Saint-Malo, um dos maiores encantos da Bretanha
Cidade histórica repleta de charme, com um centro medieval todo rodeado de muralhas, Saint-Malo encanta todos os que a conhecem. É um destino imperdível para quem visita a Bretanha.
Saint-Malo existe desde a época dos gauleses. Foram os romanos que a fortificaram pela primeira vez. Somente no fim do século XV, Anne de Bretagne, que se casou com Charles VIII e depois com Louis XII, anexou o ducado de Saint-Malo à França. Depois, por um curto período, a cidade foi uma república independente. Saint-Malo, hoje um dos maiores portos franceses, sempre teve sua vida ligada à atividade portuária, mas hoje vive também do turismo.
Mapa de Saint-Malo
Como ir a Saint-Malo
Não há voos diretos do brasil para St-Malo, na Bretanha. Há voos de São Paulo e do Rio de Janeiro para o aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, pela TAM e pela Air France. A viagem toma aproximadamente onze horas.
De trem
Da Gare de Montparnasse: Há trens TGV (trem de alta velocidade, que correm a mais de 300 km por hora) da estação Montparnasse, em Paris, para Saint-Malo. A viagem leva menos de 3h.
De automóvel
De Paris pegue a auto-estrada A11 direção a Le Mans. Em Le Mans pegue a E50 até Laval e em seguida a N 157 para Rennes. De Rennes para St-Malo utilize a D 137.
Dica
Se não tiver alugado carro com GPS, compre um mapa do noroeste da França no aeroporto, ao chegar do Brasil.
Vídeo sobre St-Malo, na Bretanha
Onde se hospedar em Saint-Malo
Principalmente durante a alta estação, pode ser difícil encontrar hotel em Saint-Malo. procure reservar com alguma antecedência.
Escolha e reserve seu hotel na Bretanha
Melhor época para ir a Saint-Malo
No verão há turistas demais, inclusive franceses de Paris, querendo visitar a Bretanha. Se for possível evite a alta estação. O inverno, por seu lado, é frio e tem muito vento, fazendo com que a sensação térmica seja difícil de encarar. O outono e a primavera correspondem à baixa estação. As temperaturas são amenas, há menos turistas e tudo é mais barato.
Dica
Chove muito na Bretanha, principalmente durante o outono. Um guarda-chuva pode ser útil.
Atrações turísticas e pontos de interesse em Saint-Malô
O melhor em Saint-Malô é perambular por seu centro histórico rodeado de muralhas. do alto delas, têm-se vistas incríveis dos arredores e do próprio centro histórico. Parte do centro é menos antigo do que o resto, pois foi, em parte, destruído por um incêndio em 1661. Note a diferença de estilo entre os prédios mais antigos e aqueles erguidos depois do incêndio. A parte da cidade cercada pelas muralhas é conhecida como intra muros.
Os combates pela libertação da cidade das mãos dos nazistas na 2ª Guerra destruíram a maior parte do centro histórico. Só uma reconstrução cuidadosa permitiu que Saint-Malo recuperasse boa parte de seu aspecto original.
Castelo
Construído no seculo XIV, é uma típico castelo-forte com grossas torres de defesa.
Catedral de Saint-Vincent
Erguida na Idade Média, em estilo gótico, sofreu algumas mudanças arquitetônicas posteriormente mas conserva na maior parte o estilo original, inclusive torres e vitrôs.
Musée d’Histoire de la Ville – Apresenta diferentes coleções ligadas à história da cidade, desde à época dos romanos até tempos mais recentes.
Musée de la Tour Solidor
Étoile du Roy
Fort National
Dicas
– Quem comprar ingresso para visitar um dos dois museus municipais de Saint-Malô poderá visitar gratuitamente o outro museu. Por isso não jogue fora seu ingresso.
Informações práticas sobre Paris
Como ir a Paris
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde dormir em Paris
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos