Localização do South Street Seaport
South Street Seaport
O velho porto funcionou até meados do século XIX, com intenso movimento de veleiros de todos os cantos da Terra; nessa época, Nova York já era uma das mais importantes cidades portuárias do mundo. No South Street Seaport ocorreram fatos históricos relevantes. Em 1814, Robert Fulton inaugurou ali sua linha de ferries a vapor entre Manhattan e o Brooklyn. Pioneiro da navegação a vapor, Fulton já havia realizado, em 1807, a primeira viagem fluvial da História em uma embarcação desse gênero, indo de Nova York a Albany. Também foi no South Street Seaport que Thomas Alva Edison inaugurou sua primeira estação de energia elétrica, em 1882. Saiba mais
A recuperação do área portuária
Feios e decadentes, os antigos armazéns do South Street Seaport estavam para ser demolidos na década de 1960 quando a mobilização de um grupo de cidadãos conseguiu que o lugar fosse preservado, restaurado e convertido em área de lazer. A recuperação custou quase 300 milhões de dólares, mas transformou as docas em um pólo comercial e turístico com restaurantes, lojas, um museu e um calçadão onde, no verão, artistas de rua realizam apresentações ao ar livre. Do calçadão, lugar perfeito para os amantes da fotografia, vêem-se a ponte do Brooklyn e o East River. O Pier 17, um edifício de vidro e aço, é uma espécie de shopping center, com restaurantes e cafés. Do topo, tem-se vista panorâmica dos arredores. Franklin D. Roosevelt Dr., perto da Fulton St. M Fulton St.
Video sobre South Street Port
South Street Seaport Museum
O museu do porto exibe telas de marinas, quase todas elas de pintores norte-americanos ou que emigraram para os Estados Unidos, como James Edward Buttersworth, Duncan McFarlane, John Rubens Smith e Antonio Nicolò Gasparo Jacobsen. Mais de 1.000 modelos em escala de navios de diferentes épocas, pôsteres, velhas fotos e cartazes comemorativos também integram o acervo. O mais interessante no museu é visitar as antigas embarcações ancoradas no porto, como o Ambrose, lançado ao mar em 1908; o Helen McAllister, construído em 1900; o Lettie G. Howard, de 1893, restaurado e utilizado em cruzeiros educacionais; o Wavertree, construído na Inglaterra em 1885; e o W.O. Deckerum, um rebocador de madeira de 1930, todo restaurado. Passeios em barcos do museu, que agradam a crianças e adultos, acontecem ocasionalmente e permitem vistas excepcionais de Nova York, impossíveis de outros lugares. Você vê a cidade do mar e de diferentes ângulos. Não esqueça a máquina fotográfica. Leve agasalho, pois o vento que vem do mar é forte.
South Street Seaport Museum
Informações práticas
Como ir
Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva
Onde se hospedar
Escolha e reserve seu hotel em Nova York
Matérias especiais
Os co-op-builidings • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York • A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade