Dicas sobre cozinha italiana
Massas com frutos do mar
Dicas sobre cozinha italiana

Dicas sobre gastronomia e restaurantes na Itália

Há quanto tempo o restaurante existe?

 Muitos restaurantes exibem na fachada a data de sua fundação (“Casa fondata in 1948”…). Isso já é uma boa referência pois, na Itália, um restaurante tem que ser no mínimo razoável para sobreviver por muito tempo.

Portaria de hotéis costumam dar boas dicas

Nos hotéis, geralmente o pessoal da recepção sabe onde se come bem por perto, por que preço e até onde é melhor saborear as especialidades locais. Não se iniba em pedir indicações.

Quem está comendo nesse restaurante

Ninguém melhor do que o pessoal da terra para saber onde se come bem no lugar. Se o local estiver ocupado principalmente por italianos você não corre muito risco de errar. Se estiver lotado de turistas, nem entre.

Sempre examine o menu antes de entrar

Não só para ver os preços, mas também os pratos. Se você estiver na Sicília e a “especialidade regional” do cardápio for cotoletta alla milanesa, salvo honrosas exceções, desconfie: Milão fica na Lombardia, muito longe dali!

Touristic menu… arggghhh!

Esses chamados “menus turísticos” (touristic menu) escritos em várias línguas diferentes são geralmente pega trouxa. Quem come nesses lugares é turista de países sem tradição culinária ou com conceitos muito diferentes do que é comer bem para um brasileiro, para um italiano, um francês, ou para quem vive em um país onde gastronomia é coisa séria.

Sobre preços

Não ter o cuidado de observar os preços antes de pedir qualquer prato ou vinho poderá custar-lhe caro, principalmente em Veneza, Florença e em outras cidades muito turísticas… Isso vale também para os bares. Bebidas: no balão ou à mesa? Na Itália, às vezes, há uma diferença muito grande entre os preços das bebidas servidas no balcão e na mesa, onde um refrigerante pode custar mais de dez dólares.

Confirme se o restaurante está aberto

Caso pretenda ir a um restaurante específico, não saia do hotel sem telefonar antes para confirmar se está aberto. Cada um tem seu dia de chiusura settimanale (fechamento semanal), que varia segundo um calendário estabelecido pela Prefeitura. Nos estabelecimentos mais finos ou e/ou famosos, é recomendável fazer reserva.

Os diferentes tipos de estabalecimentos

Na Itália pode-se comer num restaurante, numa enoteca, numa trattoria… Saiba as diferenças entre cada tipo de estabelecimento.

Especialidades regionais

Cada região da Itália tem seu tipo de gastronomia.
Conheça os pratos  os pratos típicos mais apreciados

Dicas

Gambero Rosso – Basta você se registrar (gratuitamente) para ter acesso on-line ao guia Gambero Rosso, uma das mais renomadas seleções de restaurantes da Itália.
Ristoranti Italia  www.ristoranti-italia.com Reserva on-line de restaurantes em toda a Itália: Ristoranti Italia.

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis na Itália

Escolha e reserve seu hotel em Roma

Escolha e reserve seu hotel em Milão

Matérias especiais

A origem dos sobrenomes italianos | Quem inventou a pizza?
A sociedade na época do Império Romano | Para entender a Itália
Os italianos | Guiar na Itália: vivendo e aprendendo | Os papas
Arte erótica do Gabinetto Segreto do museu arqueologico de Nápoles

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Maquina fotografica

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

                                      Norte da Itália em imagens