flamengo

O Aterro do Flamengo ou Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, como é oficialmente denominado, inaugurado em outubro de 1965, foi construído com a terra retirada do morro de Santo Antonio, que foi posto abaixo por meio de jatos d água. Completou-se a obra com a criação da praia de Botafogo, cuja areia foi retirada do mar pela mesma draga que abriu o canal do Panamá. O Aterro possui uma grande área verde que ocupa cerca de 1.200.000m², com gramados, jardins e árvores, e se tornou uma das áreas de lazer preferidas por cariocas e turistas. Dotado de iluminação noturna, o aterro possui quadras esportivas, campos de futebol, anfiteatro, pistas de skate, local para prática de aeromodelismo, playground, um restaurante e quiosques. Ele abriga ainda a Marina da Glória, o Museu de Arte Moderna – MAM, o Monumento aos Pracinhas, o Museu Carmem Miranda e o Monumento a Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro.

Santa Teresa

  Um dos bairros mais charmosos e preservados do Rio de Janeiro, cheio de belos casarões. Favorito de boêmios, artistas e escritores é situado no alto de uma colina no meio da cidade. O bairro pode ser percorrido em um dos antigos bondes, que são uma verdadeira atração turística, os únicos que ainda circulam no Rio de Janeiro.A noite os barzinhos de Santa Tereza ficam lotados. É impossível ir ao Rio e não visitar Santa Tereza. O bonde para Santa Tereza sai do centro, na estação do Largo da Carioca.

Praia da Barra da Tijuca

Com 18 km de extensão e águas límpidas, é a maior praia do Rio de Janeiro e muito procurada por surfistas. Na orla há um bom número de bares e restaurantes.

Ilha de Paquetá

Bem no meio da Baía da Guanabara, a ilha de Paquetá, com menos de 11 km quadrados e ruas arborizadas com belos flamboyants centenários, é um oásis de paz onde não circulam automóveis. Rodeada pela natureza, a ilha abriga cerca de 20 exemplares de um tipo de árvore que não existe em nenhum outro lugar do Brasil, o baobá, apelidado pelos locais de Maria Gorda. O passeio por Paquetá é interessante por si mesmo: no caminho pode-se ver o Rio de Janeiro longe, do mar, uma vista e tanto. Entre as atrações da ilha estão o solar onde se hospedou D. João VI, a casa de José Bonifácio, o Patriarca da Independência, o mirante do Morro da Cruz e passeios à Pedra da Moreninha e ao Parque Darke Mattos. Há barcas e aerobarcos de hora em hora, a partir das 5h15, da Praça XV de Novembro, no centro do Rio de Janeiro. A última saída de Paquetá é às 22h15.  Barcas S/A.

Vida Noturna

O Rio de Janeiro tem uma vida noturna famosa. Quase todos que visitam o Rio de Janeiro quem sair à noite, curtir um barzinho badalado. Por isso mesmo fizemos uma seleção de alguns dos melhores endereços da noite carioca. Veja Bares no Rio de Janeiro.

Veja fotos e informações sobre os principais destinos na Rio-Santos

A rodovia Rio-Santos corre junto do litoral do Rio à Baixada Santista. A sucessão de praias de areias douradas e mar muito azul é estonteante.

Santos |Guarujá | Bertioga | São Sebastião | Ilhabela | Caraguatatuba | Ubatuba
Trindade Paraty |  Angra dos Reis |  Ilha Grande | Rio de Janeiro

Veja também o roteiro de viagem Rio-Santos pelo litoral com direito a um visual de praias maravilhosas.