Arraial do Cabo
Arraial do Cabo, RJ, foto- Alberto Perdomo CCBY
Arraial do Cabo, RJ, foto- Alberto Perdomo CCBY

Um mergulho em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo, assim como Cabo Frio e Búzios, faz parte da Região dos Lagos, no litoral norte do Rio de Janeiro. Apesar de muito procurada, por suas belezas naturais e selvagens, ainda preserva as características de vila de pescadores. Antes distrito da vizinha Cabo Frio, o lugar foi elevado a condição de município na década de 1980.

O maior tesouro do lugar é, sem dúvida, o visual – um dos mais belos do litoral brasileiro –, com suas praias e sua arquitetura. O mar, muito rico, favorece a prática do mergulho e também da pesca, tanto para subsistência da população local como para hobby dos visitantes.

Fazer passeios de barco pela costa e assistir ao pôr do sol no Pontal do Atalaia são programas obrigatórios, assim como saborear as especialidades locais, como pratos à base de frutos do mar, servidos nos muitos quiosques espalhados pela orla.

Uma dica sobre hospedagem em Arraial do Cabo

Por não ter infraestrutura hoteleira luxuosa e nem restaurantes sofisticados, os preços em Arraial do Cabo são bem mais acessíveis que os de suas vizinhas Cabo Frio e Búzios. Você pode se hospedar em qualquer uma dessas três cidades, mas a relação preço-qualidade em Arraial do Cabo, geralmente é melhor.

Mapa de Arraial do Cabo

Como ir a Arraial do Cabo

Avião

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio fica distante 13 quilômetros de Arraial do Cabo.

Veja passagens aéreas para Cabo Frio.

Carro

Cerca de 560 km que separam São Paulo de Arraial do Cabo. De Belo Horizonte, são cerca de 550 km e, de Brasília, 1.250 km. A partir do Rio de Janeiro, depois de passar pela ponte Rio-Niterói, seguir pela BR-101, acessar a RJ-124 (Via dos Lagos) e, por fim, a RJ-140.

Ônibus

Viação 1001 têm linhas dos principais terminais rodoviários do Brasil.

Hotéis em Arraial do Cabo

Os hotéis e pousadas livres de glamour e sofisticação têm tarifas acessíveis que cabem em todos os bolsos. No verão, é bom fazer reservas com bastante antecedência.

Escolha e reserve seu hotel em Arraial do Cabo.

Melhor época para ir a Arraial do Cabo

As temperaturas amenas constantes fazem com que Arraial do Cabo possa ser visitada durante todo o ano. Claro que o verão é o período mais procurado, além dos feriados e fins de semana prolongados.

Atrações turísticas em Arraial do Cabo

A maioria das praias do balneário são de difícil acesso, porém, você pode contratar um barqueiro que o levará para conhecer esses pequenos pedaços de paraíso na Terra. Se você gosta de mergulhar, o fundo do mar reserva belezas naturais incomparáveis e tesouros como embarcações submersas.

Praia dos Anjos

Muito movimentada pela quantidade de embarcações, é repleta de hotéis. Quiosques espalhados pela orla podem te fazer salivar com suas delícias, quitutes e bebida gelada. Se você curte passeios culturais, a maior parte de construções históricas de Arraial do Cabo está lá.

Praia do Pontal do Atalaia

Formada por duas praias, as chamadas Prainhas, separadas por rochedos. O acesso difícil, a partir do Morro do Atalaia, por trilha e uma escadaria de madeira, é esquecido assim que você chega na orla. O visual é impressionante e compensa todos os esforços.

Praia Grande

Considerada como point no verão, é formada por dunas, que fazem a alegria de quem não abre mão de deslizar nelas. Ali você pode também tomar um  banho numa cachoeira de água salgada, consequência de um duto natural que suga a água do mar. Um fenômeno! Com mar violento em algumas épocas do ano, é muito procurada também por praticantes de surfe.

Praia do Forno

Como a maioria das praias do balneário, tem difícil acesso. Mergulhadores e praticantes de pesca submarina estão sempre por lá. Por ser tranquila, atrai todos os públicos. Uma sugestão? Admirar as belezas do lugar saboreando os deliciosos petiscos servidos no Bar Flutuante.