Skip to Content


Chile: a melhor época para ir

Chile: quando é melhor?

As estações correspondesm às brasileiras

O Chile, situado no hemisfério sul, como o Brasil, tem estações do ano correspondentes às nossas. As melhores épocas para visitar a maior parte do país são, em princípio, a primavera e o outono: abril, maio, setembro e outubro.

A melhor época é diferente em cada região

Porém, como o Chile tem grandes diferenças de latitudes, a melhor época para visitar uma região pode não ser a mais indicada para outra. Quanto maior a latitude (quanto mais para o sul você vai), mais frio faz. As regiões muito ao sul são mais agradáveis de visitar durante o verão, exceto se você for esquiar. A altitude também influi: quanto mais alto, mais frio.
O Chile tem um imenso litoral e regiões de montanha, cujos climas são bem diferentes entre si. Em suas regiões desérticas, como o Atacama, por exemplo, é grande a amplitude térmica diária durante todo o ano: as noites e as primeiras horas da manhã são frescas ou frias; as tardes são quentes ou agradáveis.

O que é frio ou calor pra você?

Enfim, frio e calor são algo muito pessoal. O que é “gelado” para uns é “agradável” para outros. A melhor coisa é olhar na tabela de temperaturas o que você considera frio ou calor. Como as horas mais frias são as da madrugada, não se assuste em demasia com as temperaturas assinaladas como “médias mínimas”, quando você estará no hotel, bem aquecido e dormindo.
Considere que, embora temperaturas muito elevadas ou muito baixas possam incomodar, o que mais atrapalha uma viagem é a chuva. O Chile tem lindas paisagens, mas durante o inverno chove demais no sul do país.

Neve

Você deve igualmente considerar que, com temperaturas próximas a 0º C, as precipitações são em forma de neve – o que a maioria dos brasileiros adora! Lembre-se, porém, de que pode ser desagradável caminhar sob fortes nevascas. Ainda de carro pode ficar complicado e mesmo perigoso circular. Alguns acham que neve é uma coisa muito bonita de ser vista em uma sala envidraçada, e com lareira – se possível tomando um bom vinho – ou na tela de um cinema.

Embora o verão no sul do Chile seja uma época deliciosa, quem quer esquiar deve ir no inverno. Julho é o auge da temporada de esportes de inverno, quando tudo é mais caro e mais lotado de turistas. Se você curte neve, mas não gosta de lugares lotados e quer economizar um pouco, vá em junho ou em agosto, quando não é período escolar.

O Chile nas quatro estações

Primavera

Santiago e região As temperaturas diurnas são amenas, com noites frescas. Chove um pouco. A cidade fica animada e há muita coisa acontecendo. Boa época para visitar a região de montanhas próximas.

Região dos Lagos Também pode ser visitada na primavera, sobretudo no começo da estação. O frio é moderado.

Patagônia e Terra do Fogo Em Torres del Paine, Puerto Natales e na Patagônia o frio já poderá ser demasiado para quem curte climas mais quentes. Não é a época ideal, exceto, talvez, o final da primavera.

Atacama A primavera é uma boa época para visitar o Atacama, lembrando que o Altiplano, onde ficam os gêiseres, é sempre gelado.

Verão

Santiago e região Em Santiago, Valparaiso e Viña del Mar faz calor. Queremos lembrar que, embora Viña del Mar tenha praia, as águas são frias. A época é boa para visitar as montanhas próximas de Santiago, desde, é claro, que você não pretenda esquiar.

Região dos Lagos O verão é a melhor época. Em janeiro e fevereiro, as temperaturas são bem amenas e convidativas para passeios e caminhadas. O inconveniente é que há grande quantidade de turistas.

Patagônia e Terra do Fogo O verão é a época ideal para se visitar Torres del Paine e o restante da Patagônia, incluindo as geleiras próximas a Puerto Natales.

Atacama Pode também ser visitado no verão, lembrando que durante o dia faz um calor seco. O sol é forte. Mesmo no verão, se for visitar os gêiseres (imperdíveis), leve roupa de inverno.

Outono

Santiago e região Boa época para visitar Santiago. As montanhas onde ficam as estações de esqui podem ser visitadas, mas leve roupa quente.

Região dos Lagos No sul já faz frio, mas nada que impeça a visita à região, principalmente no começo da estação.

Patagônia e Terra do Fogo O outono é bem frio, sobretudo o final da estação em toda a Patagônia, incluindo Torres del Paine, Puerto Natales, Punta Arenas etc.

Atacama O Atacama e o norte do país têm temperaturas amenas, exceto no Altiplano, onde é sempre gelado.

Inverno

Santiago e região Em Santiago faz frio, mas a cidade pode ser visitada sem problemas. Essa é também a época certa para quem vai praticar esportes de inverno, nas montanhas próximas à capital.

Região dos Lagos Chove ou neva e faz muito frio em todo o sul do país, tanto em Puerto Montt como em Valdívia e Pucón.

Patagônia e Terra do Fogo Faz frio intenso e neva, quase tudo fecha.

Atacama Faz frio suportável à noite e pela manhã. No Altiplano é gelado.

Lembre-se: Quanto mais para o sul do Chile, mais compridos são os dias durante o verão e mais curtos durante o inverno. Se em lugares como Pucón, Valdívia, Chiloé, os dias já são longos, ainda mais para o sul, na Patagônia, o sol se põe somente às 22h no verão, permitindo que se aproveite ao máximo o dia. Tenha isso em conta ao organizar passeios e viagens de carro. No inverno, em compensação, escurece super cedo.

Em todo o mundo, o clima tem estado a cada dia mais incerto. É, pois, recomendável que, antes de viajar, você se informe sobre as condições climáticas reais nos lugares a serem visitados. Veja no site da Direción Metereológica de Chile a previsão do tempo em todo o país para os próximos dias. : www.meteochile.gob.cl

 Links afins

O Chile para cada um | |Pacotes e excursões para o Chile
Viagem por conta própria | Gastronomia | Dicas de hospedagem
Bagagem

Matérias especiais

História do Chile da Guerra Fria aos dias de hoje | Cinema chileno
Pablo Neruda |Salvador Allende e o 11 de Setembro chileno

Relatos de viagem

De Santiago a Chiloé de carro




Comentários

Nenhum comentário ainda. Você poderia ser gentil e adicionar um!

The comments are closed.

De R$ 47,00
por
R$ 38,00
Publicidade
Facebook GTB