A Itália econômica
Sta Margherita Ligure, Itália
A Itália econômica. Sta Margherita Ligure, Itália

A Itália econômica

A Itália econômica? Sim, é possível. Cada viagem tem se preço, mesmo que seja para o mesmo lugar, pelo menos período. O importante é saber viajar de modo inteligente.

“Esses moços, pobres moços, ah, se soubessem o que eu sei…”
(Lupicínio Rodrigues)

Mapa da Itália

A dica mais de importante: viajar na baixa temporada

Evite a alta estação. Alta estação não significa que seja a melhor estação. Na alta estação, para começar, faz muito calor na Itália, sobretudo no sul do país. Como a alta estação corresponde às férias escolares na Europa está tudo lotado, a qualidade dos serviços cai, a hospedagem sai mais cara, o avião também.

Essa é a principal economia que você pode fazer se não estiver com os bolsos cheios de dólares. Há propostas, por exemplo, de passagens aéreas com descontos inacreditáveis na baixa estação, se você comprar com bastante antecedência. Hotel também. Um mesmo hotel pode custar muito menos em certos meses do ano e se reservado com antecedência. Saiba mais sobre a melhor época para ir à Itália.

Meio de transporte

O meio de transporte mais barato na Europa é quase sempre o ônibus. Também é o mais lento. Perfeito para quem tem tempo. Os ônibus noturnos podem fazê-lo economizar o hotel em viagens mais longas. É obvio que ninguém, nem os mais jovens e dispostos, aguentam dormir sempre num ônibus. Saiba mais sobre transportes na Itália. Informe-se também sobre transportes urbanos na Itália

Hospedagem

Há boas opções para viajar com relativo conforto dentro do tópico “A Itália Econômica”. “Além dos albergues da juventude há na Itália hostels e pensões econômicas. O que é preciso é pesquisar, comparar preços. Também é inteligente saber onde fica o hotel que pretende reservar. Hoteis longe do centro implicam em maiores gastos de transportes e isso tem que ser colocado na balança. Saiba mais sobre hospedagem na Itália

Navegue, navegue, navegue…

Na Internet hoje em dia você encontra todo tipo de informação. Um dos segredos da viagem é a informação. Quanto mais informação você levantou, menos risco correrá de entrar em roubadas, ser explorado ou não aproveitar as melhores relações preço-qualidade.

As atrações

Muita gente se preocupa muito mais em visitar um museu ou uma atração turística do que a própria cidade, talvez sem perceber que o mais interessante é perambular por seus bairros, curtir seu movimento, sua arquitetura, observar o modo de ser de seu povo, sua cultura. E isso não lhe custa um tostão! Também vale a pena tomar transportes coletivos, como ônibus ou, em Veneza, por exemplo o vaporetto. Sai muito mais barato do que um city tour.

Tempo é dinheiro

A Itália econômica tem a ver com planejamento da viagem. Um cronograma bem-feito é essencial para não gastar mais que o necessário, perdendo seu tempo em lugares onde não há nada de interessante para se ver e deixando de ficar uns dias a mais nas regiões e cidades que podem ser fascinantes.

Comer

Diversos Albergues da Juventude possuem refeitórios onde se faz uma refeição simples por poucos euros. Troque o almoço ou o jantar por pizza vendida em pedaços (tem por toda parte; compra-se no balcão e come-se com as mãos). Ou então por um lanche no quarto do hotel: basta comprar pão fresquinho e um pouco daqueles “horríveis” queijos e frios italianos… Troque a Coca-Cola por água ou vinho de mesa, que às vezes é mais barato que refrigerante.

Bagagem

Não exagere no tamanho nem no peso de sua bagagem para não depender de táxis ao desembarcar. Todos aeroportos têm trens ou ônibus até o centro. Veja dicas sobre bagagem. Saiba mais sobre a bagagem que deve levar na sua viagem à Itália.

Carteiras de descontos

A  Itália econômica, transportes. Use e abuse de sua carteira internacional de estudante ou de professor. Com elas ou com a “GO 25” (para quem tem até 25 anos) você terá direito a uma série de descontos em transportes e atrações turísticas.

Cursos intercâmbios

Cursos e intercâmbios pode ser também um a boa ideia para quem desejar conhecer melhor um pais e aprender a língua. E é uma opção não muito ara, perfeita para jovens de todas as idades… Informe-se sobre cursos e intercâmbios

Veja preços de passagens aéreas e pacotes para a Itália