Viajar de carro pela França
Viajar de carro pela França
Viajar de carro pela França: você mesmo deve encher o tanque do automóvel

Mapa da França

De carro

O automóvel é, no nosso entender, a melhor maneira de percorrer o país. A estradas são ótimas. Você pode utilizar as grandes autoroutes (auto-estradas de alta velocidade) ou para pequenas distâncias pegar estradinhas secundárias, com direito a atravessar pitorescas cidadezinhas medievais e apreciar paisagens de rara beleza. Note que a França, como os demais países europeus eliminou os perigosos cruzamentos rodoviários, instituindo rotatórias. Nesse caso a prioridade não é à direita, mas de quem está dentro da rotatória.

Alugar automóvel não é uma boa pedida para quem só vai ficar em Paris. Porém, para viajar pelo interior da França ou mesmo para ir a outros países, é uma excelente opção. A maior vantagem é ter muito mais mobilidade e autonomia (inclusive quanto aos horários), podendo ir a lugares mais difíceis de serem visitados por outros meios de transporte. É o caso do Vale do Loire, onde cada castelo fica a algumas dezenas de quilômetros do outro. Lembre-se, porém, de que viajar de carro sai relativamente caro, a não ser que você esteja em um grupo de três ou quatro pessoas para dividir as despesas, pois além do preço da locação ou leasing, a gasolina na França é mais cara do que no Brasil. Se quiser economizar, escolha um carro a diesel.

As autoestradas francesas, assinaladas nos mapas com a letra “A” (A1, A10 etc.) são modernas e seguras. Suas desvantagens são o alto preço dos pedágios e a monotonia das paisagens. Quem tem pressa não tem outra opção; quem não tem, deve dar preferência às routes nationales (estradas nacionais, assinaladas nos mapas com a letra N), ou às départamentales (estradas departamentais, assinaladas nos mapas com a letra D). O mais importante é estar munido de bons mapas e estudar bem o trajeto antes de pegar a estrada. Você pode conseguir mapas na Maison de la France no Brasil, nos escritórios de turismo em Paris ou em uma boa livraria. Os mapas rodoviários Michelin são ótimos.
 www.bison-fute.equipement.gouv.fr –  Site governamental francês de informações sobre condições das estradas, meteorologia, enfim, tudo o que você precisa saber para viajar de carro em segurança.

Algumas regrinhas de trânsito, dicas

Seja nas estradas, seja nas cidades, há pequenos hábitos que alguns motoristas brasileiros devem esquecer se não quiserem ter problemas. Há radares e policiais em todo canto. Desrespeitar a faixa de pedestres, atravessar farol vermelho, estacionar em cima de calçadas, fazer ultrapassagens proibidas, exceder o limite de velocidade, tudo isso pode resultar em pesadas multas. Por falar em faixa de pedestres, o sistema, não só na França, mas em quase toda a Europa, é o seguinte: mesmo que não haja um farol, se o pedestre começa a atravessar na faixa, você tem de parar e dar passagem para ele. Isso deveria ser o normal também no Brasil; infelizmente não é!

A velocidade máxima nas autoestradas é de 130 km/h em dias de sol e 110 km/h em dias de chuva. Ao ser parado por qualquer motivo, nem pense em propor uma “cervejinha” ao guarda (a não ser que você acredite que delegacia de polícia possa ter interesse turístico). O melhor é pedir desculpas (“Excusez-moi”; não em inglês, por favor!) e ser simpático. Eventualmente, se a infração não foi das pesadas, ele lhe fará apenas uma advertência. Porém, se você tiver se excedido na bebida, não tem perdão: o carro e sua carteira de motorista poderão ser apreendidos e você poderá ser processado. Há um outro costume de muitos motoristas no Brasil que pode resultar numa multa: buzinar sem motivo. Isso também é considerado falta de educação. Os franceses detestam barulho!

Quem vai reabastecer o carro ? Vous… SIm, você, porque na França os postos de gasolina são estilo self-service. Ao lado da bomba existem luvas plásticas. Utilize-as porque é possível que, se nunca abasteceu um automóvel antes, que molhe a mão ao fazê-lo. Repare no número da bomba depois de abastecer e pague no caixa.

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