Centro da França

Sobre o centro da França

O centro da França abrange as regiões administrativas de Île-de-France, a Bourgogne, o Limousin, Poitou-Charente, o Rhône-Alpes e o Vale do Loire.

Mapa da França

Como ir

Avião

Pouco útil. Talvez de carro ou de trem você chegue mais rápido ao seu destino.

Carro

Há ótimas rodovias entre Paris e as cidadees do centro do país

Trens

Uma opção prática. Veja horários e preços de passagens no site da companhia ferroviária francesa:  SNCF

Melhor época

O inverno no centro da França não é a época ideal pra visitar a região, a não ser para aqueles que adoram frio. O ideal é ir na primavera ou no outono. Veja a melhor época para visitar a França

Île de France

É a região em torno de Paris e pode ser considerada como o berço da França. Nela estão algumas das principais atrações do país, como Versalhes (Versailles), uma das maiores maravilhas do mundo ocidental e o maior ícone do Absolutismo, capaz de deixar boquiaberto mesmo quem já visitou diversos outros palácios europeus. Na realidade a região é salpicada de castelos, alguns bem famosos, como Fontainebleau, residência dos reis da França durante oito séculos.

Vale do Loire

O Vale do Loire (pronuncia-se luárr) é conhecido por seus belos castelos, muitos dos quais ficam em pequenas e charmosas cidades.

O extraordinário número de castelos no Vale do Loire (Valée de la Loire) explica-se pelo fato de a região ter sido um dos locais favoritos dos reis e da aristocracia francesa desde a Idade Média. Os castelos mais antigos são medievais e foram de fato fortalezas, enquanto os mais recentes são palácios renascentistas e clássicos, destinados ao lazer e rodeados de magníficos jardins.

O Vale do Loire é famoso também pela culinária e pelos vinhos. Diversas vinícolas são abertas para degustação de seus vinhos. Região excelente para passar vários dias, acompanhando a rota dos castelos que começa a uns 180 quilômetros de Paris, o Vale do Loire estende-se até perto do Oceano Atlântico, a quase 400 quilômetros da capital.

Borgonha

A região francesa da Borgonha (Bourgogne) é reputada pela variedade e excelente qualidade de seus vinhos, pela gastronomia e pela herança histórica e arquitetônica, visível em suas cidades, castelos, igrejas e abadias. Sua capital é acidade de Dijon, famosa por sua mostarda picante.

Limousin e Auvergne

Essas duas regiões vizinhas no centro da França são excelentes para quem quer conhecer o verdadeiro “interior” do país; nelas, prevalecem o ecoturismo e o turismo rural. Lindas paisagens, hospitalidade e boa cozinha são garantidos. Percorrer de carro as estradas vicinais é imperdível para quem pode viajar sem pressa.

Limoges, a capital do Limousin tem um encantador centro histórico sobre uma elevação. A cidade é famosa por suas porcelanas esmaltadas. Em Lomoges existe inclusive um Museu da Porcelana, super interessante.

Vichy, no Auvergne, famosa por suas águas minerais desde a época dos romanos, foi capital da França durante a ocupação de Paris e do norte do país pelos alemães na Segunda Guerra.

Thiers, também no Auvergne, é uma cidade da época medieval com um pitoresco centro histórico no alto de uma colina.

Poitou-Charente

Famosa pela produção de conhaque, Poitou-Charente é uma das regiões francesas mais procuradas pelas belezas naturais: o litoral, na costa do Atlântico, onde fica a histórica cidade portuária de La Rochelle, e um imenso pantanal, o Marais (não confunda com o bairro parisiense que tem o mesmo nome!).
Em Poitiers, capital regional, há um centro histórico bem preservado, mas a atração principal é ultra-moderna e fica em seu arredores: é o Futuroscope.

Rhône-Alpes

No vale do rio Ródano (Rhône), no centro/sudeste do país, fica Lyon, uma das maiores e mais antigas cidades francesas. Lyon data da época do Império Romano e é atravessada por dois rios, o Saône e o Rhône, o que lhe dá um charme extra.

A leste do Ródano, na fronteira com a Suíça, estão os Alpes, com magníficas paisagens e regiões montanhosas, onde se pode praticar todos os tipos de esportes de inverno. No verão, as lindas montanhas são procuradas pelos praticantes de trekking. Dentre as estações de esportes de inverno mais conhecidas estão Courchevel e Chamonix.

Saiba também sobre o Norte da França e sobre o Sul da França

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Dicas

Hotéis baratos – As vezes você encontra hotéis de uma estrela ou os chamados “hotéis de turismo” em Paris com preços interessantes. Vale a pena dar uma olhada. Veja hotel em Paris.

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

PARIS CAPA 1 BAIXA PEQUENO

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Line Paris, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

 

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França

Links afins