Bagagem para viagem ao Chile

Chile bagagem

Sumário Chile • Índice remissivo alfabético do Chile

Bagagem para viagem ao Chile

Quantas peças de bagagem levar

Leve no máximo duas peças de bagagem: uma maior, que no avião será considerada como de compartimento, e uma pequena, a bagagem de mão que estará a seu alcance dentro do avião, com tudo o que for fácil de quebrar, valioso, importante ou de primeira necessidade, inclusive uma muda de roupa para a eventualidade de extravio da outra mala ou mochila, na qual estarão suas roupas. É muito difícil que isso aconteça em um voo São Paulo/Santiago. Seja mala, seja mochila, sua bagagem deve ser fechada com cadeado e ter etiquetas de identificação, dentro e fora, com seus dados.

Mapa do Chile

Roupas

O tipo de roupa que deve ser colocada em sua mala ou mochila depende da época do ano em que você viajará, das regiões para as quais irá e dos programas que pretende fazer.
Antes de fazer sua mala estude a tabela de temperatura para saber o que o espera. Para visitar Santiago vista-se como o faria se estivesse no Brasil com roupas comuns, evitando as chamadas fantasias de turista: chapeuzinho branco, camisa estampadérrima etc.
Se for jantar em restaurantes elegantes, é indicado o uso de roupas mais formais. Se não for essa sua intenção, jeans decentes, tênis limpos e camisetas serão suficientes, com um pulôver e um casaco para usar, se esfriar.

Para roteiros de aventura ou de turismo esportivo

As roupas devem ser compatíveis e o mais confortáveis possível. Os invernos são bastante frios na Patagônia, na Terra do Fogo e na região de Puerto Montt e em Torres del Paine. Mesmo no verão um blusão quente é recomendado. Nas demais épocas do ano é essencial levar um minhocão ou meia-calça de lã para usar embaixo da calça, além de gorro e luvas. No Atacama faz muito calor no verão e o sol é forte. Utilize chapéus e roupas leves. Se for conhecer os gêiseres a 4.000 m use, mesmo no verão, calça de lã ou veludo espesso (até um minhocão por baixo pode ser útil), pulover e casaco quente.
O truque para não tornar a mala muito pesada e volumosa é levar meia dúzia de camisetas de algodão de manga comprida a serem lavadas e trocadas diariamente, e apenas dois pulôveres ou polares bem quentes. Por cima de tudo, use um casaco (ou parka) forrado e impermeável. Roupas para a prática de esqui são alugadas nos próprios centros de esportes de inverno; não se preocupe em levá-las do Brasil.

Calçados

Um par “para bater” e outro melhorzinho são o suficiente. Quem vai fazer trekking ou outras aventuras, os calçados “de briga” devem ser botinas apropriadas, enquanto para um roteiro mais urbano podem ser tênis ou sapatênis. O importante em qualquer calçado é que seja confortável, pois em viagens acabamos andando o dia todo e não há nada pior do que terminar o dia com o pé cheio de bolhas.

Acessórios

Um pequeno guarda-chuva dobrável e uma capa de chuva com capuz são recomendáveis de novembro a março. Leve também calculadora; tesoura de unha, pinça e um canivete suíço (na bagagem de compartimento); agulha e linhas de cores básicas; secador de cabelos pequeno que seja bivolt (exceto se for se hospedar em hotéis de melhor categoria, que em geral têm secador no quarto); despertador; cadeados extras para a mala; óculos escuros; canetas esferográficas; um caderninho para anotações; óculos ou lentes de contato de reserva e uma receita para mandar fazê-los em caso de perda ou quebra (ficar sem óculos numa viagem pode ser um desastre); produtos para limpar lentes de contato; sacos plásticos para guardar roupa suja e calçados.

Produtos de higiene e saúde

É prudente levar um pequeno kit de medicamentos básicos: analgésico, antitérmico, antiespasmódico, sal de frutas, esparadrapo, bandaid, desinfetante, algodão, termômetro e todos os remédios que você toma habitualmente, acompanhados das bulas.
Não exagere: leve em uma nécessaire impermeável apenas um exemplar de cada produto de toilette, de higiene pessoal e cosmético que você usa. Atenção, mulheres: se for o caso, não se esqueçam de levar seu anticoncepcional. Absorventes (internos: tampones; externos: toallas femeninas) podem ser comprados facilmente em qualquer lugar, mas é prático levar consigo um pacotinho.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar