Posadas
Missiones, Secret. Turismo de Pousadas
Missiones, Secret. Turismo de Pousadas

Posadas: as Missões que se pode visitar nas proximidades

As Missões (misiones ou reducciones) foram criadas pelos jesuítas na área que hoje corresponde à zona fronteiriça entre o Estado brasileiro do Rio Grande do Sul e o território da Argentina, com o intuito de converter os índios guaranis ao cristianismo. Existiram mais de 60 reducciones – algumas com população entre 6 e 7 mil habitantes – às margens dos rios Paraná e Uruguai.

Mapa de Posadas

Como ir a Posadas

Avião

Há vôos diretos de Buenos Aires (1h25). O aeroporto fica a 12 km da cidade.

Veja preços de pacotes e passagens aéreas para a Argentina

Carro

De Buenos Aires pela RN 12 e logo em seguida pela RN 14, e por um pequeno trecho da RN 105; de Puerto Iguazú (300km), também pela RN 12, direção sul.

Ônibus

De Buenos Aires (Terminal Retiro), 15h; de Puerto Iguazú (fronteira com o Brasil), 5h20; de Paso de los Libres (fronteira com o Brasil), 5h25. Muitos ônibus entre Buenos Aires e Puerto Iguazú ou destinos no Brasil (Curitiba, São Paulo e Rio) param em Posadas.

Trem

Da Estação Federico Lacroze, em Buenos Aires partem dois trens por semana para Posadas.

Melhor época

Evite o verão. É super quente.

Atrações turísticas

Posadas, capital da Província de Misiones, na fronteira com o Paraguai, é uma cidade de porte médio para os padrões argentinos. Sem muito interesse turístico, é uma cidade agradável (se você evitar o verão!), de frente para o rio Paraná. Na Plaza 9 de Julio ficam a catedral e o edifício da Governación, sede de governo. Merecem uma olhada o Mercado Artesanal e o Museu del Hombre, com destaque para a sala jesuítico-guarani repleta de objetos, quadros e maquetas que nos ajudam a compreender como funcionavam as Missões.

As Missões

Os portugueses e, posteriormente, no século XVIII, também os bandeirantes, literalmente barbarizaram as missões, provocando a destruição de muitas delas e a morte ou a escravização de milhares de índios. Somente entre 1628 e 1631, mais de 60 mil índios foram capturados ou assassinados

O que restou da obra dos jesuítas em solo argentino são ruínas de algumas das missões, declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1984. Para visitá-las, o mais cômodo é hospedar-se em Posadas e alugar um carro ou contratar uma excursão, o que pode ser feito em agências locais. Pode-se, com algum trabalho e vontade de caminhar, visitar as ruínas das Missões por conta própria, de ônibus.

San Ignacio Mini

A 66 km de Posadas. Abre diariamente das 7h às 19h. Pode-se ir de ônibus, carro ou em excursão. Se você tiver pouco tempo disponível, limite sua visita a San Ignacio Miní, a mais importante e melhor preservada das Misiones. Criada em 1609, teve suas ruínas restauradas no século XX. San Ignacio foi praticamente uma cidade, que contava com casas, oficinas e uma igreja que, por sorte, foi parcialmente conservada. Em San Ignacio Miní funciona o Centro de Interpretación Jesuítico-Guarani, conhecido como El Museo Vivo, que mostra como era a vida dos índios antes da destruição promovida pelas autoridades coloniais. No local há um museu com peças que pertenceram à missão. Informe-se sobre espetáculos de som e luz.

Santa Ana

A 44 km de Posadas pela Ruta 12. Quem for de ônibus descerá a 700m da entrada das ruínas. Fundada em 1633, em território que hoje pertence ao Rio Grande do Sul, a missão de Santa Ana transferiu-se para a Argentina em razão dos constantes ataques dos caçadores de índios. Ali funcionava um centro de metalurgia.

Nuestra Señora de Loreto

A 52 km de Posadas pela Ruta 12. Quem for de ônibus descerá a 700m da entrada das ruínas. Apesar de mais antigas, despertam menos interesse, já que se encontram bastante danificadas. No local funcionou um centro de imprensa.

Santa Maria la Mayor

A 11 km de Posadas pela ruta 2 a partir de San Javier. As construções cujas ruínas subsistiram datam de 1637, mas a Missão de Santa Maria é ainda mais antiga. Fundada em 1623 em outro local, foi transferida após vários ataques de bandeirantes.

Dicas

Assista ao filme -A Missão (The Mission, 1986), com Robert De Niro e Jeremy Irons, que conta a história da epopéia missionária e da destruição das missões pelos portugueses.

Leia -Os Jesuítas na Argentina no capítulo Bagagem Cultural

Secretaria de turismo de Posadas

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.