Transportes na França

Trem na França, TGV - Foto Dennis Jarvis - CCBY SA
Trem na França, TGV – Foto Dennis Jarvis – CCBY SA

França: como ir

Há voos diretos para Paris que partem diariamente de São Paulo, operados pelas companhias Air France e TAM.
Um voo direto São Paulo/Paris leva 11h.

Também é possível chegar a Paris por outras companhias, fazendo uma conexão em outra capital europeia. Porém, se a diferença de preço com relação a um voo direto não for significativa, esse tipo de voo não compensa, pois é mais longo e cansativo.
Qualquer boa agência de viagens pode providenciar a passagem para você. Peça os preços praticados por diversas companhias, para poder compará-los, e pergunte a respeito de promoções. Existem períodos de baixa e de alta estação e de estação intermediária. Via de regra, a alta estação costuma coincidir com períodos de férias escolares e feriados prolongados e a baixa geralmente ocorre em meses de menor movimento, mas isso varia não apenas a cada ano como também de uma companhia para outra.
O que vigora de fato é a lei da oferta e da procura. Informe-se com seu agente de viagens.

Transportes na França

Mapa da França

Avião

A França é 14 vezes menor do que o Brasil. O avião é quase sempre superado pelos trens de alta velocidade que o deixam no centro de qualquer cidade. O deslocamento do centro de Paris, por exemplo, até o aeroporto pode ser demorado, sem contar o tempo para recuperar sua bagagem ao desembarcar. Só vale a pena quando você deseja conhecer outra cidade distante de Paris e já comprou sua passagem aérea para a França com conexão em Paris para a cidade que pretende visitar.

Trem

Em razão de seu conforto e rapidez, o trem é um ótimo meio de transporte para você viajar pela França. Saiba mais

De ônibus

O ônibus é pouco utilizado na França, onde o trem reina soberano. Ele é útil apenas como transporte regional de curta distância para localidades não servidas pelo trem ou para aqueles que viajam para outras cidades da Europa e querem economizar, mesmo que a viagem seja mais longa.
A estação rodoviária (Gare routière) de Paris fica na Porte de Bagnolet (Metrô Galieni): Avenue du Général de Gaulle, tel. 08 36695252. É meio fora de mão.
Para informações sobre linhas da França para outros países europeus, informe-se no site da Eurolines francesa.

De carro

O automóvel é, no nosso entender, a melhor maneira de percorrer o país. A estradas são ótimas. Saiba mais

Informações práticas

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França