Atrações em São Paulo

Planetário do Ibirapuera

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Planetário do Ibirapuera

O Planetário do Ibirapuera (Planetário Prof. Aristóteles Orsini), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, que ficou fechado para reforma e modernização durante um bom tempo, foi reaberto para o público em janeiro de 2016.

Instalado numa construção moderna em forma de cúpula, no meio do verde do Parque do Ibirapuera, o mais antigo planetário do Brasil, inaugurado em 1957, funciona hoje com o equipamento ultramoderno Starmaster ZMP, da famosa indústria ótica alemã Carl Zeiss.  As cadeiras são dispostas em volta dele, na forma de um círculo, de modo a proporcionar a mais ampla visão do “céu”: o teto do Planetário.

Localização do Planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo

Quando o Planetário mostra o céu da cidade, começa apresentando como podemos vê-lo nos dias de hoje, pouco nítido por causa das luzes e da poluição da metrópole. Depois, o céu é exibido todo limpo, como era antigamente. A diferença é imensa!

O equipamento de projeção possui funcionalidades que permitem mostrar o céu não só de de São Paulo, como de qualquer lugar do mundo. Os recursos do Planetário de São Paulo permitem ainda ver e identificar constelações e planetas, a Via Láctea, cometas e meteoros. Nas apresentações, também podemos ver a reprodução de fenômenos astronômicos tais como os eclipses e as chuvas de de meteoros. Um dos pontos interessantes das apresentações é o movimento de rotação de nosso planeta, que dá a impressão de que os astros se movem em torno da Terra, como se acreditou ser durante muito tempo.

Endereço: Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3
Telefone: (11) 5575-5206

Dias e horários de funcionamento: Em janeiro, fevereiro, julho e dezembro o Planetário é aberto ao público aos sábados, domingos e feriados. Nos demais meses, abre de quarta-feira a domingo. Há quatro sessões diárias, nos seguintes horários: às 10h, 12h, 15h e 17h.
Preço: Durante o ano de 2016, a entrada no Planetário é gratuita. É preciso retirar senha uma hora antes da sessão. 
Idade mínima para ingresso: 5 anos. Crianças devem levar documento para comprovar  a idade.

Informações práticas

Como ir a São Paulo

A cidade de São Paulo, capital do Estado do mesmo nome, tem ligações rodoviárias e aéreas praticamente com todo o país. O aeroporto de Guarulhos, a 25 km da capital, é a principal porta de entrada do país.

Veja passagens aéreas e pacotes para São Paulo

Hotéis em São Paulo

Dica

Você não precisa necessariamente ficar em hotel. Há apartamento e suites independentes em bairros nobres, com permissão para o uso da cozinha e outras dependências. A reserva é via Air BNB, super segura. Dê uma olhada neste imóvel no Itaim Bibi

Escolha e reserve seu hotel em São Paulo

Onde comer e beber em São Paulo

Restaurantes em São Paulo

Bares em São Paulo