Atibaia

Sobre Atibaia, a cidade dos esportes radicais

Atibaia, próxima de São Paulo,  tornou-se uma cidade de esportes radicais. Você pode saltar de asa delta ou paraglider do alto da Pedra Grande ou assistir de perto aos voos.

Mapa de Atibaia

Como ir

De São Paulo pegue a via Dutra até Guarulhos. Nessa cidade siga as placas Fernão Dias. Para ir até a Pedra Grande, interesse principal da visita passe Atibaia, siga em frente até a Rodovia Dom Pedro e pegue a direção Jacareí, à sua esquerda. Alguns quilômetros adiante você encontrará uma indicação “Pedra Grande”, numa espécie de trevo logo após dois grandes postos de gasolina e um restaurante”Frango Assado de cada lado da Dom Pedro I. A estrada para Pedra Grande é de terra, mas é e possível subir até a Pedra Grande por esse caminho com veículo de passeio comum (desde que não esteja chovendo…). O ideal seria um veículo 4 x 4.

Hospedagem

Escolha e reserve seu hotel em Atibaia

Melhor época

Atibaia pode ser visitada em qualquer época do ano, mas no alto da pedra grande ou aqueles que vão voar em paraglider ou asa delta devem trazer roupas quentes, apropriadas.

Atrações turísticas

Assistir ou ou participar dos voos é a principal atração de Atibaia. A Pedra Grande realmente gigantesca, um rochedo 1.300 m de altura,  com uma vista espetacular dos arredores. A pedra oferece uma rampa perfeita para voos de paraglider e asa delta. Todo dia por volta das 11 da manhã o pessoal começa a chegar com seus apetrechos e a montá-los. Isso toma aproximadamente uma hora. Alguns saltos são duplos. Associações realizam saltos duplos nos quais você participa como o” passsageiro”, com um treinamento básico mais do que suficiente. Porém para fazer voos solo você terá que fazer um curso. É possível fotografar as pessoas lançando-se da pedra e já no ar. São sempre belas fotos. Para aproveitar melhor a luz certa, posicione-se do lado direito do local utilizado para saltos.

Para fotografia a hora mais bonita do dia é o final da tarde.

Para participar dos voos

Os voos devem ser agendados por meio dos sites que mencionamos abaixo. Um mínimo de forma física é recomendável.

Para voar de paraglider: Paraglider Brasil

Para voar de asa delta: Academia de Voo Livre de Atibaia

Dicas

Hospedagem

Embora na cidade de Atibaia existam vários hotéis e pousadas, muita gente prefere ficar nas proximidades da Pedra Grande porque pretende voar de paraglider ou asa delta.

Há uma pousada nessa estrada de terra que leva a Pedra Grande:

Pousada Pedra Grande

Onde comer

Mais ou menos no começo da estrada de terra para Pedra Grande há um pequeno restaurante do lado direito, o Recanto das Pedras.  Comida caseira de qualidade, com porções bem servidas.