Brasília
Catedral de Brasília - Foto de Ana Carolina de Castro Cavalcanti - CCBY
Catedral de Brasília – Foto de Ana Carolina de Castro Cavalcanti – CCBY

Brasília, Distrito Federal

Desde o final do século XIX cogitou-se de mudar a capital do Brasil para o Planalto Central, um grande deserto vazio de população. Projetada como uma grande ambição, Brasília é a casa das maiores decisões do futuro do país. O lugar, antes ocupado por onças e tamanduás, agora tem uma cidade minuciosamente projetada, com céu azul e prédios futuristas. Lúcio Costa e Oscar Niemeyer reinventaram o Distrito Federal brasileiro, sob o comando do então presidente da república Juscelino Kubitschek, em 1955.

Além da política, a cidade tem diversas atrações (veja abaixo). Brasília também é o berço de artistas bem conhecidos, como Renato Russo, Cássia Eller, Zélia Duncan, além de grupos como Capital Inicial e outros.

A capital do Brasil abriga diversos museus, como o Memorial JK e o Teatro Nacional Cláudio Santoro. A infraestrutura da cidade, tanto para o visitante quanto para o morador, é satisfatória.

Mapa de Brasília

Como ir a Brasília

De avião

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek em Brasília recebe voos das principais capitais brasileiras. O movimento é grande: é o segundo aeroporto do país no que se refere a embarque e desembarque de passageiros. Sua infraestrutura abrange locadoras de veículos, casas de câmbio, livrarias, farmácia, boa variedade de lojas e serviços. Além de táxis, o aeroporto tem várias linhas de ônibus comuns para Brasília, até a Esplanada dos Ministérios (linha 11); para a Rodoviária do Plano Piloto e o metrô (linha 102); e para outros destinos ( W3 Norte Sul – Aeroporto – Linha 31). A Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) oferece traslado em ônibus executivos do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek até o centro (Linha 113). Mais informações: sobre o aeroporto de Brasília | sobre traslado até o centro.

Ônibus

As companhias Real Expresso e Rápido Federal têm linhas que saem do Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, em diversos horários.

Carro

De São Paulo, pegar a BR-050. O percurso tem 1.008 km; a viagem leva em torno de 11h.

Do Rio de Janeiro, utilize a BR-040. Brasília fica a 1.167 km do Rio de Janeiro. O tempo de viagem é de aproximadamente de 13h30.

De Goiânia, o trajeto de 208 km leva 2h40 para ser percorrido.

Melhor época para visitar Brasília

Com duas estações bem definidas, a seca e a chuvosa, e temperatura média de 22 °C, o ideal é visitar no período mais seco, entre maio e setembro.

Atrações em Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral Metropolitana, Nossa Senhora Aparecida, construída em 1967 por Niemeyer, tem linha super arrojadas. A Catedral de Brasília abriga obras de Di Cavalcanti e outros artistas. Na praça que conduz à catedral há quatro esculturas de bronze, com 3m de altura, obra de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce. Elas representam os evangelistas. No interior do templo, suspensas por cabos de aço, há esculturas de três anjos. No batistério há um belo painel inaugurado em 1977, obra de Athos Bulcão. O campanário compreende quatro grandes sinos, presentes da Espanha.  Catedral.

Torre de TV

Com 224m de altura, é uma das principais atrações da Capital Federal, obra de Lúcio Costa, inaugurada em 1967. Do alto desse mirante, um monumento que recebe mais de 1.000 visitantes por dia,  é possível apreciar uma vista panorâmica de 360° de Brasília. Uma dica é visitar em horários diferentes, como de manhã, quando está claro, no pôr do sol, que é estonteante, e à noite, para ver as luzes da cidade. A Torre de TV de Brasília fica no Jardim Burle Marx (Eixo Monumental).

Teatro Nacional Cláudio Santoro

O prédio em si já é uma obra de arte, o maior conjunto arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer, destinado exclusivamente às artes do DF. A construção lembra uma pirâmide asteca, sem a ponta. A galeria é dividida em três partes: Sala Alberto Nepomuceno, Sala Martins Penna e Sala Villa-Lobos. O espaço conta também com a galeria de artes plásticas.

Parque da Cidade

A melhor área de lazer de Brasília, frequentada por moradores e turistas. Seja para desfrutar de suas quadras e espaços para a prática de esportes variados, lagos, lanchonetes, piscina com ondas, parque de diversões infantil, entre muitas outras atrações, seja apenas para curtir um piquenique ao ar livre. A maior praça do parque recebeu o nome de Eduardo e Mônica, em homenagem à música do Renato Russo. O Parque da Cidade, com 4 milhões de metros quadrados, é obra do paisagista Burle Marx.

Esplanada dos Ministérios

Abriga os três poderes da República. É onde ficam o Planalto do Planalto, o Congresso e o supremo Tribunal Federal. O local é palco de manifestações. Informe-se. Pode parecer piada, mas é bom evitar o uso de camisa vermelha se houver manifestação antigovernamental ou amarela se houve manifestações governistas. O clima político na capital, como em outras cidades brasileiras está fervendo!

Ponte Juscelino Kubitschek

Também conhecida como Ponte JK, liga os lagos Sul, Paranoá e São Sebastião ao centro de Brasília, cortando pelo Eixo Monumental e atravessando o lago artificial de Paranoá. Inaugurado em 2002, tem uma altura de 63m e linhas ultramodernas. A ponte, com 24m de largura e 1.200m de comprimento, possui seis pistas nos dois sentidos para veículos e duas para pedestres e ciclistas.

Lago Paranoá

É um lago artificial de 40 km², formado pelo represamento das águas do rio Paranoá.  Por incrível que pareça, tem sua origem em 1894, quando o governo já cogitava de transferir a capital do país para o Planalto Central, mas só foi escavado com durante as obras de construção da capital, no governo de Juscelino. A profundidade máxima do Lago Paranoá é de 38m. Embora tenha utilidade como área de lazer e disponha de duas praias artificiais, o objetivo de sua construção foi aumentar a umidade relativa do ar, já que Brasília é uma cidade de clima particularmente seco. Em duas de suas penínsulas ficam os bairros do Lago Norte e do Lago Sul. Em torno do lago há bares e restaurantes agradáveis.

Jardim Zoológico

Com área de 140 hectares, foi inaugurado em 1957, com a capital ainda em obras. Se você estiver com crianças, o Zoo de Brasília é uma visita interessante. Abriga mais de 250 espécies de animais da fauna brasileira e de outros países. Próximo do Zoo fica o Santuário de Vida Silvestre do Riacho Fundo e o Parque das Aves, também geridos pela Fundação Jardim Zoológico de Brasília. Endereço: Via L4 Avenida das Nações | Asa Sul – Jardim Zoológico

Museu Nacional

O Museu Nacional faz parte do Conjunto Cultural da República. Além do acervo permanente de arte brasileira, é utilizado para exposições temporárias, palestras, mostras de cinema e outros eventos. Museu Nacional

Museu do Automóvel

Situado no Eixo Monumental, em Brasília, ao lado do Memorial JK ,é  muito bem organizado e reúne uma fascinante coleção de automóveis antigos, alguns deles uma raridade. Se você estiver com crianças é uma boa opção de passeio. Só vai ser difícil elas tirarem você de lá… Museu do Automóvel

Museu de Arte de Brasília

Infelizmente está fechado desde 2007 por falta de verbas… Esperamos que o Brasil retome à normalidade um dia e que o museu seja reaberto ao público. Seu acervo abrange obras de arte moderna e contemporânea, da década de 1950 ao século XXI, com pinturas, gravuras,  fotografias, desenhos e esculturas. Fica entre a Concha Acústica, junto ao Lago Paranoá, e o Palácio da Alvorada, no Setor de Hotéis e Turismo Norte.

Memorial JK

Possui conteúdo audiovisual interativo nos seus diferentes quiosques de multimídia espalhados pelo museu. É possível também assistir a uma seção do documentário sobre Juscelino, exibida de hora em hora, entre 9h da manhã e  às 17h. Eixo Monumental – Lado Oeste Praça do Cruzeiro. Memorial JK

Catetinho

O imóvel, um dos primeiros de Brasília, foi a primeira residência de Juscelino Kubitschek durante a construção da Capital Federal. Transformado em minimuseu, preserva objetos de uso pessoal do ex-presidente, muitas fotos e seus móveis, exatamente quando era na época em que foi habitado por JK. Fica no  Km 0  da BR 040/Gama. Catetinho