Trem na França
Trem na França - Foto Fermion CCBY
Trem na França – Foto Fermion CCBY

Trem, na França, um opção de transporte rápida e fácil

TGV ou trens de alta velocidade

Para ir a lugares que ficam a apenas algumas centenas de quilômetros de Paris, o trem é a melhor opção. Os chamados TGV (trens de alta velocidade), por exemplo, percorrem até 300 quilômetros por hora: dependendo para onde você vai, é mais barato e rápido do que o avião. Apesar de ser mais caro que o trem comum, o TGV pode valer a pena. Ele sai do centro de Paris e o deixa em estações centrais nas cidades que você irá visitar. E com uma vantagem adicional: você aprecia a viagem e experimenta a sensação de viajar num dos trens mais modernos e rápidos do mundo. Almoçar a bordo, tomando um bom vinho francês e curtindo a paisagem dos campos europeus é uma deliciosa experiência. O TGV é um luxo!

Mapa da França

Informações e dicas

O trem vale a pena, seja ele o TGV ou o comum, para ir a Bruxelas, Amsterdã, Londres, Lyon, Estrasburgo, Vale do Loire, Chartres, Mont St-Michel etc. Reserve o TGV com antecedência.
A companhia ferroviária pede aos passageiros do TGV que cheguem à plataforma 20 minutos antes do horário de embarque. É recomendável que você chegue às estações com um pouco mais de antecedência, independente do trem que irá tomar, pois algumas são muito grandes e pode levar um tempinho até você encontrar sua plataforma de embarque.

Dicas importantes – Nas entradas das plataformas existem máquinas onde você deve validar (o que significa, conforme a maquininha, perfurar ou carimbar) sua passagem antes de embarcar. Se sua passagem não for perfurda na tal maquininha você será multado. Se for de TGV, valide também o papel da reserva.

Os passes ferroviários

Existem passes ferroviários válidos para toda a Europa, mas que devem obrigatoriamente ser comprados no Brasil: o Eurailpass, que abrange 17 países, e o Europass, válido para 5 países. Esses passes têm diversas modalidades: para casais, para jovens, para serem usados em períodos corridos ou em períodos intermitentes etc. Cada um tem preços e períodos de validade diferentes. Informe-se sobre o que mais lhe convém: seu agente de viagens poderá lhe dar informações sobre os passes e intermediar a compra sem ônus para você. Em certos trens de luxo, deve ser pago um suplemento. Importante: os passes dão direito apenas à poltrona, e não às cabines. Estas devem ser reservadas e seu uso estará sujeito à cobrança de um suplemento.

Estude os preços. Compare com outras opções e veja se, no seu caso, vale a pena. Em geral, os passes ferroviários só são compensadores para quem vai percorrer muitos países num prazo curto. Tome cuidado também para não comprar um passe desnecessariamente e passar metade de sua viagem pela Europa dentro de trens só para aproveitar o dinheiro gasto.

Como pagar menos por sua passagem de trem

Compre as passagens e os passes nas estações de trem. As tarifas ferroviárias francesas têm grandes variações. Embora com algumas restrições de data de embarque, há tarifas a preços especiais que podem ser concedidos em certas condições e em certos trens para pessoas com mais de 60 anos, jovens de até 25 anos, casais viajando juntos, viagens em dias ou períodos de menor procura e nas reservas feitas com antecedência (quanto maior a antecedência, maior o desconto). As passagens de ida e volta também costumam sair mais em conta do que trechos avulsos. Aproveite para se informar no escritório de turismo sobre esses eventuais descontos. Se você é estudante e pretende andar de trem, leve sua carteira internacional; ela pode ser necessária para se conseguir algum tipo de desconto. Nossa sugestão é que você apresente seu roteiro e veja o que o escritório de turismo tem a propor de mais interessante.

Estações ferroviárias de Paris

Gare du Nord Trens para a direção nordeste (Lille, Bruxelas, Amsterdã, Londres, etc.)
Gare de l’Est Trens para a direção leste (Reims, Estrasburgo, Troyes etc.)
Gare St-Lazare Trens para as direções norte e noroeste (Deauville, Lisieux, Rouen etc.)
Gare de Montparnasse Trens para a direção sudoeste (Toulouse, Bordeaux etc)
Gare de Lyon Trens para a direção sudeste (Lyon, é claro, Chamonix, Marselha, Nice etc.)
Gare d’Austerlitz Trens para a direção oeste (Orléans, Blois e outras cidades do vale do

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França