Praias em Salvador
Praia, Salvador, Bahia
Praia, Salvador, Bahia

Praias em Salvador, as muitas opções

Salvador conta com aproximadamente 50 km de praias sombreadas pelos coqueiros.

Praias da Cidade Baixa

Banhadas pelas águas da Baia de Todos os Santos, são as preferidas pelos velejadores, iatistas e mergulhadores. O povoamento da orla, que começou com pequenas aldeias de pescadores formadas ao redor do Porto da Barra em 1549, estendeu-se até a Ribeira, onde as naus encontravam lugar propício para reparos e reabastecimento de água.

No início do século XX a área foi valorizada e tornou-se lugar de veraneio; reconhecimento tardio, pois desde o século XVIII o Arcebispo D. José Botelho de Mattos já sinalizara o potencial do lugar ao construir ali seu palácio de verão. A região de interesse folclórico e religioso se identifica com festas populares como a Procissão Marítima do Senhor dos Navegantes e a Festa da Segunda-Feira Gorda da Ribeira, que se realiza a partir do primeiro domingo depois da Lavagem do Bonfim, anunciando as folias carnavalescas.

Praia de São Tomé de Paripe

Preferida pelos moradores, é ponto de partida para a ilha de Maré. Mar calmo próprio para windsurf, esqui aquático e caiaque. Segundo uma lenda, o próprio São Tomé iniciou no povoado a cultura da mandioca. Como prova de sua passagem, deixou uma pegada onde está construído o Cruzeiro de São Tomé. A 17 km do Centro, bairro do Paripe.

Praia da Ribeira

A pequena enseada de mar tranqüilo é utilizada em competições de vela e canoagem. Dali partem expedições para mergulhos a navios naufragados na baía. À noite seus bares ficam lotados. A 13 km do Centro.

Mapa de Salvador

Praias da Cidade Alta

Muita gente se pergunta como a Cidade Alta pode ter praias… Explica-se: as praias não ficam no centro histórico, na Cidade Alta, mas em frente, lá embaixo… As praias mais procuradas por turistas ficam na orla que vai da Barra até Itapuã, ou seja, na orla da Cidade Alta, que se estende da Praia do Farol da Barra até a Praia do Flamengo. Todas elas oferecem atrativos como coqueirais, piscinas naturais e prática de esportes.

Praia do Porto da Barra

Nessa praia, entre os fortes de São Diogo e Santa Maria, Tomé de Souza pisou pela primeira no solo da nova colônia. A praia tem movimento nos fins de semana; é freqüentada por moradores e por turistas. Quem curte mergulho poderá ver o Galeão Sacramento, naufragado em 1668, bem perto do Porto da Barra. A10 km do Centro.

Praia da Barra

A estreita faixa de areia ao lado do Farol da Barra é uma das preferidas pelos moradores e turistas. Se estiver com crianças ou gosta de águas calmas, prefira o lado direito do farol, onde a meninada pode brincar à vontade nas piscinas naturais formadas pelos arrecifes. O lado esquerdo perto do Morro do Cristo tem fortes ondas; é indicado para a prática de surf. O trecho ao lado do farol é perfeito para curtir o pôr-do-sol. A 5 km do Centro.

Vídeo de turismo sobre Salvador

Praia de Ondina

Boa para banho, tem piscinas naturais formadas por arrecifes. Um trecho com ondas mais fortes é preferido por surfistas. A 7 km do Centro e 2 km do Farol da Barra.

Praia do Rio Vermelho

A área mais agradável corresponde ao trecho conhecido como “Buracão”, de onde sai a procissão de Iemanjá no dia 2 de fevereiro. Os outros trechos são poluídos. A 8 km do Centro.

Praia de Amaralina

Praia de ondas fortes e arrecifes, ótimos para mergulho quando o mar está calmo. A 9 km do Centro.

Praia da Pituba

Situada num bairro com grande oferta de hotéis, pousadas e restaurantes, é bastante movimentada. Águas poluídas. A 10 km do Centro I

Praia Jardim de Alá

Agradável paisagem de coqueiros. Sua infra-estrutura inclui duchas de água doce e espreguiçadeiras, mas o mar é agitado e poluído. A 12 km do Centro.

Praia da Boca do Rio

De mar calmo, cercada por coqueiral. Possui quadra de esportes e é freqüentada por artistas. A 16 km do Centro.

Praia de Jaguaribe

Uma das mais freqüentadas, com quadras de esportes e mar tranqüilo. A 18 km do Centro.

Praia de Piatã

Bastante movimentada, fica em meio a um lindo coqueiral. Boa para banhos e prática de esportes. Mar calmo. A 19 km do Centro.

Praia de Itapuã

O trecho junto ao Farol de Itapuã é um dos mais belos. A 23 km do Centro. Saiba mais a respeito de Itapuã

Praia Stella Maris

Uma das preferidas pelos moradores. Dunas e ondas fortes atraem surfistas e amantes de bodyboard. Ponto de encontro da moçadinha surfista, que ali leva altos papos: “É irado, cara, irado!” A 24 km do Centro.

Praia do Flamengo

Extensa e com ondas fortes, tem dunas e coqueiral. Muito procurada por surfistas e por pescadores. Ladeada por condomínios residenciais de alto padrão. A 26 km do Centro.

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes