US Intrepid, New York
US Intrepit - foto Eric Salard CCBY
US Intrepit – foto Eric Salard CCBY 

USS Intrepid, New York

O (Intrepid Sea-Air-Space Museum) Lançado ao mar em 1943, este porta-aviões de 275m de comprimento e 93m de largura, hoje atracado em Manhattan, foi transformado em museu. O Intrepid tem uma longa folha de serviços.

Localização do US Intreprid

Segunda Guerra

Com capacidade para mais de cem aviões de combate, participou da campanha do Pacífico, contra o Japão, durante a Segunda Guerra, quando sofreu vários ataques de kamikases (aviões pilotados por suicidas e repletos de explosivos).

Vietnã

Depois serviu de base para o bombardeio aéreo das cidades do Vietnã do Norte, numa campanha de terror que causou milhares de mortes entre a população civil do país, mas não deu em nada; os americanos, que haviam encarado com ironia a derrota francesa na Indochina, também tiveram que deixar o Vietnã correndo, pendurados em seus helicópteros.

O porta-aviões vigiou submarinos soviéticos durante a Guerra Fria e posteriormente recuperou as cápsulas espaciais Mercury e Gemini.

Vídeo sobre o US Intrepid

No interior do Intrepid – Há no interior da embarcação, dividido em áreas temáticas nas quais podem ser vistas de perto cerca de 25 aeronaves militares. Entre elas estão, além de helicópteros, o famoso Blackbird, avião de espionagem capaz de voar a três vezes a velocidade do som, e um exemplar do avião supersônico de passageiros franco-britânico Concorde, aposentado por consumir demais e ser barulhento.

Um submarino nuclear  no interior do Intrepid

A visita permite conhecer a sala dos oficiais e até testar suas habilidades como piloto num simulador de vôo. No Intrepid há ainda um autêntico submarino nuclear, o USS Growler. É possível almoçar a bordo, pois no museu existe restaurante. Procure comprar o ingresso antecipadamente, pelo site, ou chegar cedo; há sempre uma multidão disposta a conhecer o navio. Site do USS Intrepid

Armas ou alimentos?

Pode ser interessante a visita ao porta-aviões, mas isso nos faz pensar. A despesa mundial com armas subiu 6% em 2007, alcançando a soma de 1,4 trilhões de dólares, segundo o Instituto Internacional de Estudos para a Paz de Estocolmo (SIPRI). 45% desse total corresponde aos gastos dos Estados Unidos. Por outro lado, a ONU estima que de 1,5 a 1,7 bilhões de pessoas não têm acesso sequer a água potável, o que provoca 30.000 mortes por dia. Cerca de 180 bilhões de dólares anuais durante 10 anos resolveriam o problema. Provavelmente metade do que se gasta em armas hoje transformaria o mundo: acabaria com a fome, o analfabetismo e a submoradia e daria atendimento médico adequado a toda a população do planeta.

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro

Matérias especiais

Os co-op-builidings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade