Arquitetura portuguesa

Sumário Portugal Online •  Índice Remissivo Portugal Online

Portugal, uma arquitetura diferenciada e rica

Estilo românico

De influência francesa, foi um dos primeiros estilos arquitetônicos a ser introduzido em Portugal e teve seu período áureo durante a Reconquista. Dois exemplos desse estilo são a Sé de Braga, a Sé Velha de Coimbra, a Sé de Lisboa e a Sé de Évora. São catedrais de paredes espessas, com poucas janelas, de aparência pesada.

Estilo gótico

O gótico português nunca foi tão importante e elaborado como em outros países da Europa. A primeira construção nesse estilo foi o Mosteiro de Alcobaça, cuja construção iniciou-se em 1178, inspirado na Abadia de Cister, na França.

O Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, é outro belíssimo exemplar da arquitetura gótica. Entretanto, o mais expressivo mosteiro gótico de Portugal é o da Batalha.

Estilo manuelino

Com influências góticas e renascentistas, é o mais original e mais autêntico estilo arquitetônico português. Despontou no começo do século XVI, numa época áurea do país, durante o reinado de Dom Manuel I, financiado pelos extraordinários lucros do comércio de especiarias. A primeira construção manuelina foi o Mosteiro de Jesus de Setúbal, que começou a ser erguido em 1490.

Esse estilo arquitetônico chama a atenção pela profusão de elementos decorativos, muitos de inspiração marinha, com colunas e detalhes em forma de cordas entrelaçadas, cabeças de animais exóticos e folhagens. Você verá exemplos desse estilo por toda parte em Portugal, em igrejas, mosteiros e palácios. Repare nas colunas em forma de espiral, muitas vezes uma diferente da outra, e nos ricos portais, cada um mais detalhado que o outro. A construção manuelina mais famosa, fácil de ser visitada, um ícone de Portugal, é a Torre de Belém em Lisboa. Outras espetaculares obras manuelinas são o Mosteiro dos Jerónimos, também em Lisboa, e o Convento de Cristo, em Tomar.

Estilo renascentista

O estilo renascentista clássico nunca fez escola em Portugal. Porém, certos edifícios nesse estilo podem ser vistos em alguns lugares do país. É o caso da Ermida de Nossa Senhora da Conceição, em Tomar; a igreja do Convento do Bom Jesus de Valverde, em Évora; a Casa dos Bicos e o Palácio da Bacalhoa, em Lisboa.

Estilo barroco

O estilo barroco chegou bem depois em Portugal. Foi introduzido principalmente por influência dos jesuítas.

O Palácio dos Marqueses de Fronteira, erguido a partir de 1667 em Lisboa, é um exemplo desse estilo. Uma construção inteiramente barroca muito famosa é a Igreja de Santa Engrácia (atual Panteão Nacional), iniciada em 1682, marcante por sua enorme cúpula. Tomou séculos para ser terminada: só foi concluída em 1966. Virou sinônimo de algo interminável, seja uma casa, um livro, seja um projeto qualquer que toma muitos anos para ser terminado. “Ó gajo, isso é uma obra de Santa Engrácia!”.

Azulejos

O azulejo é tão associado à imagem de Portugal quanto o bacalhau. Foi introduzido no país pelos árabes com o nome de al-zulaicha no começo do século XV. O azulejo verdadeiro é uma peça pouco espessa, leve, de cerâmica esmaltada, que a deixa impermeável e lhe dá brilho. Alguns são lisos, outros têm um ligeiro relevo. Inicialmente, os azulejos usavam uma variedade de cores. Depois, em razão da influência holandesa, o azul monocromático passou a predominar.

Azulejos são elementos impermeáveis, de alto poder decorativo, baixo custo e fácil manutenção. Por isso, é utilizado até hoje, em banheiros e cozinhas.

Em Portugal, são usados azulejos em revestimento interno e, às vezes, até externo, como em certas igrejas, casas, edifícios públicos, estações de trem, palácios, lojas. A temática é a mais variada: enquanto alguns são geométricos, outros relatam episódios da história de Portugal.

No Palácio de Sintra, próximo a Lisboa, você verá os azulejos mais antigos de Portugal, trazidos da Andaluzia a mando de Dom Manuel I.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir na Cidade do Porto

Hotel na cidade do Porto

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

Capa do Guia Online GTB Portugal

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Line Portugal, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Links afins