Saint-Malo

Saint-Malo é uma charmosíssima cidade portuária na costa da Bretanha, no norte da França, próxima ao Mont Saint-Michel.Veja dicas sobre atrações, e como ir.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Saint-Malo, as muralhas da cidade velha.

Saint-Malo, um dos maiores encantos da Bretanha

Cidade histórica repleta de charme, com um centro medieval todo rodeado de muralhas, Saint-Malo encanta todos os que a conhecem. É um destino imperdível para quem visita a Bretanha.
Saint-Malo existe desde a época dos gauleses. Foram os romanos que a fortificaram pela primeira vez. Somente no fim do século XV, Anne de Bretagne, que se casou com  Charles VIII e depois com Louis XII, anexou o ducado de Saint-Malo à França. Depois, por um curto período, a cidade foi uma república independente. Saint-Malo, hoje um dos maiores portos franceses, sempre teve sua vida ligada à atividade portuária, mas hoje vive também do turismo.

Mapa de Saint-Malo

Como ir a Saint-Malo

Não há voos diretos do brasil para St-Malo, na Bretanha. Há voos  de São Paulo e do Rio de Janeiro para o aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, pela TAM e pela Air France. A viagem toma aproximadamente onze horas.

Escolha e reserve seu voo

De trem

Da Gare de Montparnasse: Há trens TGV (trem de alta velocidade, que correm a mais de 300 km por hora) da estação Montparnasse, em Paris,  para Saint-Malo. A viagem leva menos de 3h.

De automóvel

De Paris pegue a auto-estrada A11 direção a Le Mans. Em Le Mans pegue a E50 até Laval e em seguida a N 157 para Rennes. De Rennes para St-Malo utilize a D 137.

Dica

Se não tiver alugado carro com GPS, compre um mapa do noroeste da França no aeroporto, ao chegar do Brasil.

Vídeo sobre St-Malo, na Bretanha

Onde se hospedar em Saint-Malo

Principalmente durante a alta estação, pode ser difícil encontrar hotel em Saint-Malo. procure reservar com alguma antecedência.

Escolha e reserve seu hotel na Bretanha

Melhor época para ir a Saint-Malo

No verão há turistas demais, inclusive franceses de Paris, querendo visitar a Bretanha. Se for possível evite a alta estação.  O inverno, por seu lado, é frio e tem muito vento, fazendo com que a sensação térmica seja difícil de encarar. O outono e a primavera correspondem à baixa estação.  As temperaturas são amenas, há menos turistas e tudo é mais barato.

Dica

Chove muito na Bretanha, principalmente durante o outono. Um guarda-chuva pode ser útil.

Atrações turísticas e pontos de interesse em Saint-Malô

O melhor em Saint-Malô é perambular por seu centro histórico rodeado de muralhas. do alto delas, têm-se vistas incríveis dos arredores e do próprio centro histórico. Parte do centro é menos antigo do que o resto, pois foi, em parte, destruído por um incêndio em 1661. Note a diferença de estilo entre os prédios mais antigos e aqueles erguidos depois do incêndio. A parte da cidade cercada pelas muralhas é conhecida como intra muros.

Os combates pela libertação da cidade das mãos dos nazistas na 2ª Guerra destruíram a maior parte do centro histórico. Só uma reconstrução cuidadosa permitiu que Saint-Malo recuperasse boa parte de seu aspecto original.

Castelo

Construído no seculo XIV, é uma típico castelo-forte com grossas torres de defesa.

Catedral de Saint-Vincent

Erguida na Idade Média, em estilo gótico, sofreu algumas mudanças arquitetônicas posteriormente mas conserva na maior parte o estilo original, inclusive torres e vitrôs.

Musée d’Histoire de la Ville  – Apresenta diferentes coleções ligadas à história da cidade, desde à época dos romanos até tempos mais recentes.

Musée de la Tour Solidor

Esse museu está instalado em três torres, no bairro  Saint-Servan.  É dedicado principalmente às atividades marinheiras dos antigos bretões, homens do mar. Abriga um acervo de instrumentos de navegação dos séculos XVII e XVIII e numerosas maquetes e pinturas.

Étoile du Roy

É uma excelente réplica em tamanho natural de uma fragata corsária do século XVIII. Vistá-la é sentir-se um pouco dentro dos filmes dos piratas do Caribe!

Fort National

Esse forte do século XVII, que fica na costa do Canal da Mancha, só está berto para visitas durante o verão.
Dicas

– Quem comprar ingresso para visitar um dos dois museus municipais de Saint-Malô poderá visitar gratuitamente o outro museu. Por isso não jogue fora seu ingresso.

– O famoso Mont-Saint Michel fica quase na divisa da Bretanha com a Normandia. Que tal visitá-lo? Veja dicas e fotos sobre o Mont Saint-Michel. Outros lugares da Normandia são também fascinantes. Veja dicas e fotos sobre a Normandia.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Porto de Dinan, Bretanha

Dinan

Turismo em Dinan, uma pequena cidade medieval de rara beleza deve ser incluída em qualquer roteiro pela Bretanha, na França.

Read More »
Bayeux, catedral

Bayeux

Na cidade francesa de Bayeux, na costa da Normandia, a 1ª a ser libertada do jugo nazista no dia D, na 2ª Guerra, fica a preciosa Tapeçaria de Bayeux.

Read More »

Honfleur

O porto de Honfleur, às margens do Canal da Mancha, na foz do rio Sena, é uma pequena cidade portuária na qual se manifesta todo o charme da Normandia.

Read More »
Normandia, Mont St-Michel,

Mont Saint-Michel

No Mont Saint-Michel fica a famosa abadia medieval, em meio a um cenário de sonho: é uma ilha na maré baixa e fica cercada pelas águas na maré alta.

Read More »
Honfleur, Normandia, porto - Foto Manual do Turista

A bela Normandia

A Região da Normandia, no norte da França, e suas principais atrações: Mont St- Michel, Giverny, Bayeux, Honfleur, Evreux, Caen, Rouen.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.