Transportes urbanos em New York: ônibus, metrô táxi
Nova York conta com uma eficiente rede de transportes públicos. Ônibus, metrôs e trens servem toda a cidade. Mapas das linhas são distribuídos gratuitamente nos metrôs e nos ônibus. O transporte público permite, muito mais do que o táxi, acompanhar o ritmo da cidade e o dia-a-dia das pessoas e observar os tipos humanos. Uma experiência (na concepção de turismo do GTB…) que o fará compreender muito melhor a Big Apple do que apenas fotografar monumentos e visitar museus.
Já que, como turista, você não tem, em princípio, compromissos com hora marcada, nossa primeira recomendação é que evite se deslocar pela manhã, entre 7h30 e 9h, e à noitinha, entre 17h30 e 19h. Nesses horários de pico, os ônibus, além de cheios, tornam-se vagarosos. O metrô continua sendo rápido, mas fica lotado; é provável que você viaje em pé e “espremido”…
Metrô
O metrô (subway), que cobre toda a cidade e os subúrbios, é a alternativa mais prática, econômica e rápida para se deslocar em Nova York. Veja informações e dicas sobre o uso do metrô em New York.
Ônibus: linhas urbanas regulares
A passagem custa o mesmo que a de metrô. Os ônibus são mais limpos, embora demorem muito mais tempo para percorrer a mesma distância que o metrô. O destino e o número da linha estão anunciados na frente do veículo. A letra M significa que ele circula por Manhattan. Saiba mais
Baldeações, como funcionam
É possível fazer baldeações gratuitas entre os ônibus e entre eles e o metrô durante um período de duas horas para prosseguir na mesma direção (uma passagem não serve para ida e volta). Se você pagou a passagem em dinheiro, peça um transfer ticket ao motorista; se utilizou o MetroCard isso não é necessário.
Os pontos de ônibus, pintados com as cores da bandeira americana (branco, azul e vermelho), são facilmente identificados, mesmo porque a maioria tem abrigo coberto. A entrada é pela porta da frente do veículo, onde você paga. Se você tiver o MetroCard, deve enfiá-lo na maquininha e tirá-lo, como faz com seu cartão bancário em caixas eletrônicos.
Mapas
Eventualmente você pode obter mapa das linhas de ônibus com o motorista. O mais certo, porém, é consegui-lo no Convention Bureau, o escritório oficial de informações turísticas ou nas estações de metrô. Não deixe de fazê-lo se pensa em tomar transportes públicos.
Táxi
Os espaçosos táxis de Nova York aceitam transportar três ou até quatro passageiros. Para distâncias curtas, uma corrida custa apenas pouco mais que o metrô. Se você estiver acompanhado(a) e não for horário de pico, nem pense duas vezes: tome táxi.
Veja informações e dicas sobre os táxis em New York
Alugar carro
Alugar um carro é uma ótima maneira de percorrer os Estados Unidos, mas provavelmente é a pior para circular por Nova York. Os motivos são vários: o trânsito é infernal, é difícil achar onde parar e os estacionamentos são caros. Poucos hotéis têm garagem e quando têm, cobram à parte. Se você estacionar em local proibido (perto de um hidrante, por exemplo), o carro será guinchado. Nesse caso, o valor da multa, que já é alto, é acrescido de uma salgada taxa por cada dia que o veículo permanecer no depósito. Caso isso aconteça, ligue para 311. Haverá uma extensa burocracia a ser seguida.
Se pretender viajar pelos Estados Unidos de carro, saia do Brasil com a reserva feita. Para alugar um carro você precisa ter mais de 25 anos e cartão de crédito internacional. A carteira internacional é obrigatória.
A pé
Quando você tem tempo suficiente e não está fazendo frio ou calor em demasia, caminhar por Nova York é uma ótima maneira de conhecer a cidade, até porque seu relevo plano favorece passeios longos a pé. Muna-se de um bom mapa e use calçados confortáveis. Os contras são que alguns lugares têm muito trânsito e calçadas cheias de gente. Passear a pé é particularmente agradável nos bairros onde existem muitas áreas verdes ou vizinhos ao Hudson River ou o East River.
Veja matéria especial: história do metro de New York : Como o metrô construído, curiosidades.
Informações práticas
Como ir a Nova York
Veja passagens aéreas e pacotes
Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.
Escolha e reserve seu hotel: seleção por categoria e bairro