Gastronomia em New York

Restaurantes em New York: usos e costumes

Hurley's Irish Pub - foto Daniel D'Auria - CCBYRestaurantes em New York: usos e costumes, o Hurley’s Irish Pub, em NY – foto Daniel D’Auria – CCBY

Usos e costumes

Forma de pagamento

Coffee shops e barzinhos baratos não aceitam cartões de crédito, mas bons restaurantes raramente os recusam. Pergunte ao reservar.

Gorjetas e impostos

Impostos, calculados à parte sobre os preços do cardápio, e serviço, nem sempre incluído nas contas dos restaurantes, podem ser ingratas surpresas para os desavisados. Os impostos são de 8,65% e a gorjeta varia entre 15% e 20% da conta, mas muitos nova-iorquinos simplesmente calculam o valor dos impostos em dobro, deixando 17,30% para o garçom. Há restaurantes que inserem a gorjeta na conta; às vezes, 20%. Cuidado para não pagar duas vezes. Assim, sua conta sai uns 26% mais cara do que a mera soma dos itens consumidos.

Embora, teoricamente, você não seja obrigado a dar gorjeta, nos Estados Unidos é considerado grosseria deixar menos de 15%, pois os salários nessa área são simbólicos e os garçons vivem sobretudo de gorjetas. É curioso que, apesar disso, o serviço em muitos lugares seja desleixado e pouco atencioso.

Horários e reservas

Em Nova York o pico da movimentação ocorre das 12h45 às 13h15 e das 19h30 às 21h nos dias de semana, estendendo-se até as 22h às sextas-feiras e sábados. Aos domingos, o forte é o almoço. Nesses horários, é aconselhável fazer reserva. Os concierges dos hotéis de melhor padrão podem ajudar com isso. Só não chegue tarde demais; muitos restaurantes fecham a cozinha às 22h ou 23h.

Nos lugares badalados, evite sextas-feiras e sábados à noite e domingos em horário de almoço. A reserva também é indispensável para qualquer horário nos famosos templos da alta gastronomia e em restaurantes freqüentados por artistas e celebridades. Alguns exigem que você forneça o número de seu cartão de crédito e cobram por cancelamento de última hora. Em certos casos, a reserva precisa ser feita com meses de antecedência. Tendo feito uma reserva, seja pontual: além do risco de perder a mesa, o atraso é deselegante. Apesar de que, mesmo que você tenha feito reserva, pode ser que o façam esperar no bar; ou seja, sua falta de pontualidade é deselegante, a deles não…

Com que roupa? (dress code)

Ao fazer uma reserva, pergunte sobre o dress code (“código de vestimenta”): restaurantes mais chiques exigem paletó e gravata para homens; em outros, um blazer pode bastar. O bom senso manda só usar tênis e camiseta nos Mc Donald’s e Hard Rock Café’s da vida.

Crianças

Há menus infantis pela metade do preço daquele para adultos. O melhor é evitar levar crianças a restaurantes mais finos, principalmente pimpolhos que choram, gritam ou gostam de correr em volta das mesas… O casal romântico que janta à luz de velas na mesa do lado não achará nenhuma graça nisso, nem o maître, que fulminará pais e filhos com um olhar de reprovação. Se tiver que sair com crianças, leve-as a fast-foods compatíveis com o público infantil ou a estabelecimentos informais.

Saiba mais sobre gastronomia em New York

Comer em New York  • Tipos de restaurantes e cardápios
Gastronomia em New York, carnes, massas sobremesas
Restaurante em New York: usos e costumes O ritual das refeições 

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro