Literatura argentina

Jorge Luis Borges

Argentina: literatura, os antigos e novos talentos

Os primeiros autores argentinos

Os primeiros autores argentinos de alguma expressão começaram a surgir por volta da metade do século XIX.Dentre os românticos, destaca-se Esteban Echeverría que, depois de uma juventude tresloucada, abandonou os estudos e partiu para a Europa. De volta à Argentina, tendo sido influenciado durante sua estada no Velho Mundo pelo liberalismo político e por idéias de justiça social, participou em 1837 do Salón Literario da livraria de Don Marco Sastre, em Buenos Aires, um centro de discussões literárias e agitação política de opositores ao ditador Juan Manuel de Rosas. Quando o centro foi fechado por Rosas, Echeverría fundou a Asociación de Mayo, uma sociedade secreta com ramificações em várias cidades do país. Seu livro Dogma Socialista influenciou o pensamento político argentino do século XIX. El matadero, uma de suas obras mais famosas, é um relato que tem como cenário um matadouro na Província de Buenos Aires, onde unitaristas e federalistas se enfrentam. Estes últimos, partidários do ditador, são representados no livro como de mau-caráter e cruéis, enquanto os unitaristas são “do bem”.

Claro que Rosas não achou graça; para salvar a pele, Echeverría teve que asilar-se no Uruguai.

Sarmiento, um escritor que virou presidente

Domingo Faustino Sarmiento foi outro escritor dessa época, que acabaria eleito Presidente da República. Sua obra Facundo é eminentemente política e tem seu personagem inspirado no caudilho provincial Facundo Quiroga, retratado de forma pouco elogiosa.Outro importante escritor argentino do século XIX foi José Hernández, autor de El Gaucho Martín Fierro, autor engajado que se envolveu nos conflitos e revoluções que sacudiram o país nessa época. Sua obra, que foi um verdadeiro best seller, retratava a vida dura dos gauchos e as injustiças de que eram vítimas. O personagem central é engajado contra sua vontade no exército e forçado a lutar contra os índios. Torna-se depois, ao desertar, um fora-da-lei. Para saber o resto da história, vá à Argentina e compre o livro…

O tema gaucho

O tema “gaucho” foi retomado por outro escritor do começo do século, Ricardo Güiraldes, autor de Don Secundo Sombra, história ambientada em San Antonio de Areco, na Província de Buenos Aires. O gaucho aqui aparece mais como um personagem mítico do que como o herói rebelde de Hernández. A estancia onde viveu o escritor pode ser visitada.

Jorge Luis Borges

Entre os diversos grandes autores argentinos do século XX, alguns merecem menção especial: Jorge Luis Borges A obra que o consagrou foi El Aleph (1949).

Algumas de suas obras falam especificamente de Buenos Aires, como Fundación Mitica de Buenos Aires e Fervor de Buenos Aires. Ao que parece, o mais famoso escritor argentino, nascido em 24 de agosto de 1899 na Calle Tucumán, tinha uma profunda relação de amor e ódio com sua cidade.Julio Cortázar Escritor prolífico, ganhou fama mundial pelas Histórias de cronópios e de famas (1962) e por Jogo da Amarelinha (1963).Adolfo Bioy Casares Sua obra mais conhecida é La Invención de Morel, publicada em 1940, cuja trama foi qualificada por Borges como “perfeita”. Concordamos!

Ernesto Sábato

Nascido em Riojas, na Província de Buenos Aires, em 1911, Sábato passou um bom tempo em Paris durante sua fase comunista, quando “Paris era uma festa”. Sua obra mais conhecida é Sobre heróis e tumbas (1961).Manuel Puig O novelista do best-seller Boquitas pintadas é também o autor de The Buenos Aires Affair. Ameaçado de morte, teve que deixar a Argentina e fixou-se no México, depois no Rio de Janeiro. Seu livro El beso de la mujer araña foi transformado em filme por Héctor Babenco.Martin Caparrós Um novo talento, com estilo bem próprio e vários livros publicados. Leia, por exemplo, Valfierno.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.