Dinan

Dinan, na Bretanha: uma joia medieval

Dinan é uma cidade pequena. com cerca de apenas 12 mil habitantes. Visitá-la é uma agradável surpresa, conhecendo seu porto, suas ruas de traçado medieval e sua arquitetura de outros tempos. Dinan deve obrigatoriamente fazer parte de qualquer roteiro de viagem (preferencialmente de carro) pela Bretanha.

Mapa de Dinan

Como ir para Dinan

Não há voos diretos do Brasil para Dinan. Há voos  de São Paulo e do Rio de Janeiro para o aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, pela TAM e pela Air France. A viagem toma aproximadamente onze horas.

De trem

Da Gare de Montparnasse: Há trens TGV (trem de alta velocidade, que correm a mais de 300 km por hora) da estação Montparnasse, em Paris,  para Saint-Malo. A viagem leva menos de 3h. De Saint-Malo há ônibus para Dinan pela linha 10. A viagem toma um pouco menos de 1h. Há também TGV (trem de alta velocidade) de Paris para Rennes e dessa cidade para Dinan. Também é possível tomar um trem na estação Montaparnasse, em Paris, com conexão em Dol de Bretagne, outra cidade onde vale a pena dar uma paradinha.  (Linha TGV Rennes/St-Malo, via Dol de Bretagne). Em seguida, tome o tem da linha TER Dol de Bretagne a Dinan.

De automóvel

De Paris, pegue a auto-estrada A11 direção Le Mans. Em Le Mans pegue a E50 até Laval e em seguida a N 157 para Rennes. De Rennes, pegue a direção Saint-Malo pela D 137. Já bem perto de Saint-Malo, alguns quilômetros antes de Chateauneuf, entre à esquerda na Voie de la Liberté/D137 e N176 e siga as indicações “Dinan”. Dinan fica a 33 km de St-Malo. De Saint-Malo para Dinan o mais fácil é pegar a direção Rennes e entrar  à direita na Voie de la Liberté/D137 e N176 e seguir as indicações “Dinan”.

Dica

Caso não tenha alugado carro com GPS, compre um mapa do noroeste da França no aeroporto, ao chegar do Brasil.

Onde se hospedar em Dinan

Principalmente durante a alta estação, pode não ser tão fácil encontrar hotel em Dinan. Procure reservar com alguma antecedência.

Escolha e reserve seu hotel em Dinan

Escolha e reserve seu hotel em outras cidades da Bretanha

Melhor época para ir a Dinan

No auge do verão é tudo muito lotado. Além de turistas do mundo todo, muitos parisienses gostam de passar as férias na Bretanha. Já o inverno é gelado e tem muito vento.  O outono e a primavera correspondem à baixa estação, quando as temperaturas são mais agradáveis, há menos turistas e os preços são mais atraentes.  Veja mais informações sobre melhor época para ir a Bretanha.

Dica

Chove muito na Bretanha, principalmente durante o outono. Um guarda-chuva pode ser útil.

Atrações turísticas e pontos de interesse em Dinan

A principal atração turística de Dinan é a própria cidade. A região onde se encontra Dinan é habitada há séculos.  Já no século IX monges se fixaram junto da colina ao lado do rio Rance. Pouco mais tarde senhores feudais instalaram-se mais acima, à beira do rio, onde construíram uma fortaleza de madeira para se protegerem dos saxões e depois dos normandos.

Por volta de  1120 começa a ser erguida a igreja de Saint Sauveur. Em 1283, Dinan torna-se cidade ducal sob o governo de João I. São construídas as primeiras muralhas na parte mais elevada da cidade. Essas fortificações foram ampliadas, chegando a ter 3 km de comprimento. Posteriormente as muralhas foram equipadas com canhões, quando o uso da pólvora se espalhou pela Europa.

Dinan é uma cidade perfeita para se passear a pé. Passe antes no escritório local de turismo, junto ao castelo (há várias indicações) e pegue um mapa e dicas. No mapa que lhe fornecerão estão assinalados os principais pontos de interesse que você verá quase sempre do lado de fora. São principalmente construções famosas e interessantes. Primeiro visite o centro histórico. Verifique os horários de abertura de castelo, que pode ser visitado por dentro (interesse relativo para quem já visitou outros castelos medievais). Em geral fecha no horário de almoço. Veja o momento ideal para visitá-lo.

Depois pegue o carro e mude para um estacionamento perto da zona portuária, que é igualmente muito bonita. Essa região portuária possui muitas casas antigas e é bastante agradável. Há cafés e restaurantes em frente ao pequeno porto.

Dinan fica perto de cidades bretãs e normandas que valem a visita. É o caso, só para citar dois exemplos de Saint-Malo e do Mont Saint-Michel.

Veja fotos e dicas sobre a Bretanha.

Veja fotos e dicas sobre Saint-Malo

Veja dicas e fotos sobre a Normandia.

Veja fotos e dicas sobre o Mont Saint-Michel

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris