Arredores de Faro
Passeio de barco, Algarve, Portugal
Passeio de barco, Algarve, Portugal

 

Atrações nos arredores de Faro

Olhão

A 10 km a leste de Faro. 23 mil hab. Essa cidade de pescadores tem ligações de ônibus e trem para a capital regional e outras cidades do Algarve, porque fica na linha que corta a região desde Lagos até a fronteira espanhola. O casario de Olhão, todo branco, tem ar de medina marroquina, com casas com chaminés quadradas. Vale a pena conhecer a igreja Nossa Senhora do Rosário e solicitar autorização para subir em sua torre, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Nossa Senhora dos Aflitos é outro templo que merece uma olhada pela originalidade de sua arquitetura. Site: Olhão

Mapa de Faro e região

Loulé

 A 17 km a oeste de Faro. 20 mil hab. Tem ônibus para Faro e outras cidades algarvias. A cidade, famosa por seu artesanato, conservou influências mouras em sua arquitetura, visível quando se observa o campanário da igreja de São Clemente, do século XII, e o estilo de certas casas e outras construções. Aproveite sua parada em Loulé e conheça a capela de Nossa Senhora da Conceição, inteiramente decorada com azulejos. Ao lado da igreja funciona um pequeno museu arqueológico.

Tavira

A 36 km a leste de Faro. 10 mil hab. Tem ônibus e trem para Faro e outras cidades algarvias. Tavira teve seu apogeu durante a época moura e só foi tomada pelos cristãos em 1242. Cortada pelo rio Gilão, é uma das mais interessantes cidades do Algarve. Nas duas margens do rio, ligadas por uma ponte da época romana, que continua firme, podem-se ver belas residências do século VIII. Chama a atenção o número de igrejas da cidade: são mais de trinta! Um dos pontos altos da visita a Tavira é seu castelo mourisco no topo de uma colina, na Mouraria. Site: Tavira

A vista do alto das muralhas é espetacular. Vale o esforço da subida a pé. Tavira tem belas praias; a mais famosa é a Praia do Barril. Um pouco adiante há um canto naturista, a Praia do Homem Nu, onde o que mais há são europeias fazendo topless. A 12 km a leste de Tavira fica a aldeia de pescadores de Cacelha-a-Velha, situada no alto de um rochedo, com casinhas caiadas junto de uma igrejinha do século XII e das ruínas de um forte.

Vila Real de Santo António

 A 65 km a leste de Faro e a 25 km a leste de Tavira. 20.000 hab. Cidade na fronteira com a Espanha, sem interesse especial, exceto talvez pelo forte de Castro Marim, parcialmente em ruínas, perto dali. A vista do alto é fantástica: você visualiza as duas margens do rio Guadiana.

Albufeira

 A 44 km a oeste de Faro. 22 mil hab. Tem ônibus, mas a rodoviária fica fora do centro. A estação ferroviária fica a 5 km da cidade. Até a década de 1960, Albufeira não passava de um pitoresco e pequeno porto de pesca. Hoje é um dos mais importantes balneários do Algarve, lotado no verão de gente de toda parte da Europa, sobretudo pela juventude dourada. A cidade cheira a protetor solar. Sobrou pouco da antiga aldeia de pescadores. Quem sabe você consegue ainda sentir em algum canto do jardim um cheirinho de alecrim.

Em todo lugar há resorts e construções novas sem charme. À noite o centro é tomado por multidões. Há bares e baladas um ao lado do outro, entupidos de gente, lojas de roupas de verão, boutiques. Os preços nessa época disparam, é difícil encontrar hotel sem reservar. Também é a pior roubada entrar de carro no centro, o movimento é infernal e você não acha onde estacionar. Aliás, se estiver de carro evite hotéis no meio do buxixo. Bom, e a praia? Bonita para os europeus que ainda não conhecem o litoral brasileiro. Albufeira

Estói

 A 12 km a nordeste de Faro. 4.500 hab. A principal atração de Estói é seu palácio barroco, erguido em estilo rococó na década de 1840, hoje transformado em pousada de charme. Para visitá-la, solicite autorização na recepção. Bem perto – você vai a pé em dez minutos – fica Milréu, um sítio arqueológico romano de certa importância. Provavelmente era um domínio senhorial do século III, com termas enfeitadas por mosaicos bem conservados e ruínas de templos e casas. É interessante e fácil de ser visitado se você tiver transporte próprio.

Alte

 A 42 km a noroeste de Faro. 2.200 hab. Aldeia toda branca, praticamente pendurada no alto de uma colina, uma das mais lindas de Portugal. Sua igreja do século XVI possui um portal manuelino e o interior decorado com lindos azulejos trazidos de Sevilha. A cidade é conhecida pela qualidade de sua água mineral. O passeio em si é agradável, mas é meio complicado se você depender de transporte público. Alte

Alcotim

A 95 km a nordeste de Faro. 900 hab. É um minúsculo vilarejo às margens do Guadiana, na fronteira com a Espanha e perto do Alentejo. Tem como atração principal as muralhas de um castelo do século XIV com linda vista dos vizinhanças. É um povoado gracioso, mas só vale a pena ir até lá se você estiver indo ou vindo do Alentejo pela estrada que acompanha a fronteira com a Espanha.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir na Cidade do Porto

Hotel na cidade do Porto

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.