Acessar o sumário • Acessar o índice remissivo
Os diferentes tipos de estabelecimentos onde comer
No Brasil, chamamos de “restaurante” qualquer lugar onde se possa almoçar ou jantar. Na Itália, entretanto, existem diferentes tipos de estabelecimentos onde são servidas refeições.
Ristoranti
Em princípio, ristorante é o estabelecimento mais fino e com cardápio mais variado. Há o ristorante-pizzeria, que serve também pizza, às vezes até no almoço. Sinal dos tempos…
A trattoria
É, via de regra, um pequeno restaurante familiar, mais informal e barato que o ristorante. A osteria e a locanda Também são, em tese, mais baratos e informais que um ristorante, mas muitos desses locais estão virando moda e têm subido muito os seus preços. Cuidado para não gastar mais do que você imaginava.
Enoteca
É um lugar com características mais particulares, um espaço onde se pode encontrar os amigos e tomar um vinho acompanhado de frios e queijos ou de um prato leve. É algo que, inspirado nos bars à vin franceses, virou moda. Faz sentido: a Itália é um dos maiores produtores mundiais de vinhos e de alguns dos mais deliciosos frios e queijos.
Tavola calda ou uma panineria
É onde você pode tomar um lanche ou comer um panino (sanduíche). Na realidade, a nomenclatura que cada proprietário dá ao seu próprio estabelecimento é subjetiva e nem sempre reflete o que ele realmente é, muito menos influi na qualidade da comida ou no montante da conta…
Como escolher onde comer
Restaurante turísticos
Na maior parte das vezes, o viajante acaba comendo onde é mais prático: no próprio hotel, perto dele ou em alguma trattoria simpática durante um passeio. Embora restaurante vazio não inspire confiança, lugar lotado só de turistas também não. Isso não é uma regra geral, mas em razão da multidão de estrangeiros que visita a Itália todos os anos, é comum encontrar estabelecimentos limpos e “arrumadinhos” com menus até em japonês, mas nos quais nem a cozinha nem o serviço são grande coisa.
Conduzido até ali por seu guia de excursão, o tipo de turista que os frequenta é quase sempre originário de países sem muita tradição gastronômica ou com uma culinária completamente diferente da ocidental. Qualquer coisa que lhes servirem eles podem achar o máximo, very good, gut etc! Diferentes, portanto, dos portugueses, espanhóis, franceses, e dos próprios italianos, muito mais exigentes. Os franceses, então, já saem do hotel sabendo onde vão comer, com um Guide Rouge ou um Gault Millau debaixo do braço. Siga-os (discretamente, por favor…) e você comerá bem!
Saiba mais sobre a gastronomia italiana:
Sobre a gastronomia italiana • Os diferentes tipos de estabelecimentos onde comer
Dicas sobre a cozinha italiana • As especialidades regionais • Entenda o menu italiano
Dicionário gastronômico
Informações práticas
Como ir
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde se hospedar
Escolha e reserve seu hotel em Florença
Escolha e reserve seu hotel em Roma
Escolha e reserve seu hotel em Milão
Escolha e reserve seu hotel em Nápoles
Escolha e reserve seu hotel em Palermo
Escolha e reserve seu hotel em Veneza
Matérias especiais
A origem dos sobrenomes italianos | Quem inventou a pizza?
A sociedade na época do Império Romano | Para entender a Itália
Os italianos | Guiar na Itália: vivendo e aprendendo | Os papas
Arte erótica do Gabinetto Segreto do museu arqueológico de Nápoles
A Itália em imagens
Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos