Washington Square

Greenwich Village

Washington Square

O Washington Square era nos tempos coloniais um pântano onde os habitantes da região iam caçar patos selvagens. Posteriormente, foi lugar de duelos e execuções.

Lozalização do Washington Square

A construção da praça em 1826

A praça que só foi construída em 1826, logo se tornou um dos pontos de encontro dos nova-iorquinos e foi enfeitada pelo Washington Arch e por uma fonte.

A estátua de Graibaldi

Posteriormente, em 1888, a praça foi ainda decorada pela estátua de Giuseppe Garibaldi, que nós, brasileiros, conhecemos melhor que os americanos. Até séries de TV foram feitas no Brasil sobre o velho guerreiro e sua companheira Anita Garibladi.
A obra do escultor Giovanni Turini, uma homenagem ao “herói dos dois mundos”, mostra o apreço que a maioria dos italianos tinha pela figura de Garibaldi. A escultura foi um presente da colônia italiana, já então bem numerosa, à cidade de Nova York.

A valorização de toda a região em torno do Washington Square

A criação da praça valorizou seus entornos, onde foram construídos palacetes de tijolinhos vermelhos, ocupados por famílias ricas. Mas isso foi há muito tempo… Em um passado recente, Washington Square foi um dos locais favoritos de traficantes, desaparecidos em razão da vigilância policial.

Washington Square atualmente

Hoje muita gente vai lá para inofensivos jogos de xadrez. Jovens universitários da New York University (NYU) lêem, estudam e namoram em seus bancos, enquanto artistas de rua tentam levantar uns trocados tocando jazz ou fazendo acrobacias.

Washington Square Outdoor Art Exhibit

De junho a setembro, a praça vira um pequeno museu a céu aberto. É quando ocorre a exposição de obras de novos talentos.

Washington Square no cinema

A praça aparece em filmes como The Heiress, de 1949, adaptação do romance Washington Square, de Henry James (pelo qual Olivia de Havilland ganhou o Oscar que, curiosamente, não recebera por “E o Vento Levou” e em Barefoot in the Park (“Descalços no Parque”), de 1967, deliciosa comédia com Robert Redford e Jane Fonda. O mais recente, I Am Legend (“Eu Sou A Lenda”), com Will Smith e a brasileira Alice Braga, mostra a praça em diversas de suas cenas. A praça tem, naturalmente cenas ali rodadas para diversos seriados norte-americanos passados em New York. Enfim, a praça é uma referência em New York e merece pelo menos uma rápida olhada. De qualque modo, o Washington Square é uma espécie de porta de entrada em Greewich Village.

Greenwich Village tem muito mais…

Saiba mais sobre outros pontos de interesse e atrações em Greenwich Village

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis em New York

Escolha e reserve seu hotel em Nova York

Matérias especiais

Os co-op-buildings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade