Bagagem para a Argentina

Mala de viagem_02

Bagagem para a Argentina, o que levar e o que não levar

Leve no máximo duas peças de bagagem: uma maior, que no avião será considerada como de compartimento, e uma pequena, a bagagem de mão que estará a seu alcance dentro do avião com tudo o que for fácil de quebrar, valioso, importante ou de primeira necessidade, inclusive uma muda de roupa para a eventualidade de extravio da outra mala ou mochila, na qual estarão suas roupas. O extravio de bagagem é raro num vôo direto São Paulo/Buenos Aires. Seja mala ou mochila, sua bagagem deve ser fechada com cadeado e ter etiquetas de identificação, dentro e fora, com seus dados.

Roupas

O tipo de roupa que deve ser colocada em sua mala ou mochila depende da época do ano em que você viajará, das regiões para as quais irá e dos programas que pretende fazer.
De modo geral, vista-se como o faria se estivesse no Brasil, tendo em conta que as temperaturas na Argentina são em geral inferiores às brasileiras. Só não se “fantasie” de turista, com bermuda, chapeuzinho branco, camisa estampadérrima e outras aberrações.
Considere que nos grandes centros urbanos os argentinos são elegantes e, para fazer certos programas (assistir a um show em uma casa de tango, jantar em restaurantes elegantes, ir à ópera no Colón), é adequado para os homens o uso de blazer ou terno e gravata e, para as mulheres, saia ou vestido. Se não for essa sua intenção, jeans decentes, tênis limpos e camisetas serão suficientes, com um pulôver e um casaco para usar se esfriar.

Roteiros de aventura

Para roteiros de aventura ou de turismo esportivo, as roupas devem ser compatíveis e o mais confortáveis possível.
No Nordeste, Noroeste, Centro-Oeste, Cuyo e Buenos Aires, faz muito calor no verão, exigindo o uso de roupas leves.
Os invernos são bastante frios na Patagônia, na Terra do Fogo e no Distrito dos Lagos. É essencial levar um minhocão ou meia-calça de lã para usar embaixo da calça, gorro e luvas. O truque para não tornar a mala muito pesada e volumosa é levar meia dúzia de camisetas de algodão de manga comprida a serem lavadas e trocadas diariamente, e apenas 2 pulôveres ou polares bem quentes. Por cima de tudo, use um casaco (ou parka) forrado e impermeável.
Roupas para a prática de esqui são alugadas nos próprios centros de esportes de inverno; não se preocupe em levá-las do Brasil.
Pulôveres, parkas impermeáveis e casacos de couro na Argentina são em geral mais baratos do que no Brasil. Deixe algum espaço livre na sua mala, pois provavelmente comprará roupas lá.

Sapatos

Um par para “para bater” e outro melhorzinho são o suficiente. É claro que para quem for fazer trekking ou outras aventuras, os calçados “de briga” devem ser botinas apropriadas, enquanto que para os que vão fazer um roteiro mais urbano podem ser tênis ou sapatênis. O importante em qualquer calçado é que seja confortável, pois em viagens acabamos andando o dia todo e não há nada pior do que terminar o dia com o pé cheio de bolhas.

Acessórios

Um pequeno guarda-chuva dobrável e uma capa de chuva com capuz são recomendáveis de novembro a março. Leve também calculadora; tesourinha de unha, pinça e um canivete estilo suíço (na bagagem de compartimento); agulha e linhas de cores básicas; secador de cabelos pequeno que seja bivolt (exceto se for se hospedar em hotéis de melhor categoria, que em geral têm secador no quarto); despertador; cadeados extras para a mala; óculos escuros; canetas esferográficas; um caderninho para anotações; óculos ou lentes de contato de reserva e uma receita para mandar fazê-los em caso de perda ou quebra (ficar sem óculos numa viagem pode ser um desastre); produtos para limpar lentes de contato; sacos plásticos para guardar roupa suja e calçados.

Produtos de higiene e saúde

É prudente levar um pequeno kit de medicamentos básicos: analgésico, antitérmico, antiespasmódico, sal de frutas, esparadrapo, band-aid, desinfetante, algodão, termômetro e todos os remédios que você toma habitualmente, acompanhados das bulas.
Não exagere: leve em uma nécessaire impermeável apenas um exemplar de cada produto de toilette, de higiene pessoal e cosmético que você usa. Atenção, mulheres: se for o caso, não esqueçam de levar seu anticoncepcional. Absorventes (internos: tampones; externos: toallas femeninas) podem ser comprados facilmente em qualquer lugar, mas é prático levar consigo um pacotinho.

Informações práticas

Hotéis na Argentina

Reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso; é bem possível que pague menos do que reservando diretamente com o hotel. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos, provavelmente pagando menos e sem ter trabalho algum.

Classificação por ordem alfabética – principais localidades turísticas

Hotel em Buenos Aires • Hotel em Bariloche •  Hotel em Cafayate  
Hotel em Córdoba •  Hotel em El Calafate •  Hotel em El Chaltén •  Hotel em Jujuy
Hotel em Junin de los Andes •  Hotel em Las Leñas •  Hotel em Mendoza

Hotel em Puerto Madryn • Hotel em Humahuaca •  Hotel em San Rafael 
Hotel em Puerto Iguazú • Hotel em Rio Gallegos •   Hotel em Salta 
Hotel em San Martin de los Andes •  Hotel em Tilcara • Hotel em Ushuaia
Hotel em Villa La Angostura

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes 

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.

Matérias especiais

Evita Perón | Diego Maradona | Cinema argentino | Literatura argentina
A imigração nazista para a Argentina | Os grandes rivais no futebol argentino
A história do tango | Carlos Gardel |
Os grandes dinossauros que habitavam a Argentina