Itapuã
Itapuã, Salvador, Bahia - Foto Mário Carjaval CC BY
Itapuã, Salvador, Bahia

Itapuã

A praia de pescadores, cantadas por Caymi

Tradicionalmente habitado por pescadores, esse conhecido bairro é cheio de lendas. Seu nome, de origem tupi, significa “pedra que canta” ou “ponta de pedra”.
A paisagem inspirou Dorival Caymmi (“Coqueiro de Itapuã, coqueiro | Areia de Itapuã, areia… | Morena de Itapuã, morena…| Saudade de Itapuã, me deixa”).

Mapa de Itapuã

Vinícius de Moraes e Itapuã

Mais tarde, a beleza de Itapuã também seduziu Vinícius de Morais, que morou em uma praça que ganhou o seu nome e, ao que parece, gostou da boa vida que levou lá: “Passar a tarde em Itapuã | Ao sol que arde em Itapuã | Ouvir o mar de Itapuã | Falar de amor em Itapuã…”).

Visita obrigatória

Conhecer essa praia famosa é essencial para quem visita Salvador. Você pode posar para uma foto junto à estátua de Vinícius sentado à uma mesa no centro da praça, junto ao Farol de Itapuã. Esse farol, próximo a uma das praias mais badaladas e freqüentadas praias de Salvador, serve de orientação para os navegantes e confere poesia e romantismo ao cenário.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A igreja é palco de uma importante manifestação popular que mistura candomblé, catolicismo e Carnaval. A “Lavagem de Itapuã” é realizada na quinta-feira posterior à Lavagem do Bonfim. O cortejo das baianas, que parte da praia de Piatã, é seguido por pescadores e populares ao som de batuques e dirige-se à praça Dorival Caymmi. Após a missa, lavam-se as escadarias da igreja com água perfumada. Essa festa marca o início do Carnaval de Salvador.

Parque Metropolitano do Abaeté

Com área de 12 km², tem dunas e vegetação nativa, com destaque para orquídeas, goiabeiras e cajueiros. Nele fica a Lagoa do Abaeté cantada por Caymmi, a famosa “lagoa escura arrodeada de areia branca” que, segundo a lenda, nasceu das lágrimas de uma índia que perdeu seu amor.
O parque conta com um Centro de Atividades, a Casa das Lavadeiras e a Casa da Música da Bahia. Ali podem ser encontrados vários quiosques de comidas típicas, bares e restaurantes.
Como ir – Alguns dos ônibus que passam na orla com destino a Itapuã ou a Lauro de Freitas podem deixá-lo na entrada do parque. Abre de terça-feira a sábado das 9h às 17h e domingo das 9h às 16h.

Gosta de praias? Veja também:

Outras praias em Salvador

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes